Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos avaliativos no ensino da matemática

Esta pesquisa traz como temática o estudo da Avaliação da Aprendizagem, tendo como foco os métodos e os instrumentos avaliativos utilizados no ensino das disciplinas de Matemática. A avaliação implementada na atualidade, de cunho classificatório precisa ser modificada, para que se cumpra o real p...

ver descrição completa

Autor principal: BENJAMIM, Sâmia Costa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4163
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4163
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41632022-07-09T03:05:28Z Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos avaliativos no ensino da matemática BENJAMIM, Sâmia Costa LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem - Avaliação Mathematics - Study and teaching Learning - Evaluation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Esta pesquisa traz como temática o estudo da Avaliação da Aprendizagem, tendo como foco os métodos e os instrumentos avaliativos utilizados no ensino das disciplinas de Matemática. A avaliação implementada na atualidade, de cunho classificatório precisa ser modificada, para que se cumpra o real papel da avaliação escolar, de melhorar a qualidade da educação, fazendo-se necessário debater sobre a importância de avaliar a aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa realizada é de natureza básica, analítico-descritiva, utilizando de procedimentos bibliográficos e observacionais e, com o objetivo de analisar métodos e instrumentos utilizados por professores de Matemática para avaliar a aprendizagem de estudantes do Ensino Médio em uma escola pública do município de Castanhal/PA. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas com questões semiestruturadas realizada com 4 professores de Matemática e de questionários com questões semiestruturadas e de múltipla escolha aplicado a 79 estudantes do Ensino Médio de uma escola da cidade de Castanhal no estado do Pará. Após a análise dos dados obtidos, constatamos que tanto os professores quanto os estudantes que participaram da pesquisa, não acreditam que um único período avaliativo seja suficiente para determinar se ocorreu ou não o aprendizado e, que mudanças deveriam ocorrer nos atuais métodos utilizados para avaliar, deixando de ser compreendido como um período, para ser visto como um processo contínuo e permanente. Conclui-se que se faz necessário fomentar debates sobre Avaliação da Aprendizagem desde o processo de formação inicial de professores, para que mudanças ocorram nos métodos avaliativos e que essas alterações possam ser postas em prática com o intuito de melhorias na qualidade da educação para todos. 2022-07-08T12:57:56Z 2022-07-08T12:57:56Z 2019-12-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BENJAMIM, Sâmia Costa. Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos avaliativos no ensino da matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4163. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4163 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem - Avaliação
Mathematics - Study and teaching
Learning - Evaluation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem - Avaliação
Mathematics - Study and teaching
Learning - Evaluation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
BENJAMIM, Sâmia Costa
Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos avaliativos no ensino da matemática
topic_facet Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem - Avaliação
Mathematics - Study and teaching
Learning - Evaluation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description Esta pesquisa traz como temática o estudo da Avaliação da Aprendizagem, tendo como foco os métodos e os instrumentos avaliativos utilizados no ensino das disciplinas de Matemática. A avaliação implementada na atualidade, de cunho classificatório precisa ser modificada, para que se cumpra o real papel da avaliação escolar, de melhorar a qualidade da educação, fazendo-se necessário debater sobre a importância de avaliar a aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa realizada é de natureza básica, analítico-descritiva, utilizando de procedimentos bibliográficos e observacionais e, com o objetivo de analisar métodos e instrumentos utilizados por professores de Matemática para avaliar a aprendizagem de estudantes do Ensino Médio em uma escola pública do município de Castanhal/PA. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas com questões semiestruturadas realizada com 4 professores de Matemática e de questionários com questões semiestruturadas e de múltipla escolha aplicado a 79 estudantes do Ensino Médio de uma escola da cidade de Castanhal no estado do Pará. Após a análise dos dados obtidos, constatamos que tanto os professores quanto os estudantes que participaram da pesquisa, não acreditam que um único período avaliativo seja suficiente para determinar se ocorreu ou não o aprendizado e, que mudanças deveriam ocorrer nos atuais métodos utilizados para avaliar, deixando de ser compreendido como um período, para ser visto como um processo contínuo e permanente. Conclui-se que se faz necessário fomentar debates sobre Avaliação da Aprendizagem desde o processo de formação inicial de professores, para que mudanças ocorram nos métodos avaliativos e que essas alterações possam ser postas em prática com o intuito de melhorias na qualidade da educação para todos.
author_additional LEDOUX, Maria Lídia Paula
author_additionalStr LEDOUX, Maria Lídia Paula
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BENJAMIM, Sâmia Costa
title Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos avaliativos no ensino da matemática
title_short Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos avaliativos no ensino da matemática
title_full Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos avaliativos no ensino da matemática
title_fullStr Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos avaliativos no ensino da matemática
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos avaliativos no ensino da matemática
title_sort avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos avaliativos no ensino da matemática
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4163
_version_ 1787155203790733312
score 11.753735