/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará.
Esta investigação partiu da problemática de como se configura o trabalho docente nas escolas com classes multiano e suas relações com o estado de precarização vivenciado nas escolas públicas do campo. Assim, o objetivo geral é analisar o trabalho docente numa escola do campo e a precarização que con...
Autor principal: | SILVA, Thaynara Noronha |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3677 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3677 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36772022-08-31T16:32:13Z Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará. SILVA, Thaynara Noronha SANTANA, Ronaldo Henrique http://lattes.cnpq.br/1079251543891380 Politicas públicas Infraestrutura Educação do campo Precarização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Esta investigação partiu da problemática de como se configura o trabalho docente nas escolas com classes multiano e suas relações com o estado de precarização vivenciado nas escolas públicas do campo. Assim, o objetivo geral é analisar o trabalho docente numa escola do campo e a precarização que configura o contexto concreto dos sujeitos do campo em uma escola pública, a partir da realidade de classes de multiano, localizada no município de Pacajá, estado do Pará. Após o diálogo com o referencial bibliográfico, e através das discussões e análises obtidas através das intervenções na comunidade, pode-se aferir que a realidade vivenciada pelos professores nas escolas do campo do município evidenciam grandes desafios como o espaço físico da escola, onde supre o básico à necessidade tanto dos alunos, quanto dos professores, porém, deixa muito a desejar como, por exemplo, uma infraestrutura inadequada como ventilações, banheiros, carteiras, livros e etc, carentes de políticas públicas educacionais e acompanhamento efetivo do poder público. A melhoria quanto às condições de trabalho assim como a formação de seus educadores faz-se necessário para que aconteça uma educação de qualidade, que identifique a realidade sobre a qual vive o povo do campo. 2021-11-17T18:39:43Z 2021-11-17T18:39:43Z 2018-06-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Thaynara Noronha. Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará. Orientador: Ronaldo Henrique Santana. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Pacajá, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3677. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3677 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Politicas públicas Infraestrutura Educação do campo Precarização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
spellingShingle |
Politicas públicas Infraestrutura Educação do campo Precarização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL SILVA, Thaynara Noronha Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará. |
topic_facet |
Politicas públicas Infraestrutura Educação do campo Precarização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
description |
Esta investigação partiu da problemática de como se configura o trabalho docente nas escolas com classes multiano e suas relações com o estado de precarização vivenciado nas escolas públicas do campo. Assim, o objetivo geral é analisar o trabalho docente numa escola do campo e a precarização que configura o contexto concreto dos sujeitos do campo em uma escola pública, a partir da realidade de classes de multiano, localizada no município de Pacajá, estado do Pará. Após o diálogo com o referencial bibliográfico, e através das discussões e análises obtidas através das intervenções na comunidade, pode-se aferir que a realidade vivenciada pelos professores nas escolas do campo do município evidenciam grandes desafios como o espaço físico da escola, onde supre o básico à necessidade tanto dos alunos, quanto dos professores, porém, deixa muito a desejar como, por exemplo, uma infraestrutura inadequada como ventilações, banheiros, carteiras, livros e etc, carentes de políticas públicas educacionais e acompanhamento efetivo do poder público. A melhoria quanto às condições de trabalho assim como a formação de seus educadores faz-se necessário para que aconteça uma educação de qualidade, que identifique a realidade sobre a qual vive o povo do campo. |
author_additional |
SANTANA, Ronaldo Henrique |
author_additionalStr |
SANTANA, Ronaldo Henrique |
format |
Artigo |
author |
SILVA, Thaynara Noronha |
title |
Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará. |
title_short |
Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará. |
title_full |
Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará. |
title_fullStr |
Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará. |
title_full_unstemmed |
Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará. |
title_sort |
precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de pacajá, pará. |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3677 |
_version_ |
1787155081710272512 |
score |
11.753735 |