Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Etnomatemática: relações matemáticas de feirantes e conteúdos escolares

A presente pesquisa objetivou discutir a relação do ensinar-aprender a Matemática e os conhecimentos matemáticos de feirantes e agricultores-comerciantes da agrovila do Cupiúba. Sob a perspectiva da Etnomatemática procurou entender as práticas socioculturais a partir do questionamento: que prát...

ver descrição completa

Autor principal: BARROS, Bruno Ricardo de Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7349
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7349
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73492024-10-15T03:02:46Z Etnomatemática: relações matemáticas de feirantes e conteúdos escolares BARROS, Bruno Ricardo de Souza GONÇALVES, Kátia Liége Nunes http://lattes.cnpq.br/5132791406240062 Etnomatemática Práticas socioculturais Matemática escolarizada Conhecimento matemático Feirantes CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA A presente pesquisa objetivou discutir a relação do ensinar-aprender a Matemática e os conhecimentos matemáticos de feirantes e agricultores-comerciantes da agrovila do Cupiúba. Sob a perspectiva da Etnomatemática procurou entender as práticas socioculturais a partir do questionamento: que práticas matemáticas e conhecimentos matemáticos escolarizados se estabelecem pelos/as feirantes da feira da Ceasa e dos feirantes e/ou agricultores da Agrovila do Cupiúba do município de Castanhal-Pa? Foram sujeitos da pesquisa cinco feirantes e/ou agricultores, sendo dois da agrovila do Cupiúba e três da feira da Ceasa, área urbana de Castanhal. Vale destacar que durante a realização da pesquisa, o grupo de feirantes estava em plena jornada de trabalho. Para produção de dados foram empregados dois instrumentos: primeiramente, entrevista e as anotações a partir de observações. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, na qual o pesquisador explora questões relacionadas aos sujeitos pesquisados, além disso, caracteriza-se por ser caráter exploratório, uma vez que busca investigar os conhecimentos matemáticos de um determinado grupo. A utilização da Etnomatemática como abordagem de ensino se torna ainda mais clara e relevante, destacando a importância de aproximar os conhecimentos matemáticos que comparecem nas práticas socioculturais e aos conteúdos curriculares discutidos em aulas de Matemática. 2024-10-14T21:36:01Z 2024-10-14T21:36:01Z 2023-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BARROS, Bruno Ricardo de Souza. Etnomatemática: relações matemáticas de feirantes e conteúdos escolares. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7349. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7349 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Etnomatemática
Práticas socioculturais
Matemática escolarizada
Conhecimento matemático
Feirantes
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Etnomatemática
Práticas socioculturais
Matemática escolarizada
Conhecimento matemático
Feirantes
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
BARROS, Bruno Ricardo de Souza
Etnomatemática: relações matemáticas de feirantes e conteúdos escolares
topic_facet Etnomatemática
Práticas socioculturais
Matemática escolarizada
Conhecimento matemático
Feirantes
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description A presente pesquisa objetivou discutir a relação do ensinar-aprender a Matemática e os conhecimentos matemáticos de feirantes e agricultores-comerciantes da agrovila do Cupiúba. Sob a perspectiva da Etnomatemática procurou entender as práticas socioculturais a partir do questionamento: que práticas matemáticas e conhecimentos matemáticos escolarizados se estabelecem pelos/as feirantes da feira da Ceasa e dos feirantes e/ou agricultores da Agrovila do Cupiúba do município de Castanhal-Pa? Foram sujeitos da pesquisa cinco feirantes e/ou agricultores, sendo dois da agrovila do Cupiúba e três da feira da Ceasa, área urbana de Castanhal. Vale destacar que durante a realização da pesquisa, o grupo de feirantes estava em plena jornada de trabalho. Para produção de dados foram empregados dois instrumentos: primeiramente, entrevista e as anotações a partir de observações. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, na qual o pesquisador explora questões relacionadas aos sujeitos pesquisados, além disso, caracteriza-se por ser caráter exploratório, uma vez que busca investigar os conhecimentos matemáticos de um determinado grupo. A utilização da Etnomatemática como abordagem de ensino se torna ainda mais clara e relevante, destacando a importância de aproximar os conhecimentos matemáticos que comparecem nas práticas socioculturais e aos conteúdos curriculares discutidos em aulas de Matemática.
author_additional GONÇALVES, Kátia Liége Nunes
author_additionalStr GONÇALVES, Kátia Liége Nunes
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BARROS, Bruno Ricardo de Souza
title Etnomatemática: relações matemáticas de feirantes e conteúdos escolares
title_short Etnomatemática: relações matemáticas de feirantes e conteúdos escolares
title_full Etnomatemática: relações matemáticas de feirantes e conteúdos escolares
title_fullStr Etnomatemática: relações matemáticas de feirantes e conteúdos escolares
title_full_unstemmed Etnomatemática: relações matemáticas de feirantes e conteúdos escolares
title_sort etnomatemática: relações matemáticas de feirantes e conteúdos escolares
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7349
_version_ 1829093042847481856
score 11.753896