/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP
The political-pedagogical project (PPP) is a document that defines the guidelines, goals and methods for the educational institution to achieve the goals it proposes. The PPP aims to improve the teaching capacity of the school as an entity inserted in a democratic society and political interactions....
Autor principal: | QUARESMA, Eliete Barbosa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Instituto Federal do Amapá
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/454 |
id |
oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-454 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-4542021-10-05T19:37:53Z A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP QUARESMA, Eliete Barbosa BRITO , José Cesar Farias http://lattes.cnpq.br/3737864225426162 RODRIGUES, Efigênia das Neves Barbosa http://lattes.cnpq.br/9534801323858553 Formação pedagógica Projeto político pedagógico Autonomia escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The political-pedagogical project (PPP) is a document that defines the guidelines, goals and methods for the educational institution to achieve the goals it proposes. The PPP aims to improve the teaching capacity of the school as an entity inserted in a democratic society and political interactions. This document is responsible for guiding the way the school plans its strategic actions and establishes goals for the development of the teaching and learning process, which encourages the development of pedagogical actions and strategies. The research methodology was based on the documental analysis of the PPP of the Municipal Elementary School II Anete Farias da Silva, located in the municipality of Oiapoque-AP and is configured as a qualitative investigation. The main objective of this article is to analyze the importance of the PPP for the entire school body, as a guide for actions to be developed at school. O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento que define as diretrizes, metas e métodos para que a instituição de ensino consiga alcance os objetivos a que se propõe. O PPP visa melhorar a capacidade de ensino da escola como uma entidade inserida em uma sociedade democrática e de interações políticas. Esse documento é o responsável por nortear a maneira como a escola planeja suas ações estratégicas e estabelece metas para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, que fomenta o desenvolvimento de ações e estratégias pedagógicas. A metodologia da pesquisa se baseou na análise documental do PPP da Escola Municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva, localizada no município de Oiapoque-AP e configura-se como investigação qualitativa. O principal objetivo desse artigo é analisar a importância do PPP para todo o corpo escolar, como um guia para as ações a serem desenvolvidas na escola. Instituto Federal do Amapá 2021-10-05T19:37:53Z 2021-10-05 2021-10-05T19:37:53Z 2021-06-21 Trabalho de Conclusão de Curso QUARESMA, Eliete Barbosa. A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2021. http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/454 por Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD IFAP |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amapá |
collection |
RI-IFAP |
language |
por |
topic |
Formação pedagógica Projeto político pedagógico Autonomia escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Formação pedagógica Projeto político pedagógico Autonomia escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO QUARESMA, Eliete Barbosa A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP |
topic_facet |
Formação pedagógica Projeto político pedagógico Autonomia escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The political-pedagogical project (PPP) is a document that defines the guidelines, goals and methods for the educational institution to achieve the goals it proposes. The PPP aims to improve the teaching capacity of the school as an entity inserted in a democratic society and political interactions. This document is responsible for guiding the way the school plans its strategic actions and establishes goals for the development of the teaching and learning process, which encourages the development of pedagogical actions and strategies. The research methodology was based on the documental analysis of the PPP of the Municipal Elementary School II Anete Farias da Silva, located in the municipality of Oiapoque-AP and is configured as a qualitative investigation. The main objective of this article is to analyze the importance of the PPP for the entire school body, as a guide for actions to be developed at school. |
author_additional |
BRITO , José Cesar Farias |
author_additionalStr |
BRITO , José Cesar Farias |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
QUARESMA, Eliete Barbosa |
title |
A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP |
title_short |
A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP |
title_full |
A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP |
title_fullStr |
A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP |
title_full_unstemmed |
A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP |
title_sort |
importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (ppp): análise do ppp da escola municipal de ensino fundamental ii anete farias da silva no município de oiapoque-ap |
publisher |
Instituto Federal do Amapá |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/454 |
_version_ |
1781329229913260032 |
score |
11.755432 |