Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O erro e suas implicações na construção de conceitos matemáticos

Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Revisão Bibliográfica, que tem como foco o estudo acerca do ERRO e suas implicações na construção de conceitos matemáticos na educação básica, com o objetivo de compreender os obstáculos cognitivos que são provocados pelo erro na matemática, que implic...

ver descrição completa

Autor principal: MORAES, Marcus Vinícius Freitas de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4338
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4338
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43382022-08-31T03:05:30Z O erro e suas implicações na construção de conceitos matemáticos MORAES, Marcus Vinícius Freitas de LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Matemática - Estudo e ensino Dificuldade de aprendizagem Mathematics - Study and teaching Learning disabilities CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Revisão Bibliográfica, que tem como foco o estudo acerca do ERRO e suas implicações na construção de conceitos matemáticos na educação básica, com o objetivo de compreender os obstáculos cognitivos que são provocados pelo erro na matemática, que implica no aprendizado matemático. Deste modo, esta pesquisa se caracteriza como sendo de natureza básica utilizando procedimentos de análise bibliográficas, fundamentados por teorias acerca da temática investigada. Nesse sentido, foi realizado um levantamento de teóricos que discutem o erro e suas implicações no aprendizado de conceitos matemáticos. Posteriormente, foi discutido sobre os obstáculos cognitivos a partir das teorias de Jean Piaget e Vygotsky. A partir do estudo feito, pode-se perceber que o erro é uma ferramenta de grande potencial para a aprendizagem de conceitos matemáticos, se trabalhado com atenção pelo mediador, uma vez que a fase entre a adequação de conceitos e o pleno entendimento destes é carregada de ideias que muitas vezes são impactadas por obstáculos cognitivos, mas que se direcionadas de maneira objetiva pelo orientador podem potencializar o aprendizado de conceitos matemáticos. 2022-08-30T14:32:03Z 2022-08-30T14:32:03Z 2022-02-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MORAES, Marcus Vinícius Freitas de. O erro e suas implicações na construção de conceitos matemáticos. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4338. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4338 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Matemática - Estudo e ensino
Dificuldade de aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Learning disabilities
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Dificuldade de aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Learning disabilities
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
MORAES, Marcus Vinícius Freitas de
O erro e suas implicações na construção de conceitos matemáticos
topic_facet Matemática - Estudo e ensino
Dificuldade de aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Learning disabilities
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Revisão Bibliográfica, que tem como foco o estudo acerca do ERRO e suas implicações na construção de conceitos matemáticos na educação básica, com o objetivo de compreender os obstáculos cognitivos que são provocados pelo erro na matemática, que implica no aprendizado matemático. Deste modo, esta pesquisa se caracteriza como sendo de natureza básica utilizando procedimentos de análise bibliográficas, fundamentados por teorias acerca da temática investigada. Nesse sentido, foi realizado um levantamento de teóricos que discutem o erro e suas implicações no aprendizado de conceitos matemáticos. Posteriormente, foi discutido sobre os obstáculos cognitivos a partir das teorias de Jean Piaget e Vygotsky. A partir do estudo feito, pode-se perceber que o erro é uma ferramenta de grande potencial para a aprendizagem de conceitos matemáticos, se trabalhado com atenção pelo mediador, uma vez que a fase entre a adequação de conceitos e o pleno entendimento destes é carregada de ideias que muitas vezes são impactadas por obstáculos cognitivos, mas que se direcionadas de maneira objetiva pelo orientador podem potencializar o aprendizado de conceitos matemáticos.
author_additional LEDOUX, Maria Lídia Paula
author_additionalStr LEDOUX, Maria Lídia Paula
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MORAES, Marcus Vinícius Freitas de
title O erro e suas implicações na construção de conceitos matemáticos
title_short O erro e suas implicações na construção de conceitos matemáticos
title_full O erro e suas implicações na construção de conceitos matemáticos
title_fullStr O erro e suas implicações na construção de conceitos matemáticos
title_full_unstemmed O erro e suas implicações na construção de conceitos matemáticos
title_sort o erro e suas implicações na construção de conceitos matemáticos
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4338
_version_ 1787155277109264384
score 11.753896