Monografia

A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA

ABSTRACT: The present work seeks to investigate how the teaching of Afro-Brazilian Culture has been taking place in physical education classes in the final years of elementary school in public schools in the city of Porto Franco- MA. This research is validated in the IDA (Institutional Discourse...

ver descrição completa

Autor principal: Barbosa, Milena Cristian do Nascimento
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4474
id ir-11612-4474
recordtype dspace
spelling ir-11612-44742023-02-10T14:27:41Z A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA Barbosa, Milena Cristian do Nascimento Farias, Mayrhon José Abrantes Cultura Afro-Brasileira Educação Física Docência Prática pedagógica Afro-Brazilian Culture Physical Education Teaching Pedagogical practice CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA ABSTRACT: The present work seeks to investigate how the teaching of Afro-Brazilian Culture has been taking place in physical education classes in the final years of elementary school in public schools in the city of Porto Franco- MA. This research is validated in the IDA (Institutional Discourse Analysis) method in its broad possibilities, not only restricted to a form of data collection and analysis, but also as a way of thinking. Thus, through analysis of interviews conducted with four teachers representing the four schools relevant to the research, it was possible to perceive that there is a scarcity and difficulty in working with this theme, especially regarding the practice of activities. Furthermore, it was possible to notice that there is a deficit in the direction of activities focused on this theme on a municipal scale, even if the teaching of Afro-Brazilian Culture is mandatory from Law 10.639. RESUMO: O presente trabalho busca investigar a forma como o ensino da Cultura Afro-Brasileira vem ocorrendo nas aulas de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental em escolas da rede pública da cidade de Porto Franco- MA. Essa pesquisa valida-se no método AID (Análise Institucional do Discurso) em suas amplas possibilidades, não se restringindo somente à uma forma de coleta e análise de dados, mas, também como uma forma de pensar. Assim, através de análises de entrevistas realizadas com quatro professores representantes das quatro escolas pertinentes à pesquisa, foi possível perceber que há uma escassez e dificuldade em trabalhar com essa temática, sobretudo no referente à prática das atividades. Ainda, foi possível perceber que há um déficit no direcionamento das atividades voltadas para essa temática em escala municipal, mesmo que seja obrigatório o ensino da Cultura Afro-Brasileira a partir da Lei 10.639. 2022-12-21T11:32:40Z 2022-12-21T11:32:40Z 2022-11-25 Monografia Milena Cristian do Nascimento Barbosa. A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA. 2022. 28 f.Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis, 2022. http://hdl.handle.net/11612/4474 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::EDUCAÇÃO FÍSICA Tocantinópolis Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Cultura Afro-Brasileira
Educação Física
Docência
Prática pedagógica
Afro-Brazilian Culture
Physical Education
Teaching
Pedagogical practice
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
spellingShingle Cultura Afro-Brasileira
Educação Física
Docência
Prática pedagógica
Afro-Brazilian Culture
Physical Education
Teaching
Pedagogical practice
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Barbosa, Milena Cristian do Nascimento
A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA
topic_facet Cultura Afro-Brasileira
Educação Física
Docência
Prática pedagógica
Afro-Brazilian Culture
Physical Education
Teaching
Pedagogical practice
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description ABSTRACT: The present work seeks to investigate how the teaching of Afro-Brazilian Culture has been taking place in physical education classes in the final years of elementary school in public schools in the city of Porto Franco- MA. This research is validated in the IDA (Institutional Discourse Analysis) method in its broad possibilities, not only restricted to a form of data collection and analysis, but also as a way of thinking. Thus, through analysis of interviews conducted with four teachers representing the four schools relevant to the research, it was possible to perceive that there is a scarcity and difficulty in working with this theme, especially regarding the practice of activities. Furthermore, it was possible to notice that there is a deficit in the direction of activities focused on this theme on a municipal scale, even if the teaching of Afro-Brazilian Culture is mandatory from Law 10.639.
author_additional Farias, Mayrhon José Abrantes
author_additionalStr Farias, Mayrhon José Abrantes
format Monografia
author Barbosa, Milena Cristian do Nascimento
title A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA
title_short A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA
title_full A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA
title_fullStr A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA
title_full_unstemmed A cultura Afro-brasileira e a Educação Física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do Município de Porto Franco - MA
title_sort cultura afro-brasileira e a educação física escolar: a percepção da prática concreta partir do discurso de professores do ensino fundamental do município de porto franco - ma
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/4474
_version_ 1787134594951151616
score 11.674752