Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Contação de história como recurso didático para o ensino da história da matemática

The present work had the objective of introduce the History of Mathematics to twentyfour students of the 3rd grade of elementary school at a State Public School, in the Guamá neighborhood in Belém city. The instruments used were: a semi-structured interview, a created story to meet the aims of this...

ver descrição completa

Autor principal: LOBATO, Iana Machado
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2864
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2864
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28642020-02-13T14:39:02Z Contação de história como recurso didático para o ensino da história da matemática LOBATO, Iana Machado OLIVEIRA, Valdete Leal http://lattes.cnpq.br/3993186924935344 Contação de história História da Matemática Séries iniciais Storytelling History of Mathematics Initial series CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The present work had the objective of introduce the History of Mathematics to twentyfour students of the 3rd grade of elementary school at a State Public School, in the Guamá neighborhood in Belém city. The instruments used were: a semi-structured interview, a created story to meet the aims of this study, field diary and finally a semistructured comic book story based on the history of mathematics on trade relations (Roney, 2012). The students' previous knowledge was obtained through an interview made in a conversation, in which a logbook with notes was made. Then the story of mathematics was told in the form of staging with 3 characters and finally was given to them a sheet with the semi-structured comic genre in order to evaluate what they had learned. The result was evaluated throughout the students' participation and from what they filled in the comics. O presente trabalho teve como objetivo apresentar a História da Matemática para vinte e quatro alunos do 3° ano do ensino fundamental de uma Escola Pública Estadual, localizada no bairro do Guamá no município de Belém. Os instrumentos utilizados foram: uma entrevista semiestruturada, uma história criada para atender os fins deste estudo, diário de campo e por último uma estória em quadrinhos semiestruturada embasada na história da matemática sobre relações de trocas comerciais(Roney,2012). Os conhecimentos prévios dos alunos foram obtidos através de uma entrevista feita numa roda de conversa, na qual foi feito um diário de bordo com anotações. Em seguida a história da matemática foi contada em forma de encenação com 3 personagens e por fim foi dado a eles uma folha com o gênero quadrinho semiestruturado a fim de avaliar o que eles haviam aprendido. O resultado foi avaliado ao longo da participação dos alunos e a partir do que eles preencheram nos quadrinhos. 2020-02-05T18:24:30Z 2020-02-05T18:24:30Z 2017-04-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LOBATO, Iana Machado. Contação de história como recurso didático para o ensino da história da matemática. Orientadora: Valdete Leal Oliveira. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2864. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2864 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Contação de história
História da Matemática
Séries iniciais
Storytelling
History of Mathematics
Initial series
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Contação de história
História da Matemática
Séries iniciais
Storytelling
History of Mathematics
Initial series
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
LOBATO, Iana Machado
Contação de história como recurso didático para o ensino da história da matemática
topic_facet Contação de história
História da Matemática
Séries iniciais
Storytelling
History of Mathematics
Initial series
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The present work had the objective of introduce the History of Mathematics to twentyfour students of the 3rd grade of elementary school at a State Public School, in the Guamá neighborhood in Belém city. The instruments used were: a semi-structured interview, a created story to meet the aims of this study, field diary and finally a semistructured comic book story based on the history of mathematics on trade relations (Roney, 2012). The students' previous knowledge was obtained through an interview made in a conversation, in which a logbook with notes was made. Then the story of mathematics was told in the form of staging with 3 characters and finally was given to them a sheet with the semi-structured comic genre in order to evaluate what they had learned. The result was evaluated throughout the students' participation and from what they filled in the comics.
author_additional OLIVEIRA, Valdete Leal
author_additionalStr OLIVEIRA, Valdete Leal
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LOBATO, Iana Machado
title Contação de história como recurso didático para o ensino da história da matemática
title_short Contação de história como recurso didático para o ensino da história da matemática
title_full Contação de história como recurso didático para o ensino da história da matemática
title_fullStr Contação de história como recurso didático para o ensino da história da matemática
title_full_unstemmed Contação de história como recurso didático para o ensino da história da matemática
title_sort contação de história como recurso didático para o ensino da história da matemática
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2864
_version_ 1787154933610446848
score 11.674752