/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó
O presente estudo teve por finalidade fazer uma breve análise das abordagens em Educação Ambiental (EA), apresentando as perspectivas da Sustentabilidade, bem como evidenciando as propostas da Ecopedagogia. Para tanto, fez-se um levantamento de natureza bibliográfica com baluartes teóricos reconh...
Autor principal: | FERNANDES, Elizamar Sousa Lanoa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1207 |
Resumo: |
---|
O presente estudo teve por finalidade fazer uma breve análise das abordagens em Educação
Ambiental (EA), apresentando as perspectivas da Sustentabilidade, bem como evidenciando
as propostas da Ecopedagogia. Para tanto, fez-se um levantamento de natureza bibliográfica
com baluartes teóricos reconhecidos na área, além de uma pesquisa de campo sobre o Projeto
COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó – Castanhal/PA. Sendo este estudo de
cunho bibliográfico, exploratório e qualitativo, as técnicas de coletas de dados utilizadas
consistiram na classificação bibliográfica, averiguação documental, visitas a ‘Escola Madre
Maria Viganó e entrevista semiestruturada a uma docente. Os resultados obtidos revelam que
o contexto histórico foi é de suma relevância para a construção da concepção de EA. E que na
conjuntura educativa a EA, mostra-se hábil na promoção de uma aprendizagem para a
conscientização socioambiental. No entanto, insuficiente no currículo escolar. E por esse
motivo, surgiram novos movimentos, paradigmas ligados a EA, dentre os quais estão: a
Sustentabilidade e a Ecopedagogia. Constatou-se que o princípio da sustentabilidade vai além
do conceito de desenvolvimento sustentável, que difere em parte desse termo. Mas que está
em harmonia e justaposta com a Ecopedagogia. Já Ecopedagogia, esta é tida como um
movimento em construção, porém é considerada por teóricos como sendo mais abrangente
que a própria EA, pois trata-se de uma pedagogia que apresenta dimensão cosmológica do
planeta, visando a construção de uma cidadania planetária. A pesquisa de campo por meio do
projeto COM-VIDA serviu de subsídio para reafirmar a importância da EA na conjuntura
escolar. |