Dissertação

Experiências formativas interdisciplinares com a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: propostas para romper a fragmentação do conhecimento

Esta pesquisa tem como temática as experiências formativas interdisciplinares com a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: propostas para romper a fragmentação do conhecimento. Tem como foco principal compreender como um processo reflexivo pode motivar os professores a pensar...

ver descrição completa

Autor principal: Barbosa, Maurício Cordeiro
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7058237383699064, https://orcid.org/0009-0006-4040-6138
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
.
.
.
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10430
Resumo:
Esta pesquisa tem como temática as experiências formativas interdisciplinares com a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: propostas para romper a fragmentação do conhecimento. Tem como foco principal compreender como um processo reflexivo pode motivar os professores a pensarem possibilidades de ensino interdisciplinar na escola envolvendo a Educação Física. De modo particular, objetivou-se mapear as ações e intenções interdisciplinares na escola que podem envolver a Educação Física; refletir sobre a (não) presença da interdisciplinaridade no ato de ensinar/aprender; e construir um caderno pedagógico que possibilite um processo reflexivo sobre o processo do ensino interdisciplinar envolvendo a Educação Física. Optou-se por uma investigação de natureza qualitativa a partir de uma abordagem reflexiva, apoiada na realização de um grupo focal com os professores de Educação Física e mais quatro professores de outros componentes curriculares participantes de ações interdisciplinares na escola lócus da pesquisa: uma escola estadual situada na Coordenadoria Distrital de Educação 4, da rede estadual de ensino do Amazonas. A discussão teórica problematizou a forma como o ensino se constituiu disciplinarmente e fragmentado, assim como, a busca por sua superação nas questões relacionadas ao contexto da Educação Física numa perspectiva lúdica, sociocultural e interdisciplinar. Os teóricos que subsidiam os nossos argumentos são autores, cujos trabalhos tratam das questões relacionadas à educação, à interdisciplinaridade, à pedagogia interdisciplinar e à Educação Física, dentre os quais, destacamos os estudos de: Castellani Filho (2007); Darido e Neira (2005; 2012), Fazenda (2011, 2013; 2014), Freire (1987; 2017), Girardelli Junior (2021), Japiassú (1972; 1976), Libâneo (1994), Lück (2018), Saviani (2018, 2020; 2021), Morin (2005; 2007; 2020). Os resultados evidenciam que a perspectiva interdisciplinar encontra limitações para o seu desenvolvimento no ambiente escolar, porém, ela pode acontecer por meio de ações e projetos educacionais, quando as condições organizacionais e curriculares permitem o encontro e a integração dos professores. Assim, é necessário o planejamento curricular da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por favorecer o desenvolvimento das práticas corporais relacionadas à cultura corporal do movimento em uma perspectiva interdisciplinar, relevante para o contexto do ensino e para a vida diária dos estudantes. Isso nos permite ressaltar a importância da interdisciplinaridade, as limitações nos atos de ensinar e aprender e sobre a atuação do professor de Educação Física. Também, nos provoca reflexões acerca da escola, da Educação Física e da formação do ser humano em sociedade. O produto educacional associado à dissertação constitui-se de um caderno pedagógico, cuja proposta é motivar os professores de Educação Física a refletirem sobre os processos de ensino e aprendizagem na perspectiva interdisciplinar, considerando questões que envolvem propostas para romper com a fragmentação do conhecimento. Concluímos que ainda parecemos estar longe da concretização dos processos interdisciplinares na escola, mas, é o processo da busca que nos permite vislumbrar o paradigma emergente da complexidade da vida, que nos anima a seguir em frente.