/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O erro e suas implicações na construção de conceitos matemáticos
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Revisão Bibliográfica, que tem como foco o estudo acerca do ERRO e suas implicações na construção de conceitos matemáticos na educação básica, com o objetivo de compreender os obstáculos cognitivos que são provocados pelo erro na matemática, que implic...
Autor principal: | MORAES, Marcus Vinícius Freitas de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4338 |
Resumo: |
---|
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Revisão Bibliográfica, que tem como
foco o estudo acerca do ERRO e suas implicações na construção de conceitos matemáticos
na educação básica, com o objetivo de compreender os obstáculos cognitivos que são
provocados pelo erro na matemática, que implica no aprendizado matemático. Deste modo,
esta pesquisa se caracteriza como sendo de natureza básica utilizando procedimentos de
análise bibliográficas, fundamentados por teorias acerca da temática investigada. Nesse
sentido, foi realizado um levantamento de teóricos que discutem o erro e suas implicações no
aprendizado de conceitos matemáticos. Posteriormente, foi discutido sobre os obstáculos
cognitivos a partir das teorias de Jean Piaget e Vygotsky. A partir do estudo feito, pode-se
perceber que o erro é uma ferramenta de grande potencial para a aprendizagem de conceitos
matemáticos, se trabalhado com atenção pelo mediador, uma vez que a fase entre a
adequação de conceitos e o pleno entendimento destes é carregada de ideias que muitas
vezes são impactadas por obstáculos cognitivos, mas que se direcionadas de maneira
objetiva pelo orientador podem potencializar o aprendizado de conceitos matemáticos. |