/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA
ABSTRACT: The present work seeks to investigate how the teaching of Afro-Brazilian Culture has been taking place in physical education classes in the final years of elementary school in public schools in the city of Porto Franco- MA. This research is validated in the IDA (Institutional Discourse...
Autor principal: | Barbosa, Milena Cristian do Nascimento |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/4474 |
id |
ir-11612-4474 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-44742023-02-10T14:27:41Z A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA Barbosa, Milena Cristian do Nascimento Farias, Mayrhon José Abrantes Cultura Afro-Brasileira Educação Física Docência Prática pedagógica Afro-Brazilian Culture Physical Education Teaching Pedagogical practice CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA ABSTRACT: The present work seeks to investigate how the teaching of Afro-Brazilian Culture has been taking place in physical education classes in the final years of elementary school in public schools in the city of Porto Franco- MA. This research is validated in the IDA (Institutional Discourse Analysis) method in its broad possibilities, not only restricted to a form of data collection and analysis, but also as a way of thinking. Thus, through analysis of interviews conducted with four teachers representing the four schools relevant to the research, it was possible to perceive that there is a scarcity and difficulty in working with this theme, especially regarding the practice of activities. Furthermore, it was possible to notice that there is a deficit in the direction of activities focused on this theme on a municipal scale, even if the teaching of Afro-Brazilian Culture is mandatory from Law 10.639. RESUMO: O presente trabalho busca investigar a forma como o ensino da Cultura Afro-Brasileira vem ocorrendo nas aulas de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental em escolas da rede pública da cidade de Porto Franco- MA. Essa pesquisa valida-se no método AID (Análise Institucional do Discurso) em suas amplas possibilidades, não se restringindo somente à uma forma de coleta e análise de dados, mas, também como uma forma de pensar. Assim, através de análises de entrevistas realizadas com quatro professores representantes das quatro escolas pertinentes à pesquisa, foi possível perceber que há uma escassez e dificuldade em trabalhar com essa temática, sobretudo no referente à prática das atividades. Ainda, foi possível perceber que há um déficit no direcionamento das atividades voltadas para essa temática em escala municipal, mesmo que seja obrigatório o ensino da Cultura Afro-Brasileira a partir da Lei 10.639. 2022-12-21T11:32:40Z 2022-12-21T11:32:40Z 2022-11-25 Monografia Milena Cristian do Nascimento Barbosa. A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA. 2022. 28 f.Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis, 2022. http://hdl.handle.net/11612/4474 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::EDUCAÇÃO FÍSICA Tocantinópolis Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Cultura Afro-Brasileira Educação Física Docência Prática pedagógica Afro-Brazilian Culture Physical Education Teaching Pedagogical practice CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
spellingShingle |
Cultura Afro-Brasileira Educação Física Docência Prática pedagógica Afro-Brazilian Culture Physical Education Teaching Pedagogical practice CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Barbosa, Milena Cristian do Nascimento A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA |
topic_facet |
Cultura Afro-Brasileira Educação Física Docência Prática pedagógica Afro-Brazilian Culture Physical Education Teaching Pedagogical practice CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
ABSTRACT: The present work seeks to investigate how the teaching of Afro-Brazilian
Culture has been taking place in physical education classes in the final years of elementary
school in public schools in the city of Porto Franco- MA. This research is validated in the
IDA (Institutional Discourse Analysis) method in its broad possibilities, not only restricted to
a form of data collection and analysis, but also as a way of thinking. Thus, through analysis of
interviews conducted with four teachers representing the four schools relevant to the research,
it was possible to perceive that there is a scarcity and difficulty in working with this theme,
especially regarding the practice of activities. Furthermore, it was possible to notice that there
is a deficit in the direction of activities focused on this theme on a municipal scale, even if the
teaching of Afro-Brazilian Culture is mandatory from Law 10.639. |
author_additional |
Farias, Mayrhon José Abrantes |
author_additionalStr |
Farias, Mayrhon José Abrantes |
format |
Monografia |
author |
Barbosa, Milena Cristian do Nascimento |
title |
A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA |
title_short |
A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA |
title_full |
A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA |
title_fullStr |
A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA |
title_full_unstemmed |
A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA |
title_sort |
cultura afro-brasileira e a educação física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do município de porto franco - ma |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2022 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4474 |
_version_ |
1787134594951151616 |
score |
11.674752 |