Monografia

Tecnologias móveis como suporte para ensino-aprendizagem de língua inglesa.

The study investigates the use of mobile technologies in teaching-learning English as an additional language (LILA) in a case study. Deductive research work, about the importance of the insertion of technology, as a means of teaching-learning aid. Considering that technology can contribute to the...

ver descrição completa

Autor principal: Costa, Natanael Laurindo da
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4108
id ir-11612-4108
recordtype dspace
spelling ir-11612-41082022-08-11T06:01:44Z Tecnologias móveis como suporte para ensino-aprendizagem de língua inglesa. Costa, Natanael Laurindo da Vieira, Milliane Moreira Cardoso Tecnologias móveis. Ensino-aprendizagem. Língua inglesa. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA The study investigates the use of mobile technologies in teaching-learning English as an additional language (LILA) in a case study. Deductive research work, about the importance of the insertion of technology, as a means of teaching-learning aid. Considering that technology can contribute to the quality of teaching (BEZERRA, 2014; SODRÉ, 2016; FINARDI and VIEIRA, 2017). The research is a qualitative approach, having as subject, elementary school students, a school participant in the Pedagogical Residence Program (PRP). There were of resources from open questionnaires, observation of pedagogical practices in the classroom, and practices of insertion of technology in LILA classes. The results contribute to a reflection on the use of mobile digital technologies in LILA classes. O estudo investiga o uso das tecnologias móveis, no ensino-aprendizagem de língua inglesa como língua adicional (LILA) em um estudo de caso. Trabalho de pesquisa dedutiva, sobre a importância da inserção da tecnologia, como meio de auxílio ao ensino-aprendizagem. Tendo vista que a tecnologia possa contribuir para qualidade do ensino (BEZERRA, 2014; SODRÉ, 2016; FINARDI, 2017; VIEIRA, 2017). A pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo como sujeito, alunos do ensino fundamental, de escola participante do Programa Residência Pedagógica (RP). Utiliza-se de recursos de questionários abertos, da observação de práticas pedagógicas em sala, e práticas de inserção de tecnologia nas aulas de LILA. Os resultados contribuem para uma reflexão do uso das tecnologias digitais móveis nas aulas de LILA. 2022-08-10T20:25:11Z 2022-08-10T20:25:11Z 2022-08-10 Monografia COSTA,Natanael Laurindo da. Tecnologias móveis como suporte para ensino-aprendizagem de língua inglesa. 38 f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019. http://hdl.handle.net/11612/4108 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Tecnologias móveis.
Ensino-aprendizagem.
Língua inglesa.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Tecnologias móveis.
Ensino-aprendizagem.
Língua inglesa.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Costa, Natanael Laurindo da
Tecnologias móveis como suporte para ensino-aprendizagem de língua inglesa.
topic_facet Tecnologias móveis.
Ensino-aprendizagem.
Língua inglesa.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description The study investigates the use of mobile technologies in teaching-learning English as an additional language (LILA) in a case study. Deductive research work, about the importance of the insertion of technology, as a means of teaching-learning aid. Considering that technology can contribute to the quality of teaching (BEZERRA, 2014; SODRÉ, 2016; FINARDI and VIEIRA, 2017). The research is a qualitative approach, having as subject, elementary school students, a school participant in the Pedagogical Residence Program (PRP). There were of resources from open questionnaires, observation of pedagogical practices in the classroom, and practices of insertion of technology in LILA classes. The results contribute to a reflection on the use of mobile digital technologies in LILA classes.
author_additional Vieira, Milliane Moreira Cardoso
author_additionalStr Vieira, Milliane Moreira Cardoso
format Monografia
author Costa, Natanael Laurindo da
title Tecnologias móveis como suporte para ensino-aprendizagem de língua inglesa.
title_short Tecnologias móveis como suporte para ensino-aprendizagem de língua inglesa.
title_full Tecnologias móveis como suporte para ensino-aprendizagem de língua inglesa.
title_fullStr Tecnologias móveis como suporte para ensino-aprendizagem de língua inglesa.
title_full_unstemmed Tecnologias móveis como suporte para ensino-aprendizagem de língua inglesa.
title_sort tecnologias móveis como suporte para ensino-aprendizagem de língua inglesa.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/4108
_version_ 1787134193290969088
score 11.653393