Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó

O presente estudo teve por finalidade fazer uma breve análise das abordagens em Educação Ambiental (EA), apresentando as perspectivas da Sustentabilidade, bem como evidenciando as propostas da Ecopedagogia. Para tanto, fez-se um levantamento de natureza bibliográfica com baluartes teóricos reconh...

ver descrição completa

Autor principal: FERNANDES, Elizamar Sousa Lanoa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1207
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1207
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12072019-03-16T03:00:36Z Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó FERNANDES, Elizamar Sousa Lanoa MAIA, Patrícia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/4431710907133377 Educação ambiental Sustentabilidade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente estudo teve por finalidade fazer uma breve análise das abordagens em Educação Ambiental (EA), apresentando as perspectivas da Sustentabilidade, bem como evidenciando as propostas da Ecopedagogia. Para tanto, fez-se um levantamento de natureza bibliográfica com baluartes teóricos reconhecidos na área, além de uma pesquisa de campo sobre o Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó – Castanhal/PA. Sendo este estudo de cunho bibliográfico, exploratório e qualitativo, as técnicas de coletas de dados utilizadas consistiram na classificação bibliográfica, averiguação documental, visitas a ‘Escola Madre Maria Viganó e entrevista semiestruturada a uma docente. Os resultados obtidos revelam que o contexto histórico foi é de suma relevância para a construção da concepção de EA. E que na conjuntura educativa a EA, mostra-se hábil na promoção de uma aprendizagem para a conscientização socioambiental. No entanto, insuficiente no currículo escolar. E por esse motivo, surgiram novos movimentos, paradigmas ligados a EA, dentre os quais estão: a Sustentabilidade e a Ecopedagogia. Constatou-se que o princípio da sustentabilidade vai além do conceito de desenvolvimento sustentável, que difere em parte desse termo. Mas que está em harmonia e justaposta com a Ecopedagogia. Já Ecopedagogia, esta é tida como um movimento em construção, porém é considerada por teóricos como sendo mais abrangente que a própria EA, pois trata-se de uma pedagogia que apresenta dimensão cosmológica do planeta, visando a construção de uma cidadania planetária. A pesquisa de campo por meio do projeto COM-VIDA serviu de subsídio para reafirmar a importância da EA na conjuntura escolar. 2019-03-15T20:44:47Z 2019-03-15T20:44:47Z 2018-07-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FERNANDES, Elizamar Sousa Lanoa. Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1207. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1207 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação ambiental
Sustentabilidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Educação ambiental
Sustentabilidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
FERNANDES, Elizamar Sousa Lanoa
Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó
topic_facet Educação ambiental
Sustentabilidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O presente estudo teve por finalidade fazer uma breve análise das abordagens em Educação Ambiental (EA), apresentando as perspectivas da Sustentabilidade, bem como evidenciando as propostas da Ecopedagogia. Para tanto, fez-se um levantamento de natureza bibliográfica com baluartes teóricos reconhecidos na área, além de uma pesquisa de campo sobre o Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó – Castanhal/PA. Sendo este estudo de cunho bibliográfico, exploratório e qualitativo, as técnicas de coletas de dados utilizadas consistiram na classificação bibliográfica, averiguação documental, visitas a ‘Escola Madre Maria Viganó e entrevista semiestruturada a uma docente. Os resultados obtidos revelam que o contexto histórico foi é de suma relevância para a construção da concepção de EA. E que na conjuntura educativa a EA, mostra-se hábil na promoção de uma aprendizagem para a conscientização socioambiental. No entanto, insuficiente no currículo escolar. E por esse motivo, surgiram novos movimentos, paradigmas ligados a EA, dentre os quais estão: a Sustentabilidade e a Ecopedagogia. Constatou-se que o princípio da sustentabilidade vai além do conceito de desenvolvimento sustentável, que difere em parte desse termo. Mas que está em harmonia e justaposta com a Ecopedagogia. Já Ecopedagogia, esta é tida como um movimento em construção, porém é considerada por teóricos como sendo mais abrangente que a própria EA, pois trata-se de uma pedagogia que apresenta dimensão cosmológica do planeta, visando a construção de uma cidadania planetária. A pesquisa de campo por meio do projeto COM-VIDA serviu de subsídio para reafirmar a importância da EA na conjuntura escolar.
author_additional MAIA, Patrícia Ribeiro
author_additionalStr MAIA, Patrícia Ribeiro
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FERNANDES, Elizamar Sousa Lanoa
title Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó
title_short Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó
title_full Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó
title_fullStr Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó
title_full_unstemmed Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó
title_sort educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: projeto com-vida da escola municipal madre maria viganó
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1207
_version_ 1787154668668846080
score 11.687526