/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Violência na escola e suas implicações para a prática de professores do ensino fundamental
A presente monografia tem por objetivo investigar como os professores de uma escola de ensino fundamental, estão trabalhando com situações de violência entre alunos. O estudo insere-se na temática: violência escolar. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Abramovay & Rua (2005), Charlot (199...
Autor principal: | CARDOSO, Suellem Macedo |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2502 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2502 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25022021-07-28T14:58:54Z Violência na escola e suas implicações para a prática de professores do ensino fundamental CARDOSO, Suellem Macedo LOBATO, Vívian da Silva http://lattes.cnpq.br/8153247121237657 Violência escolar Educação Professores Alunos School violence Education Teachers Students CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A presente monografia tem por objetivo investigar como os professores de uma escola de ensino fundamental, estão trabalhando com situações de violência entre alunos. O estudo insere-se na temática: violência escolar. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Abramovay & Rua (2005), Charlot (1997; 2002), Debarbieux (1998), dentre outros. Os dados coletados são qualitativos oriundos do grupo focal de acordo com o modelo de Bernadete Gatti (2005) realizados com professores da escola situada no município de Abaetetuba. Após a coleta e transcrição, os dados foram agrupados segundo a elaboração de categorias de significados ancorada por Franco (2003), a partir de direções que o próprio discurso dos entrevistados apontou. As questões que conduziram este trabalho foram: o que os professores pensam sobre a violência; tipos de violência; formas de enfrentamento; interferências da violência no trabalho e na aprendizagem do aluno; adoecimento docente. Assim, foi possível detectar que os professores possuem pouca formação e apoio para atuarem em situações de violência, originando medo e indiferença em sua profissão, tornando necessário mais atitude, habilidade, orientação, práticas de conduta, mudanças de hábitos comportamentais e procedimentos adequados para a prevenção de atos de agressividade, estupidez e consequente violência que ocorrem na escola, para assim melhorar o relacionamento entre alunos, pais, professores. 2019-11-11T19:58:12Z 2019-11-11T19:58:12Z 2019-07-01 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CARDOSO, Suellem Macedo. Violência na escola e suas implicações para a prática de professores do ensino fundamental. Orientadora: Vivian Silva Lobato. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba/Pa, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2502. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2502 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Violência escolar Educação Professores Alunos School violence Education Teachers Students CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Violência escolar Educação Professores Alunos School violence Education Teachers Students CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CARDOSO, Suellem Macedo Violência na escola e suas implicações para a prática de professores do ensino fundamental |
topic_facet |
Violência escolar Educação Professores Alunos School violence Education Teachers Students CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente monografia tem por objetivo investigar como os professores de uma escola de ensino fundamental, estão trabalhando com situações de violência entre alunos. O estudo insere-se na temática: violência escolar. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Abramovay & Rua (2005), Charlot (1997; 2002), Debarbieux (1998), dentre outros. Os dados coletados são qualitativos oriundos do grupo focal de acordo com o modelo de Bernadete Gatti (2005) realizados com professores da escola situada no município de Abaetetuba. Após a coleta e transcrição, os dados foram agrupados segundo a elaboração de categorias de significados ancorada por Franco (2003), a partir de direções que o próprio discurso dos entrevistados apontou. As questões que conduziram este trabalho foram: o que os professores pensam sobre a violência; tipos de violência; formas de enfrentamento; interferências da violência no trabalho e na aprendizagem do aluno; adoecimento docente. Assim, foi possível detectar que os professores possuem pouca formação e apoio para atuarem em situações de violência, originando medo e indiferença em sua profissão, tornando necessário mais atitude, habilidade, orientação, práticas de conduta, mudanças de hábitos comportamentais e procedimentos adequados para a prevenção de atos de agressividade, estupidez e consequente violência que ocorrem na escola, para assim melhorar o relacionamento entre alunos, pais, professores. |
author_additional |
LOBATO, Vívian da Silva |
author_additionalStr |
LOBATO, Vívian da Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CARDOSO, Suellem Macedo |
title |
Violência na escola e suas implicações para a prática de professores do ensino fundamental |
title_short |
Violência na escola e suas implicações para a prática de professores do ensino fundamental |
title_full |
Violência na escola e suas implicações para a prática de professores do ensino fundamental |
title_fullStr |
Violência na escola e suas implicações para a prática de professores do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Violência na escola e suas implicações para a prática de professores do ensino fundamental |
title_sort |
violência na escola e suas implicações para a prática de professores do ensino fundamental |
publishDate |
2019 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2502 |
_version_ |
1787154839523819520 |
score |
11.753735 |