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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Etnomatemática: relações matemáticas de feirantes e conteúdos escolares
A presente pesquisa objetivou discutir a relação do ensinar-aprender a Matemática e os conhecimentos matemáticos de feirantes e agricultores-comerciantes da agrovila do Cupiúba. Sob a perspectiva da Etnomatemática procurou entender as práticas socioculturais a partir do questionamento: que prát...
Autor principal: | BARROS, Bruno Ricardo de Souza |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73492024-10-15T03:02:46Z Etnomatemática: relações matemáticas de feirantes e conteúdos escolares BARROS, Bruno Ricardo de Souza GONÇALVES, Kátia Liége Nunes http://lattes.cnpq.br/5132791406240062 Etnomatemática Práticas socioculturais Matemática escolarizada Conhecimento matemático Feirantes CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA A presente pesquisa objetivou discutir a relação do ensinar-aprender a Matemática e os conhecimentos matemáticos de feirantes e agricultores-comerciantes da agrovila do Cupiúba. Sob a perspectiva da Etnomatemática procurou entender as práticas socioculturais a partir do questionamento: que práticas matemáticas e conhecimentos matemáticos escolarizados se estabelecem pelos/as feirantes da feira da Ceasa e dos feirantes e/ou agricultores da Agrovila do Cupiúba do município de Castanhal-Pa? Foram sujeitos da pesquisa cinco feirantes e/ou agricultores, sendo dois da agrovila do Cupiúba e três da feira da Ceasa, área urbana de Castanhal. Vale destacar que durante a realização da pesquisa, o grupo de feirantes estava em plena jornada de trabalho. Para produção de dados foram empregados dois instrumentos: primeiramente, entrevista e as anotações a partir de observações. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, na qual o pesquisador explora questões relacionadas aos sujeitos pesquisados, além disso, caracteriza-se por ser caráter exploratório, uma vez que busca investigar os conhecimentos matemáticos de um determinado grupo. A utilização da Etnomatemática como abordagem de ensino se torna ainda mais clara e relevante, destacando a importância de aproximar os conhecimentos matemáticos que comparecem nas práticas socioculturais e aos conteúdos curriculares discutidos em aulas de Matemática. 2024-10-14T21:36:01Z 2024-10-14T21:36:01Z 2023-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BARROS, Bruno Ricardo de Souza. Etnomatemática: relações matemáticas de feirantes e conteúdos escolares. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7349. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7349 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
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A presente pesquisa objetivou discutir a relação do ensinar-aprender a Matemática
e os conhecimentos matemáticos de feirantes e agricultores-comerciantes da
agrovila do Cupiúba. Sob a perspectiva da Etnomatemática procurou entender as
práticas socioculturais a partir do questionamento: que práticas matemáticas e
conhecimentos matemáticos escolarizados se estabelecem pelos/as feirantes da
feira da Ceasa e dos feirantes e/ou agricultores da Agrovila do Cupiúba do
município de Castanhal-Pa? Foram sujeitos da pesquisa cinco feirantes e/ou
agricultores, sendo dois da agrovila do Cupiúba e três da feira da Ceasa, área
urbana de Castanhal. Vale destacar que durante a realização da pesquisa, o grupo
de feirantes estava em plena jornada de trabalho. Para produção de dados foram
empregados dois instrumentos: primeiramente, entrevista e as anotações a partir
de observações. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, na qual o
pesquisador explora questões relacionadas aos sujeitos pesquisados, além disso,
caracteriza-se por ser caráter exploratório, uma vez que busca investigar os
conhecimentos matemáticos de um determinado grupo. A utilização da
Etnomatemática como abordagem de ensino se torna ainda mais clara e relevante,
destacando a importância de aproximar os conhecimentos matemáticos que
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