/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação de jovens e adultos: o que atravessa as aulas de matemática no ensinar - aprender
A presente pesquisa teve como objetivo investigar: o que atravessa as aulas de Matemática na Educação de Jovens e Adultos no ensinar-aprender Matemática, observando e interagindo com o cotidiano de uma turma da EJA. Para realização da pesquisa, elegemos a turma em que realizei a disciplina Est...
Autor principal: | SANTOS, Vitor Manoel Gomes dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7340 |
Resumo: |
---|
A presente pesquisa teve como objetivo investigar: o que atravessa as aulas de
Matemática na Educação de Jovens e Adultos no ensinar-aprender Matemática,
observando e interagindo com o cotidiano de uma turma da EJA. Para realização
da pesquisa, elegemos a turma em que realizei a disciplina Estágio Supervisionado
III, realizada na Escola E. M. E. F, Castanhal/PA. Inicialmente, começamos com as
observações sem nenhum tipo de interação com a turma, com o intuito de
identificar aspectos empíricos, após esse período inicial começamos com as
conversações e interações para com a turma e o professor. Em seguida, utilizamos
falácias dos alunos e do professor para extrairmos informações relevantes. Como
metodologia escolhemos o método qualitativo em uma abordagem
fenomenológica. A priori, evidenciou-se, que as aulas na EJA, por se tratar de uma
modalidade de ensino diferenciadas, seja em sua duração, ou em sua organização.
A juvenilização presente nas salas de aula da EJA é perceptível e com ela há a
interação entre gerações, resultando em uma troca de saberes para além dos
conhecimentos científicos. |