/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó
O presente estudo teve por finalidade fazer uma breve análise das abordagens em Educação Ambiental (EA), apresentando as perspectivas da Sustentabilidade, bem como evidenciando as propostas da Ecopedagogia. Para tanto, fez-se um levantamento de natureza bibliográfica com baluartes teóricos reconh...
Autor principal: | FERNANDES, Elizamar Sousa Lanoa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1207 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1207 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12072019-03-16T03:00:36Z Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó FERNANDES, Elizamar Sousa Lanoa MAIA, Patrícia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/4431710907133377 Educação ambiental Sustentabilidade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente estudo teve por finalidade fazer uma breve análise das abordagens em Educação Ambiental (EA), apresentando as perspectivas da Sustentabilidade, bem como evidenciando as propostas da Ecopedagogia. Para tanto, fez-se um levantamento de natureza bibliográfica com baluartes teóricos reconhecidos na área, além de uma pesquisa de campo sobre o Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó – Castanhal/PA. Sendo este estudo de cunho bibliográfico, exploratório e qualitativo, as técnicas de coletas de dados utilizadas consistiram na classificação bibliográfica, averiguação documental, visitas a ‘Escola Madre Maria Viganó e entrevista semiestruturada a uma docente. Os resultados obtidos revelam que o contexto histórico foi é de suma relevância para a construção da concepção de EA. E que na conjuntura educativa a EA, mostra-se hábil na promoção de uma aprendizagem para a conscientização socioambiental. No entanto, insuficiente no currículo escolar. E por esse motivo, surgiram novos movimentos, paradigmas ligados a EA, dentre os quais estão: a Sustentabilidade e a Ecopedagogia. Constatou-se que o princípio da sustentabilidade vai além do conceito de desenvolvimento sustentável, que difere em parte desse termo. Mas que está em harmonia e justaposta com a Ecopedagogia. Já Ecopedagogia, esta é tida como um movimento em construção, porém é considerada por teóricos como sendo mais abrangente que a própria EA, pois trata-se de uma pedagogia que apresenta dimensão cosmológica do planeta, visando a construção de uma cidadania planetária. A pesquisa de campo por meio do projeto COM-VIDA serviu de subsídio para reafirmar a importância da EA na conjuntura escolar. 2019-03-15T20:44:47Z 2019-03-15T20:44:47Z 2018-07-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FERNANDES, Elizamar Sousa Lanoa. Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1207. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1207 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação ambiental Sustentabilidade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Educação ambiental Sustentabilidade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS FERNANDES, Elizamar Sousa Lanoa Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó |
topic_facet |
Educação ambiental Sustentabilidade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O presente estudo teve por finalidade fazer uma breve análise das abordagens em Educação
Ambiental (EA), apresentando as perspectivas da Sustentabilidade, bem como evidenciando
as propostas da Ecopedagogia. Para tanto, fez-se um levantamento de natureza bibliográfica
com baluartes teóricos reconhecidos na área, além de uma pesquisa de campo sobre o Projeto
COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó – Castanhal/PA. Sendo este estudo de
cunho bibliográfico, exploratório e qualitativo, as técnicas de coletas de dados utilizadas
consistiram na classificação bibliográfica, averiguação documental, visitas a ‘Escola Madre
Maria Viganó e entrevista semiestruturada a uma docente. Os resultados obtidos revelam que
o contexto histórico foi é de suma relevância para a construção da concepção de EA. E que na
conjuntura educativa a EA, mostra-se hábil na promoção de uma aprendizagem para a
conscientização socioambiental. No entanto, insuficiente no currículo escolar. E por esse
motivo, surgiram novos movimentos, paradigmas ligados a EA, dentre os quais estão: a
Sustentabilidade e a Ecopedagogia. Constatou-se que o princípio da sustentabilidade vai além
do conceito de desenvolvimento sustentável, que difere em parte desse termo. Mas que está
em harmonia e justaposta com a Ecopedagogia. Já Ecopedagogia, esta é tida como um
movimento em construção, porém é considerada por teóricos como sendo mais abrangente
que a própria EA, pois trata-se de uma pedagogia que apresenta dimensão cosmológica do
planeta, visando a construção de uma cidadania planetária. A pesquisa de campo por meio do
projeto COM-VIDA serviu de subsídio para reafirmar a importância da EA na conjuntura
escolar. |
author_additional |
MAIA, Patrícia Ribeiro |
author_additionalStr |
MAIA, Patrícia Ribeiro |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
FERNANDES, Elizamar Sousa Lanoa |
title |
Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó |
title_short |
Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó |
title_full |
Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó |
title_fullStr |
Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó |
title_sort |
educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: projeto com-vida da escola municipal madre maria viganó |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1207 |
_version_ |
1787154668668846080 |
score |
11.687526 |