Artigo

Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará.

Esta investigação partiu da problemática de como se configura o trabalho docente nas escolas com classes multiano e suas relações com o estado de precarização vivenciado nas escolas públicas do campo. Assim, o objetivo geral é analisar o trabalho docente numa escola do campo e a precarização que con...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Thaynara Noronha
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3677
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3677
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36772022-08-31T16:32:13Z Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará. SILVA, Thaynara Noronha SANTANA, Ronaldo Henrique http://lattes.cnpq.br/1079251543891380 Politicas públicas Infraestrutura Educação do campo Precarização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Esta investigação partiu da problemática de como se configura o trabalho docente nas escolas com classes multiano e suas relações com o estado de precarização vivenciado nas escolas públicas do campo. Assim, o objetivo geral é analisar o trabalho docente numa escola do campo e a precarização que configura o contexto concreto dos sujeitos do campo em uma escola pública, a partir da realidade de classes de multiano, localizada no município de Pacajá, estado do Pará. Após o diálogo com o referencial bibliográfico, e através das discussões e análises obtidas através das intervenções na comunidade, pode-se aferir que a realidade vivenciada pelos professores nas escolas do campo do município evidenciam grandes desafios como o espaço físico da escola, onde supre o básico à necessidade tanto dos alunos, quanto dos professores, porém, deixa muito a desejar como, por exemplo, uma infraestrutura inadequada como ventilações, banheiros, carteiras, livros e etc, carentes de políticas públicas educacionais e acompanhamento efetivo do poder público. A melhoria quanto às condições de trabalho assim como a formação de seus educadores faz-se necessário para que aconteça uma educação de qualidade, que identifique a realidade sobre a qual vive o povo do campo. 2021-11-17T18:39:43Z 2021-11-17T18:39:43Z 2018-06-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Thaynara Noronha. Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará. Orientador: Ronaldo Henrique Santana. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Pacajá, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3677. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3677 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Politicas públicas
Infraestrutura
Educação do campo
Precarização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Politicas públicas
Infraestrutura
Educação do campo
Precarização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
SILVA, Thaynara Noronha
Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará.
topic_facet Politicas públicas
Infraestrutura
Educação do campo
Precarização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description Esta investigação partiu da problemática de como se configura o trabalho docente nas escolas com classes multiano e suas relações com o estado de precarização vivenciado nas escolas públicas do campo. Assim, o objetivo geral é analisar o trabalho docente numa escola do campo e a precarização que configura o contexto concreto dos sujeitos do campo em uma escola pública, a partir da realidade de classes de multiano, localizada no município de Pacajá, estado do Pará. Após o diálogo com o referencial bibliográfico, e através das discussões e análises obtidas através das intervenções na comunidade, pode-se aferir que a realidade vivenciada pelos professores nas escolas do campo do município evidenciam grandes desafios como o espaço físico da escola, onde supre o básico à necessidade tanto dos alunos, quanto dos professores, porém, deixa muito a desejar como, por exemplo, uma infraestrutura inadequada como ventilações, banheiros, carteiras, livros e etc, carentes de políticas públicas educacionais e acompanhamento efetivo do poder público. A melhoria quanto às condições de trabalho assim como a formação de seus educadores faz-se necessário para que aconteça uma educação de qualidade, que identifique a realidade sobre a qual vive o povo do campo.
author_additional SANTANA, Ronaldo Henrique
author_additionalStr SANTANA, Ronaldo Henrique
format Artigo
author SILVA, Thaynara Noronha
title Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará.
title_short Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará.
title_full Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará.
title_fullStr Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará.
title_full_unstemmed Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará.
title_sort precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de pacajá, pará.
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3677
_version_ 1787155081710272512
score 11.753735