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Dissertação
Experiências formativas interdisciplinares com a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: propostas para romper a fragmentação do conhecimento
Esta pesquisa tem como temática as experiências formativas interdisciplinares com a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: propostas para romper a fragmentação do conhecimento. Tem como foco principal compreender como um processo reflexivo pode motivar os professores a pensar...
Autor principal: | Barbosa, Maurício Cordeiro |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7058237383699064, https://orcid.org/0009-0006-4040-6138 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10430 |
Resumo: |
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Esta pesquisa tem como temática as experiências formativas interdisciplinares com a
Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: propostas para romper a
fragmentação do conhecimento. Tem como foco principal compreender como um
processo reflexivo pode motivar os professores a pensarem possibilidades de ensino
interdisciplinar na escola envolvendo a Educação Física. De modo particular,
objetivou-se mapear as ações e intenções interdisciplinares na escola que podem
envolver a Educação Física; refletir sobre a (não) presença da interdisciplinaridade no
ato de ensinar/aprender; e construir um caderno pedagógico que possibilite um
processo reflexivo sobre o processo do ensino interdisciplinar envolvendo a Educação
Física. Optou-se por uma investigação de natureza qualitativa a partir de uma
abordagem reflexiva, apoiada na realização de um grupo focal com os professores de
Educação Física e mais quatro professores de outros componentes curriculares
participantes de ações interdisciplinares na escola lócus da pesquisa: uma escola
estadual situada na Coordenadoria Distrital de Educação 4, da rede estadual de
ensino do Amazonas. A discussão teórica problematizou a forma como o ensino se
constituiu disciplinarmente e fragmentado, assim como, a busca por sua superação
nas questões relacionadas ao contexto da Educação Física numa perspectiva lúdica,
sociocultural e interdisciplinar. Os teóricos que subsidiam os nossos argumentos são
autores, cujos trabalhos tratam das questões relacionadas à educação, à
interdisciplinaridade, à pedagogia interdisciplinar e à Educação Física, dentre os
quais, destacamos os estudos de: Castellani Filho (2007); Darido e Neira (2005;
2012), Fazenda (2011, 2013; 2014), Freire (1987; 2017), Girardelli Junior (2021),
Japiassú (1972; 1976), Libâneo (1994), Lück (2018), Saviani (2018, 2020; 2021),
Morin (2005; 2007; 2020). Os resultados evidenciam que a perspectiva interdisciplinar
encontra limitações para o seu desenvolvimento no ambiente escolar, porém, ela pode
acontecer por meio de ações e projetos educacionais, quando as condições
organizacionais e curriculares permitem o encontro e a integração dos professores.
Assim, é necessário o planejamento curricular da Educação Física nos anos iniciais
do Ensino Fundamental, por favorecer o desenvolvimento das práticas corporais
relacionadas à cultura corporal do movimento em uma perspectiva interdisciplinar,
relevante para o contexto do ensino e para a vida diária dos estudantes. Isso nos
permite ressaltar a importância da interdisciplinaridade, as limitações nos atos de
ensinar e aprender e sobre a atuação do professor de Educação Física. Também, nos
provoca reflexões acerca da escola, da Educação Física e da formação do ser humano
em sociedade. O produto educacional associado à dissertação constitui-se de um
caderno pedagógico, cuja proposta é motivar os professores de Educação Física a
refletirem sobre os processos de ensino e aprendizagem na perspectiva
interdisciplinar, considerando questões que envolvem propostas para romper com a
fragmentação do conhecimento. Concluímos que ainda parecemos estar longe da
concretização dos processos interdisciplinares na escola, mas, é o processo da busca
que nos permite vislumbrar o paradigma emergente da complexidade da vida, que nos
anima a seguir em frente. |