Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Jogos didáticos como instrumento para aprendizagem da ortografia da língua portuguesa: a relação entre oralidade e a escrita

The work entitled "Didactic games as an instrument for learning the orthography of the Portuguese Language: the relation between orality and writing" arose from discussions carried out within the scope of the research project Ludicomics in teaching and learning Portuguese Language, under the coor...

ver descrição completa

Autor principal: CABRAL, Francisca Silva Carolino de Jesus
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2896
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2896
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28962020-02-12T03:04:40Z Jogos didáticos como instrumento para aprendizagem da ortografia da língua portuguesa: a relação entre oralidade e a escrita Didactic games as a tool for learning portuguese spelling: the relationship between orality and writing CABRAL, Francisca Silva Carolino de Jesus PAIVA, Zilda Laura Ramalho http://lattes.cnpq.br/3059800888421594 Língua portuguesa - Estudo e ensino Aprendizagem Jogos educativos Portuguese language - Study and teaching Learning Educational games CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES The work entitled "Didactic games as an instrument for learning the orthography of the Portuguese Language: the relation between orality and writing" arose from discussions carried out within the scope of the research project Ludicomics in teaching and learning Portuguese Language, under the coordination of Professor Zilda Paiva. Debates of these , it was emphasized that the orthographic difficulties of students occur at different levels of education (from basic to higher education) and that the way this subject is taught in classrooms, in general, does not allow reflection or playfulness. In this sense, approaching this theme becomes important because it understands that the ludic activities can offer the students an indispensable structure for their development, as: actions in the imaginative sphere, motivations, creativity and interaction with the other. Thus, we defined as general objective "to reflect on the use of didactic games in the process of teaching and learning the spelling of LP" and, as specific objectives, 1) to elaborate a didactic game to aid in the process of teaching and learning the spelling, 2) to verify if the educational games can provide the learning of the spelling of reflective form. As a way to achieve our objectives, we developed a research of the qualitative-interpretative type and applied nature based on the theoretical ones: Teixeira (2008), Oliveira (2009), Lüdke and André (1986) among others. The results point to the fact that the educational games about the orality and writing relationship in questions of orthographic doubts can help in the development of a reflexive learning. O trabalho intitulado “Jogos didáticos como instrumento para aprendizagem da ortografia da Língua Portuguesa: a relação entre oralidade e a escrita” surgiu a partir de discussões realizadas no âmbito do projeto de pesquisa “A ludicidade no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa”, sob a coordenação da professora Dra. Zilda Paiva. Nesses debates, ressaltou-se o fato de que as dificuldades ortográficas dos alunos acontecem em diferentes níveis de ensino (do básico ao ensino superior) e que a forma como este tema é ensinado nas salas de aula, de maneira geral, não possibilita a reflexão ou a ludicidade. Nesse sentido, abordar esta temática se torna importante devido compreender que as atividades lúdicas podem oferecer aos discentes uma estrutura indispensável para seu desenvolvimento, como: ações na esfera imaginativa, motivações, criatividade e interação com o outro. Assim, definimos como objetivo geral refletir sobre a utilização de jogos didáticos no processo de ensino e de aprendizagem da ortografia de LP e, como objetivos específicos,1) elaborar um jogo didático para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem da ortografia, 2) verificar se os jogos didáticos podem proporcionar a aprendizagem da ortografia de forma reflexiva. Como forma de alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa do tipo qualitativo-interpretativa e de natureza aplicada com base nos teóricos: Teixeira (2008), Oliveira (2009), Lüdke e André (1986) entre outros. Os resultados apontam para o fato de que os jogos educativos sobre a relação oralidade e escrita nas questões de dúvidas ortográficas podem auxiliar no desenvolvimento de uma aprendizagem reflexiva. 2020-02-11T17:33:21Z 2020-02-11T17:33:21Z 2019-09-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CABRAL, Francisca Silva Carolino de Jesus. Jogos didáticos como instrumento para aprendizagem da ortografia da língua portuguesa: a relação entre oralidade e a escrita. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2896. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2896 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino
Aprendizagem
Jogos educativos
Portuguese language - Study and teaching
Learning
Educational games
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Língua portuguesa - Estudo e ensino
Aprendizagem
Jogos educativos
Portuguese language - Study and teaching
Learning
Educational games
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CABRAL, Francisca Silva Carolino de Jesus
Jogos didáticos como instrumento para aprendizagem da ortografia da língua portuguesa: a relação entre oralidade e a escrita
topic_facet Língua portuguesa - Estudo e ensino
Aprendizagem
Jogos educativos
Portuguese language - Study and teaching
Learning
Educational games
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description The work entitled "Didactic games as an instrument for learning the orthography of the Portuguese Language: the relation between orality and writing" arose from discussions carried out within the scope of the research project Ludicomics in teaching and learning Portuguese Language, under the coordination of Professor Zilda Paiva. Debates of these , it was emphasized that the orthographic difficulties of students occur at different levels of education (from basic to higher education) and that the way this subject is taught in classrooms, in general, does not allow reflection or playfulness. In this sense, approaching this theme becomes important because it understands that the ludic activities can offer the students an indispensable structure for their development, as: actions in the imaginative sphere, motivations, creativity and interaction with the other. Thus, we defined as general objective "to reflect on the use of didactic games in the process of teaching and learning the spelling of LP" and, as specific objectives, 1) to elaborate a didactic game to aid in the process of teaching and learning the spelling, 2) to verify if the educational games can provide the learning of the spelling of reflective form. As a way to achieve our objectives, we developed a research of the qualitative-interpretative type and applied nature based on the theoretical ones: Teixeira (2008), Oliveira (2009), Lüdke and André (1986) among others. The results point to the fact that the educational games about the orality and writing relationship in questions of orthographic doubts can help in the development of a reflexive learning.
author_additional PAIVA, Zilda Laura Ramalho
author_additionalStr PAIVA, Zilda Laura Ramalho
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CABRAL, Francisca Silva Carolino de Jesus
title Jogos didáticos como instrumento para aprendizagem da ortografia da língua portuguesa: a relação entre oralidade e a escrita
title_short Jogos didáticos como instrumento para aprendizagem da ortografia da língua portuguesa: a relação entre oralidade e a escrita
title_full Jogos didáticos como instrumento para aprendizagem da ortografia da língua portuguesa: a relação entre oralidade e a escrita
title_fullStr Jogos didáticos como instrumento para aprendizagem da ortografia da língua portuguesa: a relação entre oralidade e a escrita
title_full_unstemmed Jogos didáticos como instrumento para aprendizagem da ortografia da língua portuguesa: a relação entre oralidade e a escrita
title_sort jogos didáticos como instrumento para aprendizagem da ortografia da língua portuguesa: a relação entre oralidade e a escrita
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2896
_version_ 1787154938305970176
score 11.653393