/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Saberes matemáticos de práticas informais: conhecimentos matemáticos informais usados no cultivo do açaí no Quilombo Oxalá de Jacundaí-Moju/PA
Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, é voltada para os saberes matemáticos informais no cultivo do açaí, tendo como objetivo identificar os conhecimentos da matemática escolar presentes na prática do cultivo do açaí no contexto da comunidade quilombola Oxalá de Jacundaí. Esta pe...
Autor principal: | CONCEIÇÃO, Redson Mendes da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6244 |
Resumo: |
---|
Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, é voltada para os saberes
matemáticos informais no cultivo do açaí, tendo como objetivo identificar os
conhecimentos da matemática escolar presentes na prática do cultivo do açaí no
contexto da comunidade quilombola Oxalá de Jacundaí. Esta pesquisa é de
abordagem qualitativa exploratória, esta apresenta características de um estudo de
caso, tendo como colaboradores um grupo formado por 10 produtores, da comunidade
quilombola Oxalá de Jacundaí do município de Moju – PA. As informações foram
constituídas pela observação in lócus da pesquisa e da entrevista com questões
semiestruturadas, tendo como principal informante, um morador da comunidade. A
fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa foi baseada nas leituras de tese,
dissertações e artigos acerca da Etnomatemática como uma área do conhecimento
de grupos sociais, conhecimento este que é a base das práticas informais. A pesquisa
apontou que ensinar matemática, a partir do conhecimento prático, na perspectiva de
não distanciar do cotidiano do aluno é uma forma de motivar o mesmo, por meio da
inserção de novas técnicas, na perspectiva de amenizar as dificuldades do aluno na
compreensão dos conteúdos, fazendo aproximação do conhecimento matemático
formal ao cotidiano do aluno, demonstrando que a matemática está presente no seu
dia a dia. Esperamos poder contribuir com a melhoria do ensino e aprendizagem dos
conhecimentos matemáticos por meio da aproximação dos conhecimentos
matemáticos utilizados fora da sala de aula com os conhecimentos matemáticos
ensinado dentro das salas de aula. |