Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Saberes matemáticos de práticas informais: conhecimentos matemáticos informais usados no cultivo do açaí no Quilombo Oxalá de Jacundaí-Moju/PA

Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, é voltada para os saberes matemáticos informais no cultivo do açaí, tendo como objetivo identificar os conhecimentos da matemática escolar presentes na prática do cultivo do açaí no contexto da comunidade quilombola Oxalá de Jacundaí. Esta pe...

ver descrição completa

Autor principal: CONCEIÇÃO, Redson Mendes da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6244
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6244
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62442023-09-29T13:51:30Z Saberes matemáticos de práticas informais: conhecimentos matemáticos informais usados no cultivo do açaí no Quilombo Oxalá de Jacundaí-Moju/PA CONCEIÇÃO, Redson Mendes da LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Etnomatemática Saberes matemáticos Práticas informais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, é voltada para os saberes matemáticos informais no cultivo do açaí, tendo como objetivo identificar os conhecimentos da matemática escolar presentes na prática do cultivo do açaí no contexto da comunidade quilombola Oxalá de Jacundaí. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa exploratória, esta apresenta características de um estudo de caso, tendo como colaboradores um grupo formado por 10 produtores, da comunidade quilombola Oxalá de Jacundaí do município de Moju – PA. As informações foram constituídas pela observação in lócus da pesquisa e da entrevista com questões semiestruturadas, tendo como principal informante, um morador da comunidade. A fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa foi baseada nas leituras de tese, dissertações e artigos acerca da Etnomatemática como uma área do conhecimento de grupos sociais, conhecimento este que é a base das práticas informais. A pesquisa apontou que ensinar matemática, a partir do conhecimento prático, na perspectiva de não distanciar do cotidiano do aluno é uma forma de motivar o mesmo, por meio da inserção de novas técnicas, na perspectiva de amenizar as dificuldades do aluno na compreensão dos conteúdos, fazendo aproximação do conhecimento matemático formal ao cotidiano do aluno, demonstrando que a matemática está presente no seu dia a dia. Esperamos poder contribuir com a melhoria do ensino e aprendizagem dos conhecimentos matemáticos por meio da aproximação dos conhecimentos matemáticos utilizados fora da sala de aula com os conhecimentos matemáticos ensinado dentro das salas de aula. 2023-09-28T16:09:00Z 2023-09-28T16:09:00Z 2022-11-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CONCEIÇÃO, Redson Mendes da. Saberes matemáticos de práticas informais: conhecimentos matemáticos informais usados no cultivo do açaí no Quilombo Oxalá de Jacundaí - Moju/ PA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6244. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6244 Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Etnomatemática
Saberes matemáticos
Práticas informais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Etnomatemática
Saberes matemáticos
Práticas informais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CONCEIÇÃO, Redson Mendes da
Saberes matemáticos de práticas informais: conhecimentos matemáticos informais usados no cultivo do açaí no Quilombo Oxalá de Jacundaí-Moju/PA
topic_facet Etnomatemática
Saberes matemáticos
Práticas informais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, é voltada para os saberes matemáticos informais no cultivo do açaí, tendo como objetivo identificar os conhecimentos da matemática escolar presentes na prática do cultivo do açaí no contexto da comunidade quilombola Oxalá de Jacundaí. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa exploratória, esta apresenta características de um estudo de caso, tendo como colaboradores um grupo formado por 10 produtores, da comunidade quilombola Oxalá de Jacundaí do município de Moju – PA. As informações foram constituídas pela observação in lócus da pesquisa e da entrevista com questões semiestruturadas, tendo como principal informante, um morador da comunidade. A fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa foi baseada nas leituras de tese, dissertações e artigos acerca da Etnomatemática como uma área do conhecimento de grupos sociais, conhecimento este que é a base das práticas informais. A pesquisa apontou que ensinar matemática, a partir do conhecimento prático, na perspectiva de não distanciar do cotidiano do aluno é uma forma de motivar o mesmo, por meio da inserção de novas técnicas, na perspectiva de amenizar as dificuldades do aluno na compreensão dos conteúdos, fazendo aproximação do conhecimento matemático formal ao cotidiano do aluno, demonstrando que a matemática está presente no seu dia a dia. Esperamos poder contribuir com a melhoria do ensino e aprendizagem dos conhecimentos matemáticos por meio da aproximação dos conhecimentos matemáticos utilizados fora da sala de aula com os conhecimentos matemáticos ensinado dentro das salas de aula.
author_additional LEDOUX, Maria Lídia Paula
author_additionalStr LEDOUX, Maria Lídia Paula
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CONCEIÇÃO, Redson Mendes da
title Saberes matemáticos de práticas informais: conhecimentos matemáticos informais usados no cultivo do açaí no Quilombo Oxalá de Jacundaí-Moju/PA
title_short Saberes matemáticos de práticas informais: conhecimentos matemáticos informais usados no cultivo do açaí no Quilombo Oxalá de Jacundaí-Moju/PA
title_full Saberes matemáticos de práticas informais: conhecimentos matemáticos informais usados no cultivo do açaí no Quilombo Oxalá de Jacundaí-Moju/PA
title_fullStr Saberes matemáticos de práticas informais: conhecimentos matemáticos informais usados no cultivo do açaí no Quilombo Oxalá de Jacundaí-Moju/PA
title_full_unstemmed Saberes matemáticos de práticas informais: conhecimentos matemáticos informais usados no cultivo do açaí no Quilombo Oxalá de Jacundaí-Moju/PA
title_sort saberes matemáticos de práticas informais: conhecimentos matemáticos informais usados no cultivo do açaí no quilombo oxalá de jacundaí-moju/pa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6244
_version_ 1787238480233889792
score 11.753735