Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos

Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de tecnologias modernas como complementos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem de Língua Francesa, assim como, identificar as dificuldades dos professores para manusear as tecnologias e conhecer quais as perspectivas tanto dos alunos quanto d...

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Autor principal: COSTA, Alda Helena Mendes da
Outros Autores: SILVA, José Francisco Rodrigues da, PESSOA, José de Arimatéia
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/962
Resumo:
Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de tecnologias modernas como complementos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem de Língua Francesa, assim como, identificar as dificuldades dos professores para manusear as tecnologias e conhecer quais as perspectivas tanto dos alunos quanto dos docentes em relação ao uso das mídias tecnológicas nas aulas de Língua Francesa. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Mãe de Deus, na 3ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos-EJA. Para melhor compreender, foi realizada uma pesquisa diagnóstica de caráter qualitativoquantitativa, bem como pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário (ver documento anexo) com perguntas fechadas para um professor de FLE e uma turma da EJA. A partir dos estudos realizados, percebeu-se que o uso dos recursos tecnológicos nas aulas de línguas estrangeiras é muito importante para despertar a autonomia dos alunos na busca da aquisição do idioma, principalmente a partir de pesquisas e da diversidade de atividades que podem fluir quando esses mecanismos estão à disposição do ensino-aprendizagem de línguas. Para o embasamento teórico foi considerado o Conselho Europeu (2001); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB- Lei nº 9394/96 e um resumo histórico sobre as metodologias ou abordagens didáticas que se destacaram no ensino-aprendizagem de línguas, bem como, suporte em Barthélemy (2007), Germain (1993), Lancien (1998), Miranda (2007), Silva (2014) entre outros autores que abordam as Tecnologias da Informação e Comunicação como recursos à aquisição de capacidades e habilidades no processo de ensino-aprendizagem.