Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos

Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de tecnologias modernas como complementos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem de Língua Francesa, assim como, identificar as dificuldades dos professores para manusear as tecnologias e conhecer quais as perspectivas tanto dos alunos quanto d...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Alda Helena Mendes da
Outros Autores: SILVA, José Francisco Rodrigues da, PESSOA, José de Arimatéia
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/962
id ir-123456789-962
recordtype dspace
spelling ir-123456789-9622022-07-07T16:38:51Z Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos COSTA, Alda Helena Mendes da SILVA, José Francisco Rodrigues da PESSOA, José de Arimatéia CARVALHO, Olaci da Costa http://lattes.cnpq.br/8185242334474836 Língua francesa - ensino Língua francesa - aprendizagem Mídias tecnológicas - uso Tecnologias - manuseio CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de tecnologias modernas como complementos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem de Língua Francesa, assim como, identificar as dificuldades dos professores para manusear as tecnologias e conhecer quais as perspectivas tanto dos alunos quanto dos docentes em relação ao uso das mídias tecnológicas nas aulas de Língua Francesa. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Mãe de Deus, na 3ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos-EJA. Para melhor compreender, foi realizada uma pesquisa diagnóstica de caráter qualitativoquantitativa, bem como pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário (ver documento anexo) com perguntas fechadas para um professor de FLE e uma turma da EJA. A partir dos estudos realizados, percebeu-se que o uso dos recursos tecnológicos nas aulas de línguas estrangeiras é muito importante para despertar a autonomia dos alunos na busca da aquisição do idioma, principalmente a partir de pesquisas e da diversidade de atividades que podem fluir quando esses mecanismos estão à disposição do ensino-aprendizagem de línguas. Para o embasamento teórico foi considerado o Conselho Europeu (2001); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB- Lei nº 9394/96 e um resumo histórico sobre as metodologias ou abordagens didáticas que se destacaram no ensino-aprendizagem de línguas, bem como, suporte em Barthélemy (2007), Germain (1993), Lancien (1998), Miranda (2007), Silva (2014) entre outros autores que abordam as Tecnologias da Informação e Comunicação como recursos à aquisição de capacidades e habilidades no processo de ensino-aprendizagem. Cet article a pour objectif d’analyser l’usage des technologies modernes comme des complements pédagogiques dans le processus d’enseignement-apprentissage de la langue française, et d’ identifier les difficultés des enseignants à manier les nouvelles technologies et connaître quelles sont les perspectives aussi bien des apprenants, que des enseignants en rélation à l’usage des médias technologiques dans les cours de Langue Française. La recherche a été réalisée dans une classe de 3ème étape pour Jeunes adultes (EJA) à l’École d’État d’Enseignement Fondamental Maria Mãe de Deus. Pour mieux y comprendre, a été realisée une recherche diagnostique de caractère qualitative-quantitative, bien comme une recherche bibliografique et aplication d’un questionaire (regarder le documen annexe) avec des questions fermées pour un professeur de FLE et une classe de l’EJA. À partir de ces études, on a perçu que l’usage des équipements technologiques dans les cours de langue étrangère, c’est très important pour devellopper l’autonomie des apprenants dans la recherche par l’acquisition d’idiome, particuliérment à partir de ces recherches et des divérsités d’activités que peuvent fluer quand ces mécanismes sont à disposition de l’enseignementapprentissage des langues. Pour l’embasement théorique a été consideré le Conseil Européen (2001) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB- Lei nº 9394/96; (Le Loi des Directrices et Bases d’Éducation- LDB- Loi 9394/96); un résume histórique sur les méthodologies ou qui se ressortant dans l’enseignement-apprentissage de langues, bien comme appui en Barthélemy (2007), Germain (1993), Lancien (1998), Miranda (2007), Silva (2014) entre autres auteurs que abordent les Téchnologies de l ‘Information et Communication comme un soutien pour l’acquisition des compétances et habillités dans le procéssus d’enseignement-apprentissage des langues. 2022-07-07T16:36:32Z 2022-07-07T16:36:32Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Alda Helena Mendes da; SILVA, José Francisco Rodrigues da; PESSOA, José de Arimatéa. Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos. Orientador: Olaci da Costa Carvalho. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/962. Acesso em:. http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/962 Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf UNIFAP – Universidade Federal do Amapá Brasil 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
collection RepositorioUnifap
topic Língua francesa - ensino
Língua francesa - aprendizagem
Mídias tecnológicas - uso
Tecnologias - manuseio
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Língua francesa - ensino
Língua francesa - aprendizagem
Mídias tecnológicas - uso
Tecnologias - manuseio
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
COSTA, Alda Helena Mendes da
Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos
topic_facet Língua francesa - ensino
Língua francesa - aprendizagem
Mídias tecnológicas - uso
Tecnologias - manuseio
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de tecnologias modernas como complementos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem de Língua Francesa, assim como, identificar as dificuldades dos professores para manusear as tecnologias e conhecer quais as perspectivas tanto dos alunos quanto dos docentes em relação ao uso das mídias tecnológicas nas aulas de Língua Francesa. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Mãe de Deus, na 3ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos-EJA. Para melhor compreender, foi realizada uma pesquisa diagnóstica de caráter qualitativoquantitativa, bem como pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário (ver documento anexo) com perguntas fechadas para um professor de FLE e uma turma da EJA. A partir dos estudos realizados, percebeu-se que o uso dos recursos tecnológicos nas aulas de línguas estrangeiras é muito importante para despertar a autonomia dos alunos na busca da aquisição do idioma, principalmente a partir de pesquisas e da diversidade de atividades que podem fluir quando esses mecanismos estão à disposição do ensino-aprendizagem de línguas. Para o embasamento teórico foi considerado o Conselho Europeu (2001); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB- Lei nº 9394/96 e um resumo histórico sobre as metodologias ou abordagens didáticas que se destacaram no ensino-aprendizagem de línguas, bem como, suporte em Barthélemy (2007), Germain (1993), Lancien (1998), Miranda (2007), Silva (2014) entre outros autores que abordam as Tecnologias da Informação e Comunicação como recursos à aquisição de capacidades e habilidades no processo de ensino-aprendizagem.
author_additional CARVALHO, Olaci da Costa
author_additionalStr CARVALHO, Olaci da Costa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author COSTA, Alda Helena Mendes da
author2 SILVA, José Francisco Rodrigues da
PESSOA, José de Arimatéia
author2Str SILVA, José Francisco Rodrigues da
PESSOA, José de Arimatéia
title Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos
title_short Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos
title_full Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos
title_fullStr Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos
title_sort tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos
publisher UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
publishDate 2022
url http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/962
_version_ 1787155924039761920
score 11.755432