Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Proposição de uso do Scratch para o ensino de operações básicas no 6º ano do ensino fundamental

The central proposal of this work is to develop an educational game using the Scratch software, with the aim of strengthening the learning of the four Mathematical operations among Elementary School students. The game was designed with the aim of stimulating student engagement, increasing thei...

ver descrição completa

Autor principal: GOMES, Adhir Araken dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7097
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7097
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-70972024-08-07T03:02:21Z Proposição de uso do Scratch para o ensino de operações básicas no 6º ano do ensino fundamental GOMES, Adhir Araken dos Santos NUNES, Renato Germano Reis http://lattes.cnpq.br/4662907821707953 https://orcid.org/0000-0001-7052-2152 Jogos digitais Ensino da matemática Scratch Digital games Teaching mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The central proposal of this work is to develop an educational game using the Scratch software, with the aim of strengthening the learning of the four Mathematical operations among Elementary School students. The game was designed with the aim of stimulating student engagement, increasing their motivation and understanding of mathematical concepts. The process of this work will unfold in two fundamental stages. Initially, a phase will be dedicated to creating the game, followed by the second phase, which will consist of proposing its application to 6th year students. To support this initiative, basic descriptive research was conducted, based on Seymour Papert's theory of Constructionism, which emphasizes the importance of players themselves building their knowledge. Through interaction with digital games, a notable increase in students' motivation, concentration and ability to solve mathematical problems is observed. Additionally, this approach is effective in promoting a more positive relationship with the subject of Mathematics, contributing to a more engaging and meaningful learning environment. A proposta central deste trabalho é desenvolver um jogo educativo utilizando o software Scratch, com o intuito de fortalecer o aprendizado das quatros operações Matemáticas entre os estudantes do Ensino Fundamental Maior. O jogo foi concebido com o objetivo de estimular o engajamento dos estudantes, ampliando sua motivação e compreensão em relação aos conceitos matemáticos. O processo deste trabalho se desdobrará em duas etapas fundamentais. Inicialmente, será dedicada uma fase à criação do jogo, seguida pela segunda fase, que consistirá na proposição da sua aplicação aos estudantes do 6º ano. Para embasar essa iniciativa, foi conduzida uma pesquisa básica descritiva, fundamentada na teoria do Construcionismo de Seymour Papert, que enfatiza a importância dos próprios jogadores construírem seus conhecimentos. Através da interação com os jogos digitais, observa-se uma notável elevação na motivação, concentração e habilidade dos estudantes em resolver problemas matemáticos. Adicionalmente, essa abordagem se mostra eficaz na promoção de uma relação mais positiva com a disciplina de Matemática, contribuindo para um ambiente de aprendizado mais envolvente e significativo. 2024-08-06T15:56:54Z 2024-08-06T15:56:54Z 2024-02-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GOMES, Adhir Araken dos Santos. Proposição de uso do Scratch para o ensino de operações básicas no 6º ano do ensino fundamental. Orientador: Renato Germano Reis Nunes. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7097. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7097 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Jogos digitais
Ensino da matemática
Scratch
Digital games
Teaching mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Jogos digitais
Ensino da matemática
Scratch
Digital games
Teaching mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
GOMES, Adhir Araken dos Santos
Proposição de uso do Scratch para o ensino de operações básicas no 6º ano do ensino fundamental
topic_facet Jogos digitais
Ensino da matemática
Scratch
Digital games
Teaching mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The central proposal of this work is to develop an educational game using the Scratch software, with the aim of strengthening the learning of the four Mathematical operations among Elementary School students. The game was designed with the aim of stimulating student engagement, increasing their motivation and understanding of mathematical concepts. The process of this work will unfold in two fundamental stages. Initially, a phase will be dedicated to creating the game, followed by the second phase, which will consist of proposing its application to 6th year students. To support this initiative, basic descriptive research was conducted, based on Seymour Papert's theory of Constructionism, which emphasizes the importance of players themselves building their knowledge. Through interaction with digital games, a notable increase in students' motivation, concentration and ability to solve mathematical problems is observed. Additionally, this approach is effective in promoting a more positive relationship with the subject of Mathematics, contributing to a more engaging and meaningful learning environment.
author_additional NUNES, Renato Germano Reis
author_additionalStr NUNES, Renato Germano Reis
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author GOMES, Adhir Araken dos Santos
title Proposição de uso do Scratch para o ensino de operações básicas no 6º ano do ensino fundamental
title_short Proposição de uso do Scratch para o ensino de operações básicas no 6º ano do ensino fundamental
title_full Proposição de uso do Scratch para o ensino de operações básicas no 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr Proposição de uso do Scratch para o ensino de operações básicas no 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Proposição de uso do Scratch para o ensino de operações básicas no 6º ano do ensino fundamental
title_sort proposição de uso do scratch para o ensino de operações básicas no 6º ano do ensino fundamental
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7097
_version_ 1829093066080780288
score 11.755432