/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos
Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de tecnologias modernas como complementos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem de Língua Francesa, assim como, identificar as dificuldades dos professores para manusear as tecnologias e conhecer quais as perspectivas tanto dos alunos quanto d...
Autor principal: | COSTA, Alda Helena Mendes da |
---|---|
Outros Autores: | SILVA, José Francisco Rodrigues da, PESSOA, José de Arimatéia |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/962 |
id |
ir-123456789-962 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-9622022-07-07T16:38:51Z Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos COSTA, Alda Helena Mendes da SILVA, José Francisco Rodrigues da PESSOA, José de Arimatéia CARVALHO, Olaci da Costa http://lattes.cnpq.br/8185242334474836 Língua francesa - ensino Língua francesa - aprendizagem Mídias tecnológicas - uso Tecnologias - manuseio CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de tecnologias modernas como complementos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem de Língua Francesa, assim como, identificar as dificuldades dos professores para manusear as tecnologias e conhecer quais as perspectivas tanto dos alunos quanto dos docentes em relação ao uso das mídias tecnológicas nas aulas de Língua Francesa. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Mãe de Deus, na 3ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos-EJA. Para melhor compreender, foi realizada uma pesquisa diagnóstica de caráter qualitativoquantitativa, bem como pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário (ver documento anexo) com perguntas fechadas para um professor de FLE e uma turma da EJA. A partir dos estudos realizados, percebeu-se que o uso dos recursos tecnológicos nas aulas de línguas estrangeiras é muito importante para despertar a autonomia dos alunos na busca da aquisição do idioma, principalmente a partir de pesquisas e da diversidade de atividades que podem fluir quando esses mecanismos estão à disposição do ensino-aprendizagem de línguas. Para o embasamento teórico foi considerado o Conselho Europeu (2001); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB- Lei nº 9394/96 e um resumo histórico sobre as metodologias ou abordagens didáticas que se destacaram no ensino-aprendizagem de línguas, bem como, suporte em Barthélemy (2007), Germain (1993), Lancien (1998), Miranda (2007), Silva (2014) entre outros autores que abordam as Tecnologias da Informação e Comunicação como recursos à aquisição de capacidades e habilidades no processo de ensino-aprendizagem. Cet article a pour objectif d’analyser l’usage des technologies modernes comme des complements pédagogiques dans le processus d’enseignement-apprentissage de la langue française, et d’ identifier les difficultés des enseignants à manier les nouvelles technologies et connaître quelles sont les perspectives aussi bien des apprenants, que des enseignants en rélation à l’usage des médias technologiques dans les cours de Langue Française. La recherche a été réalisée dans une classe de 3ème étape pour Jeunes adultes (EJA) à l’École d’État d’Enseignement Fondamental Maria Mãe de Deus. Pour mieux y comprendre, a été realisée une recherche diagnostique de caractère qualitative-quantitative, bien comme une recherche bibliografique et aplication d’un questionaire (regarder le documen annexe) avec des questions fermées pour un professeur de FLE et une classe de l’EJA. À partir de ces études, on a perçu que l’usage des équipements technologiques dans les cours de langue étrangère, c’est très important pour devellopper l’autonomie des apprenants dans la recherche par l’acquisition d’idiome, particuliérment à partir de ces recherches et des divérsités d’activités que peuvent fluer quand ces mécanismes sont à disposition de l’enseignementapprentissage des langues. Pour l’embasement théorique a été consideré le Conseil Européen (2001) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB- Lei nº 9394/96; (Le Loi des Directrices et Bases d’Éducation- LDB- Loi 9394/96); un résume histórique sur les méthodologies ou qui se ressortant dans l’enseignement-apprentissage de langues, bien comme appui en Barthélemy (2007), Germain (1993), Lancien (1998), Miranda (2007), Silva (2014) entre autres auteurs que abordent les Téchnologies de l ‘Information et Communication comme un soutien pour l’acquisition des compétances et habillités dans le procéssus d’enseignement-apprentissage des langues. 2022-07-07T16:36:32Z 2022-07-07T16:36:32Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Alda Helena Mendes da; SILVA, José Francisco Rodrigues da; PESSOA, José de Arimatéa. Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos. Orientador: Olaci da Costa Carvalho. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/962. Acesso em:. http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/962 Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf UNIFAP – Universidade Federal do Amapá Brasil 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP |
collection |
RepositorioUnifap |
topic |
Língua francesa - ensino Língua francesa - aprendizagem Mídias tecnológicas - uso Tecnologias - manuseio CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Língua francesa - ensino Língua francesa - aprendizagem Mídias tecnológicas - uso Tecnologias - manuseio CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES COSTA, Alda Helena Mendes da Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos |
topic_facet |
Língua francesa - ensino Língua francesa - aprendizagem Mídias tecnológicas - uso Tecnologias - manuseio CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de tecnologias modernas como complementos
pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem de Língua Francesa, assim como,
identificar as dificuldades dos professores para manusear as tecnologias e conhecer quais as
perspectivas tanto dos alunos quanto dos docentes em relação ao uso das mídias tecnológicas
nas aulas de Língua Francesa. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino
Fundamental Maria Mãe de Deus, na 3ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos-EJA. Para
melhor compreender, foi realizada uma pesquisa diagnóstica de caráter qualitativoquantitativa, bem como pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário (ver documento
anexo) com perguntas fechadas para um professor de FLE e uma turma da EJA. A partir dos
estudos realizados, percebeu-se que o uso dos recursos tecnológicos nas aulas de línguas
estrangeiras é muito importante para despertar a autonomia dos alunos na busca da aquisição
do idioma, principalmente a partir de pesquisas e da diversidade de atividades que podem fluir
quando esses mecanismos estão à disposição do ensino-aprendizagem de línguas. Para o
embasamento teórico foi considerado o Conselho Europeu (2001); a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação- LDB- Lei nº 9394/96 e um resumo histórico sobre as metodologias ou
abordagens didáticas que se destacaram no ensino-aprendizagem de línguas, bem como,
suporte em Barthélemy (2007), Germain (1993), Lancien (1998), Miranda (2007), Silva
(2014) entre outros autores que abordam as Tecnologias da Informação e Comunicação como
recursos à aquisição de capacidades e habilidades no processo de ensino-aprendizagem. |
author_additional |
CARVALHO, Olaci da Costa |
author_additionalStr |
CARVALHO, Olaci da Costa |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
COSTA, Alda Helena Mendes da |
author2 |
SILVA, José Francisco Rodrigues da PESSOA, José de Arimatéia |
author2Str |
SILVA, José Francisco Rodrigues da PESSOA, José de Arimatéia |
title |
Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos |
title_short |
Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos |
title_full |
Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos |
title_sort |
tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos |
publisher |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/962 |
_version_ |
1787155924039761920 |
score |
11.755432 |