/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
O ensino de Geografia para a formação de um professor: experiências dos estágios obrigatórios realizados no Colégio Estadual Guilherme Dourado em Araguaína – TO (2018-2019)
The research developed as a course conclusion paper deals with the experience of mandatory internships as a training element for a student-intern and its main objective is to analyze the experience of the intern in the school environment and describe the influence of this experience in his traini...
Autor principal: | ARAUJO, Mayke Eduardo de |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/4764 |
id |
ir-11612-4764 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-47642023-02-10T06:01:36Z O ensino de Geografia para a formação de um professor: experiências dos estágios obrigatórios realizados no Colégio Estadual Guilherme Dourado em Araguaína – TO (2018-2019) ARAUJO, Mayke Eduardo de LOPES, Alberto Pereira Geografia Formação de Professor Ensino Estágio Geography Teacher training Teaching Internship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA The research developed as a course conclusion paper deals with the experience of mandatory internships as a training element for a student-intern and its main objective is to analyze the experience of the intern in the school environment and describe the influence of this experience in his training process as a future teacher of geography. To start, readings were made referring to the history of geography in Brazil, pointing out: the object of study of this science, its arrival in Brazilian territory, its subsistence during the period of the Brazilian military regime and its institutionalization as a school and higher education subject. Then, in order to qualify the research, information was collected about the legislation that legitimizes and establishes criteria for carrying out the internship as an educational tool for professional training in the workplace. Finally, expressive information was collected to carry out the practical experience of the internship, information present in the internship reports of the author of the work. The result of the work was positive, as through research it was possible to elucidate the clear importance of building the affective bond established between the intern and the granting unit and the positive impact of the experience, under his perception as a future professional in the area of education. The treatment category is a case study, as it has advantages and disadvantages that can occur during the internship experience A pesquisa elaborada como trabalho de conclusão de curso trata da experiência dos estágios obrigatórios como elemento formador de um estudante-estagiário e tem como objetivo principal analisar a experiência do estagiário no ambiente escolar e descrever a influência dessa experiência em seu processo de formação como futuro professor de geografia. Para dar início ao trabalho foram realizadas leituras referentes a história da geografia no Brasil, pontuando: o objeto de estudo dessa ciência, a sua chegada ao território brasileiro, a sua (sobre)vivência no período do regime militar brasileiro e sua institucionalização como disciplina escolar e curso superior. Em seguida para qualificar a pesquisa foi realizado o levantamento de informações a respeito da legislação que legitima e estabelece critérios para a realização do estágio como ferramenta educativa de formação profissional no ambiente de trabalho. E por fim foi realizada a coleta de informações expressivas para a realização da experiência prática do estágio, informações essas presentes nos relatórios de estágio do autor do trabalho. O resultado do trabalho foi positivo, pois através da pesquisa foi possível elucidar a nítida importância da construção do vínculo afetivo estabelecido entre o estagiário e a unidade concedente e o impacto positivo da experiência, sob sua percepção como um futuro profissional da área da educação. A categoria de tratamento é estudo de caso, pois apresenta vantagens e desvantagens que podem ocorrer durante a realização da experiência de estágio 2023-02-09T16:53:39Z 2023-02-09T16:53:39Z 2023-02-09 Monografia ARAUJO, Mayke Eduardo de. O ensino de Geografia para a formação de um professor: experiências dos estágios obrigatórios realizados no Colégio Estadual Guilherme Dourado em Araguaína – TO (2018-2019). 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Geografia ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021 http://hdl.handle.net/11612/4764 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::GEOGRAFIA Araguaína Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Geografia Formação de Professor Ensino Estágio Geography Teacher training Teaching Internship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
spellingShingle |
Geografia Formação de Professor Ensino Estágio Geography Teacher training Teaching Internship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA ARAUJO, Mayke Eduardo de O ensino de Geografia para a formação de um professor: experiências dos estágios obrigatórios realizados no Colégio Estadual Guilherme Dourado em Araguaína – TO (2018-2019) |
topic_facet |
Geografia Formação de Professor Ensino Estágio Geography Teacher training Teaching Internship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
description |
The research developed as a course conclusion paper deals with the experience of
mandatory internships as a training element for a student-intern and its main objective is to
analyze the experience of the intern in the school environment and describe the influence of
this experience in his training process as a future teacher of geography. To start, readings were
made referring to the history of geography in Brazil, pointing out: the object of study of this
science, its arrival in Brazilian territory, its subsistence during the period of the Brazilian
military regime and its institutionalization as a school and higher education subject. Then, in
order to qualify the research, information was collected about the legislation that legitimizes
and establishes criteria for carrying out the internship as an educational tool for professional
training in the workplace. Finally, expressive information was collected to carry out the
practical experience of the internship, information present in the internship reports of the author
of the work. The result of the work was positive, as through research it was possible to elucidate
the clear importance of building the affective bond established between the intern and the
granting unit and the positive impact of the experience, under his perception as a future
professional in the area of education. The treatment category is a case study, as it has advantages
and disadvantages that can occur during the internship experience |
author_additional |
LOPES, Alberto Pereira |
author_additionalStr |
LOPES, Alberto Pereira |
format |
Monografia |
author |
ARAUJO, Mayke Eduardo de |
title |
O ensino de Geografia para a formação de um professor: experiências dos estágios obrigatórios realizados no Colégio Estadual Guilherme Dourado em Araguaína – TO (2018-2019) |
title_short |
O ensino de Geografia para a formação de um professor: experiências dos estágios obrigatórios realizados no Colégio Estadual Guilherme Dourado em Araguaína – TO (2018-2019) |
title_full |
O ensino de Geografia para a formação de um professor: experiências dos estágios obrigatórios realizados no Colégio Estadual Guilherme Dourado em Araguaína – TO (2018-2019) |
title_fullStr |
O ensino de Geografia para a formação de um professor: experiências dos estágios obrigatórios realizados no Colégio Estadual Guilherme Dourado em Araguaína – TO (2018-2019) |
title_full_unstemmed |
O ensino de Geografia para a formação de um professor: experiências dos estágios obrigatórios realizados no Colégio Estadual Guilherme Dourado em Araguaína – TO (2018-2019) |
title_sort |
o ensino de geografia para a formação de um professor: experiências dos estágios obrigatórios realizados no colégio estadual guilherme dourado em araguaína – to (2018-2019) |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4764 |
_version_ |
1787134401123975168 |
score |
11.653393 |