/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Um estudo sobre as atitudes linguísticas e suas implicações na convivência escolar e na aprendizagem da língua portuguesa
Este trabajo de monografía es el resultado de un proyecto de investigación cuyo objetivo general fue investigar las actitudes lingüísticas de los estudiantes ticuna en una Escuela indígena en Benjamin Constant-AM. Los objetivos específicos fueron verificar las actitudes lingüísticas de los estudiant...
Autor principal: | Gampperys, Kennes Eduardo Gommes |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8669 |
id |
oai:localhost:prefix-8669 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-86692025-03-10T21:28:03Z Um estudo sobre as atitudes linguísticas e suas implicações na convivência escolar e na aprendizagem da língua portuguesa Gampperys, Kennes Eduardo Gommes Cavalcante, Marcilene da Silva Nascimento http://lattes.cnpq.br/1963633142751249 Silva, Cristiane Alves da Barros, Aldarleny Sá de marciletras@.edu.com.br Sociolinguística Atitudes linguísticas Estudantes indígenas Ticuna Preconceito linguístico Identidade cultural LINGUISTICA, LETRAS E ARTES . . Este trabajo de monografía es el resultado de un proyecto de investigación cuyo objetivo general fue investigar las actitudes lingüísticas de los estudiantes ticuna en una Escuela indígena en Benjamin Constant-AM. Los objetivos específicos fueron verificar las actitudes lingüísticas de los estudiantes ticuna que se manifiestan en la vida cotidiana del aula, analizar las implicaciones de estas actitudes lingüísticas en la convivencia dentro del espacio escolar e identificar las implicaciones de estas actitudes lingüísticas en el aprendizaje del idioma portugués. El estudio se desarrolló a partir de un enfoque cualitativo, utilizando métodos de investigación bibliográfica, investigación de campo y recolección de datos a través de observaciones controladas en formularios específicos. Como base teórica se utilizaron autores como Tarallo (1997), Calvet (2002), Possenti (1996), Bagno (1999;2002;2015), Faraco (2006), Cavalcanti (2001), Fiorin (2005), entre otros. La investigación de campo se realizó en el contexto de una Escuela Municipal indígena en el municipio de Benjamin Constant, donde hay estudiantes de origen indígena que estudian la lengua portuguesa, e involucró la participación de 8 estudiantes como sujetos de la investigación. Los resultados obtenidos indican que, dentro del contexto escolar observado, existen diversas manifestaciones de actitudes lingüísticas, como el prejuicio lingüístico, la inseguridad lingüística y la hipercorrección. Estas actitudes tienen diferentes implicaciones tanto en la convivencia de los estudiantes como en su propio aprendizaje, ya que interfieren directamente en el comportamiento social y cognitivo de estos alumnos. Este trabalho de monografia é o resultado de um projeto de pesquisa que teve como objetivo geral investigar as atitudes linguísticas dos estudantes ticuna numa Escola indígena em Benjamin Constant-AM. Os objetivos específicos foram verificar as atitudes linguísticas dos estudantes ticuna que se manifestam no cotidiano da sala de aula, analisar as implicações dessas atitudes linguísticas na convivência dentro do espaço escolar e identificar as implicações dessas atitudes linguísticas na aprendizagem da língua portuguesa. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando métodos de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e coleta de dados a partir de observações controladas em formulários específicos. A título de embasamento teórico utilizou-se nomes como Tarallo (1997), Calvet (2002), Possenti (1996), Bagno, (1999;2002;2015), Faraco (2006), Cavalcanti (2001), Fiorin (2005), dentre outros. A pesquisa de campo foi realizada no contexto de uma Escola Municipal indígena no município de Benjamin Constant onde há alunos de origem indígena estudando Língua Portuguesa e envolveu a participação de 8 estudantes como sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos indicam que dentro do contexto escolar observado há várias manifestações de atitudes linguísticas, como preconceito linguístico, insegurança linguística, hipercorreção. Essas atitudes têm diferentes implicações tanto na convivência dos estudantes quanto na própria aprendizagem, pois interferem diretamente no comportamento social e cognitivo destes alunos. 1 Não 2025-02-16T02:49:32Z 2025-02-16T02:49:32Z 2024-11-29 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8669 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) Benjamin Constant (AM) Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Sociolinguística Atitudes linguísticas Estudantes indígenas Ticuna Preconceito linguístico Identidade cultural LINGUISTICA, LETRAS E ARTES . . |
spellingShingle |
Sociolinguística Atitudes linguísticas Estudantes indígenas Ticuna Preconceito linguístico Identidade cultural LINGUISTICA, LETRAS E ARTES . . Gampperys, Kennes Eduardo Gommes Um estudo sobre as atitudes linguísticas e suas implicações na convivência escolar e na aprendizagem da língua portuguesa |
topic_facet |
Sociolinguística Atitudes linguísticas Estudantes indígenas Ticuna Preconceito linguístico Identidade cultural LINGUISTICA, LETRAS E ARTES . . |
description |
Este trabajo de monografía es el resultado de un proyecto de investigación cuyo objetivo general fue investigar las actitudes lingüísticas de los estudiantes ticuna en una Escuela indígena en Benjamin Constant-AM. Los objetivos específicos fueron verificar las actitudes lingüísticas de los estudiantes ticuna que se manifiestan en la vida cotidiana del aula, analizar las implicaciones de estas actitudes lingüísticas en la convivencia dentro del espacio escolar e identificar las implicaciones de estas actitudes lingüísticas en el aprendizaje del idioma portugués. El estudio se desarrolló a partir de un enfoque cualitativo, utilizando métodos de investigación bibliográfica, investigación de campo y recolección de datos a través de observaciones controladas en formularios específicos. Como base teórica se utilizaron autores como Tarallo (1997), Calvet (2002), Possenti (1996), Bagno (1999;2002;2015), Faraco (2006), Cavalcanti (2001), Fiorin (2005), entre otros. La investigación de campo se realizó en el contexto de una Escuela Municipal indígena en el municipio de Benjamin Constant, donde hay estudiantes de origen indígena que estudian la lengua portuguesa, e involucró la participación de 8 estudiantes como sujetos de la investigación. Los resultados obtenidos indican que, dentro del contexto escolar observado, existen diversas manifestaciones de actitudes lingüísticas, como el prejuicio lingüístico, la inseguridad lingüística y la hipercorrección. Estas actitudes tienen diferentes implicaciones tanto en la convivencia de los estudiantes como en su propio aprendizaje, ya que interfieren directamente en el comportamiento social y cognitivo de estos alumnos. |
author_additional |
Cavalcante, Marcilene da Silva Nascimento |
author_additionalStr |
Cavalcante, Marcilene da Silva Nascimento |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Gampperys, Kennes Eduardo Gommes |
title |
Um estudo sobre as atitudes linguísticas e suas implicações na convivência escolar e na aprendizagem da língua portuguesa |
title_short |
Um estudo sobre as atitudes linguísticas e suas implicações na convivência escolar e na aprendizagem da língua portuguesa |
title_full |
Um estudo sobre as atitudes linguísticas e suas implicações na convivência escolar e na aprendizagem da língua portuguesa |
title_fullStr |
Um estudo sobre as atitudes linguísticas e suas implicações na convivência escolar e na aprendizagem da língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre as atitudes linguísticas e suas implicações na convivência escolar e na aprendizagem da língua portuguesa |
title_sort |
um estudo sobre as atitudes linguísticas e suas implicações na convivência escolar e na aprendizagem da língua portuguesa |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8669 |
_version_ |
1831970220981354497 |
score |
11.753735 |