/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE)
O presente artigo aborda o gênero textual História em Quadrinhos como um suporte a ser adotado em sala de aula pelo professor de Francês Língua Estrangeira, de maneira que possa contribuir no desenvolvimento da prática pedagógica. O objetivo é mostrar como esse gênero pode ser inserido no ensino-apr...
Autor principal: | SOUZA, Divana Monteiro e |
---|---|
Outros Autores: | SILVA, Vanessa Araújo da |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/963 |
id |
ir-123456789-963 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-9632022-07-11T13:48:48Z A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE) SOUZA, Divana Monteiro e SILVA, Vanessa Araújo da CARVALHO, Olaci da Costa http://lattes.cnpq.br/8185242334474836 História em Quadrinhos Língua francesa - ensino Língua francesa - aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES O presente artigo aborda o gênero textual História em Quadrinhos como um suporte a ser adotado em sala de aula pelo professor de Francês Língua Estrangeira, de maneira que possa contribuir no desenvolvimento da prática pedagógica. O objetivo é mostrar como esse gênero pode ser inserido no ensino-aprendizagem da língua francesa, trabalhando-se as quatro competências linguísticas. Tendo como base a pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e exploratório, elaboramos fichas pedagógicas para exemplificar atividades que podem ser adotadas a partir do uso de Histórias em Quadrinhos. Por meio desta pesquisa buscamos mostrar que é possível inserir novos gêneros como a História em Quadrinho e propor modelos que possam auxiliar o professor. Desse modo, o professor pode adotar esta proposta complementar com a função de mediador na aprendizagem do aluno por meio das Histórias em Quadrinhos. Cet article aborde le genre textuel bande dessinée comme un outil à être adopté dans la salle de classe par l'enseignant de Français Langue Etragère afin qu'il puisse contribuer au développement de la pratique pédagogique. L'objectif est de montrer comme ce genre peut être inséré dans l'enseignement-apprentissage de la langue française en travailllant les quatre compétences linguistiques. Ayant pour base la recherche qualitative, de nature bibliographique et exploratoire, nous avons fabriqué des fiches pédagogiques pour illustrer les activités qui peuvent être adoptées à partir de l'utilisation des bandes déssinées. Grâce à cette recherche , nous cherchons à montrer que c'est possible introduire de nouveaux genres tels que les bandes déssinées et de proposer des modèles qui peuvent aider l'enseignant. Ainsi, l'enseignant peut adopter cette proposition complémentaire en jouant le rôle de médiateur dans l'apprentissage des élèves par le biais des bandes dessinées. 2022-07-11T13:47:09Z 2022-07-11T13:47:09Z 2016 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Divana Monteiro e; SILVA, Vanessa Araújo da. A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE). Orientador: Olaci da Costa Carvalho. 2016. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/963. Acesso em:. http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/963 Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf UNIFAP – Universidade Federal do Amapá Brasil 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP |
collection |
RepositorioUnifap |
topic |
História em Quadrinhos Língua francesa - ensino Língua francesa - aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
História em Quadrinhos Língua francesa - ensino Língua francesa - aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES SOUZA, Divana Monteiro e A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE) |
topic_facet |
História em Quadrinhos Língua francesa - ensino Língua francesa - aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
O presente artigo aborda o gênero textual História em Quadrinhos como um suporte a ser adotado em sala de aula pelo professor de Francês Língua Estrangeira, de maneira que possa contribuir no desenvolvimento da prática pedagógica. O objetivo é mostrar como esse gênero pode ser inserido no ensino-aprendizagem da língua francesa, trabalhando-se as quatro competências linguísticas. Tendo como base a pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e exploratório, elaboramos fichas pedagógicas para exemplificar atividades que podem ser adotadas a partir do uso de Histórias em Quadrinhos. Por meio desta pesquisa buscamos mostrar que é possível inserir novos gêneros como a História em Quadrinho e propor modelos que possam auxiliar o professor. Desse modo, o professor pode adotar esta proposta complementar com a função de mediador na aprendizagem do aluno por meio das Histórias em Quadrinhos. |
author_additional |
CARVALHO, Olaci da Costa |
author_additionalStr |
CARVALHO, Olaci da Costa |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SOUZA, Divana Monteiro e |
author2 |
SILVA, Vanessa Araújo da |
author2Str |
SILVA, Vanessa Araújo da |
title |
A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE) |
title_short |
A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE) |
title_full |
A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE) |
title_fullStr |
A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE) |
title_full_unstemmed |
A inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE) |
title_sort |
inserção do gênero textual histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (fle) |
publisher |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/963 |
_version_ |
1787155991344709632 |
score |
11.755432 |