Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE)

O presente artigo aborda o gênero textual História em Quadrinhos como um suporte a ser adotado em sala de aula pelo professor de Francês Língua Estrangeira, de maneira que possa contribuir no desenvolvimento da prática pedagógica. O objetivo é mostrar como esse gênero pode ser inserido no ensino-apr...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Divana Monteiro e
Outros Autores: SILVA, Vanessa Araújo da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/963
id ir-123456789-963
recordtype dspace
spelling ir-123456789-9632022-07-11T13:48:48Z A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE) SOUZA, Divana Monteiro e SILVA, Vanessa Araújo da CARVALHO, Olaci da Costa http://lattes.cnpq.br/8185242334474836 História em Quadrinhos Língua francesa - ensino Língua francesa - aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES O presente artigo aborda o gênero textual História em Quadrinhos como um suporte a ser adotado em sala de aula pelo professor de Francês Língua Estrangeira, de maneira que possa contribuir no desenvolvimento da prática pedagógica. O objetivo é mostrar como esse gênero pode ser inserido no ensino-aprendizagem da língua francesa, trabalhando-se as quatro competências linguísticas. Tendo como base a pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e exploratório, elaboramos fichas pedagógicas para exemplificar atividades que podem ser adotadas a partir do uso de Histórias em Quadrinhos. Por meio desta pesquisa buscamos mostrar que é possível inserir novos gêneros como a História em Quadrinho e propor modelos que possam auxiliar o professor. Desse modo, o professor pode adotar esta proposta complementar com a função de mediador na aprendizagem do aluno por meio das Histórias em Quadrinhos. Cet article aborde le genre textuel bande dessinée comme un outil à être adopté dans la salle de classe par l'enseignant de Français Langue Etragère afin qu'il puisse contribuer au développement de la pratique pédagogique. L'objectif est de montrer comme ce genre peut être inséré dans l'enseignement-apprentissage de la langue française en travailllant les quatre compétences linguistiques. Ayant pour base la recherche qualitative, de nature bibliographique et exploratoire, nous avons fabriqué des fiches pédagogiques pour illustrer les activités qui peuvent être adoptées à partir de l'utilisation des bandes déssinées. Grâce à cette recherche , nous cherchons à montrer que c'est possible introduire de nouveaux genres tels que les bandes déssinées et de proposer des modèles qui peuvent aider l'enseignant. Ainsi, l'enseignant peut adopter cette proposition complémentaire en jouant le rôle de médiateur dans l'apprentissage des élèves par le biais des bandes dessinées. 2022-07-11T13:47:09Z 2022-07-11T13:47:09Z 2016 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Divana Monteiro e; SILVA, Vanessa Araújo da. A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE). Orientador: Olaci da Costa Carvalho. 2016. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/963. Acesso em:. http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/963 Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf UNIFAP – Universidade Federal do Amapá Brasil 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
collection RepositorioUnifap
topic História em Quadrinhos
Língua francesa - ensino
Língua francesa - aprendizagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle História em Quadrinhos
Língua francesa - ensino
Língua francesa - aprendizagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
SOUZA, Divana Monteiro e
A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE)
topic_facet História em Quadrinhos
Língua francesa - ensino
Língua francesa - aprendizagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description O presente artigo aborda o gênero textual História em Quadrinhos como um suporte a ser adotado em sala de aula pelo professor de Francês Língua Estrangeira, de maneira que possa contribuir no desenvolvimento da prática pedagógica. O objetivo é mostrar como esse gênero pode ser inserido no ensino-aprendizagem da língua francesa, trabalhando-se as quatro competências linguísticas. Tendo como base a pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e exploratório, elaboramos fichas pedagógicas para exemplificar atividades que podem ser adotadas a partir do uso de Histórias em Quadrinhos. Por meio desta pesquisa buscamos mostrar que é possível inserir novos gêneros como a História em Quadrinho e propor modelos que possam auxiliar o professor. Desse modo, o professor pode adotar esta proposta complementar com a função de mediador na aprendizagem do aluno por meio das Histórias em Quadrinhos.
author_additional CARVALHO, Olaci da Costa
author_additionalStr CARVALHO, Olaci da Costa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUZA, Divana Monteiro e
author2 SILVA, Vanessa Araújo da
author2Str SILVA, Vanessa Araújo da
title A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE)
title_short A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE)
title_full A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE)
title_fullStr A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE)
title_full_unstemmed A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE)
title_sort inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (fle)
publisher UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
publishDate 2022
url http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/963
_version_ 1787155991344709632
score 11.755432