Trabalho de Conclusão de Curso

A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP

The political-pedagogical project (PPP) is a document that defines the guidelines, goals and methods for the educational institution to achieve the goals it proposes. The PPP aims to improve the teaching capacity of the school as an entity inserted in a democratic society and political interactions....

ver descrição completa

Autor principal: QUARESMA, Eliete Barbosa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal do Amapá 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/454
id oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-454
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-4542021-10-05T19:37:53Z A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP QUARESMA, Eliete Barbosa BRITO , José Cesar Farias http://lattes.cnpq.br/3737864225426162 RODRIGUES, Efigênia das Neves Barbosa http://lattes.cnpq.br/9534801323858553 Formação pedagógica Projeto político pedagógico Autonomia escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The political-pedagogical project (PPP) is a document that defines the guidelines, goals and methods for the educational institution to achieve the goals it proposes. The PPP aims to improve the teaching capacity of the school as an entity inserted in a democratic society and political interactions. This document is responsible for guiding the way the school plans its strategic actions and establishes goals for the development of the teaching and learning process, which encourages the development of pedagogical actions and strategies. The research methodology was based on the documental analysis of the PPP of the Municipal Elementary School II Anete Farias da Silva, located in the municipality of Oiapoque-AP and is configured as a qualitative investigation. The main objective of this article is to analyze the importance of the PPP for the entire school body, as a guide for actions to be developed at school. O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento que define as diretrizes, metas e métodos para que a instituição de ensino consiga alcance os objetivos a que se propõe. O PPP visa melhorar a capacidade de ensino da escola como uma entidade inserida em uma sociedade democrática e de interações políticas. Esse documento é o responsável por nortear a maneira como a escola planeja suas ações estratégicas e estabelece metas para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, que fomenta o desenvolvimento de ações e estratégias pedagógicas. A metodologia da pesquisa se baseou na análise documental do PPP da Escola Municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva, localizada no município de Oiapoque-AP e configura-se como investigação qualitativa. O principal objetivo desse artigo é analisar a importância do PPP para todo o corpo escolar, como um guia para as ações a serem desenvolvidas na escola. Instituto Federal do Amapá 2021-10-05T19:37:53Z 2021-10-05 2021-10-05T19:37:53Z 2021-06-21 Trabalho de Conclusão de Curso QUARESMA, Eliete Barbosa. A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2021. http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/454 por Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD IFAP
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amapá
collection RI-IFAP
language por
topic Formação pedagógica
Projeto político pedagógico
Autonomia escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Formação pedagógica
Projeto político pedagógico
Autonomia escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
QUARESMA, Eliete Barbosa
A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP
topic_facet Formação pedagógica
Projeto político pedagógico
Autonomia escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The political-pedagogical project (PPP) is a document that defines the guidelines, goals and methods for the educational institution to achieve the goals it proposes. The PPP aims to improve the teaching capacity of the school as an entity inserted in a democratic society and political interactions. This document is responsible for guiding the way the school plans its strategic actions and establishes goals for the development of the teaching and learning process, which encourages the development of pedagogical actions and strategies. The research methodology was based on the documental analysis of the PPP of the Municipal Elementary School II Anete Farias da Silva, located in the municipality of Oiapoque-AP and is configured as a qualitative investigation. The main objective of this article is to analyze the importance of the PPP for the entire school body, as a guide for actions to be developed at school.
author_additional BRITO , José Cesar Farias
author_additionalStr BRITO , José Cesar Farias
format Trabalho de Conclusão de Curso
author QUARESMA, Eliete Barbosa
title A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP
title_short A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP
title_full A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP
title_fullStr A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP
title_full_unstemmed A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP
title_sort importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (ppp): análise do ppp da escola municipal de ensino fundamental ii anete farias da silva no município de oiapoque-ap
publisher Instituto Federal do Amapá
publishDate 2021
url http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/454
_version_ 1781329229913260032
score 11.755432