Monografia

O uso do Scratch como ferramenta para criação de objetos de aprendizagem no ensino de matemática

This Course Conclusion Work presents a proposal for a Learning Object in game format using the Scratch platform, which is a programming language that uses predefined blocks for the development, creation and animation of games, available online. Our research will be qualitative and bibliographical...

ver descrição completa

Autor principal: Cavalcante, Fernanda Vasconcelos
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4776
id ir-11612-4776
recordtype dspace
spelling ir-11612-47762023-02-10T06:01:29Z O uso do Scratch como ferramenta para criação de objetos de aprendizagem no ensino de matemática Cavalcante, Fernanda Vasconcelos Costa, Eudes Antonio da Objetos de Aprendizagem Pensamento Computacional SCRATCH CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This Course Conclusion Work presents a proposal for a Learning Object in game format using the Scratch platform, which is a programming language that uses predefined blocks for the development, creation and animation of games, available online. Our research will be qualitative and bibliographical review, bringing an approach based on the insertion of games and technologies in the teaching of mathematics and computational thinking, working the thought process developed in solving problems. The objects of knowledge to to be taught through the game, were chosen according to the Common National Base Curriculum: Flowchart to determine the parity of a natural number; multiples and divisors of a natural number; Prime and composite numbers. As a result, we developed two games with slightly different proposals, but in a complementary way in terms of content, mixing playful and mathematical challenges, seeking to encourage, motivate and instigate students in learning, offering support to students, both in the school environment and out of it. Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma proposta de Objeto de Aprendizagem no formato de jogo utilizando a plataforma Scratch, que é uma linguagem de programação que utiliza blocos predefinidos para a elaboração, criação e animação de jogos, disponível online. Nossa pesquisa será de cunho qualitativo e revisão bibliográfica, trazendo uma abordagem fundamentada na inserção de jogos e tecnologias no ensino de matemática e pensamento computacional, trabalhando o processo de pensamento desenvolvido na resolução de problemas. Os objetos de conhecimento a serem ensinados por meio do jogo, foram escolhidos conforme a Base Nacional Comum Curricular: Fluxograma para determinar a paridade de um número natural; Múltiplos e divisores de um número natural; Números primos e compostos. Como resultado desenvolvemos dois jogos com propostas um pouco diferentes, mas de forma complementar em relação ao conteúdo, mesclando o lúdico com os desafios matemáticos, buscando incentivar, motivar e instigar o discente na aprendizagem, oferecendo um suporte aos estudantes, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. 2023-02-09T18:57:27Z 2023-02-09T18:57:27Z 2021-12-14 Monografia Cavalcante, Fernanda Vasconcelos. O uso do Scratch como ferramenta para criação de objetos de aprendizagem no ensino de matemática. 38 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021. http://hdl.handle.net/11612/4776 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Arraias Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Objetos de Aprendizagem
Pensamento Computacional
SCRATCH
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Objetos de Aprendizagem
Pensamento Computacional
SCRATCH
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Cavalcante, Fernanda Vasconcelos
O uso do Scratch como ferramenta para criação de objetos de aprendizagem no ensino de matemática
topic_facet Objetos de Aprendizagem
Pensamento Computacional
SCRATCH
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This Course Conclusion Work presents a proposal for a Learning Object in game format using the Scratch platform, which is a programming language that uses predefined blocks for the development, creation and animation of games, available online. Our research will be qualitative and bibliographical review, bringing an approach based on the insertion of games and technologies in the teaching of mathematics and computational thinking, working the thought process developed in solving problems. The objects of knowledge to to be taught through the game, were chosen according to the Common National Base Curriculum: Flowchart to determine the parity of a natural number; multiples and divisors of a natural number; Prime and composite numbers. As a result, we developed two games with slightly different proposals, but in a complementary way in terms of content, mixing playful and mathematical challenges, seeking to encourage, motivate and instigate students in learning, offering support to students, both in the school environment and out of it.
author_additional Costa, Eudes Antonio da
author_additionalStr Costa, Eudes Antonio da
format Monografia
author Cavalcante, Fernanda Vasconcelos
title O uso do Scratch como ferramenta para criação de objetos de aprendizagem no ensino de matemática
title_short O uso do Scratch como ferramenta para criação de objetos de aprendizagem no ensino de matemática
title_full O uso do Scratch como ferramenta para criação de objetos de aprendizagem no ensino de matemática
title_fullStr O uso do Scratch como ferramenta para criação de objetos de aprendizagem no ensino de matemática
title_full_unstemmed O uso do Scratch como ferramenta para criação de objetos de aprendizagem no ensino de matemática
title_sort o uso do scratch como ferramenta para criação de objetos de aprendizagem no ensino de matemática
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/4776
_version_ 1787134908264611840
score 11.653393