/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
TIC: as contribuições do sistema de informação para a educação
O objetivo do presente artigo é analisar as principais contribuições do Sistema de Informação da TIC para a educação. A metodologia adotada foi a abordagem teórica qualitativa, centrada na pesquisa bibliográfica, cuja revisão de um conjunto de autores permitiu definir as categorias de estudo. Os...
Autor principal: | COSTA, Jonathan Moreira da |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7405 |
Resumo: |
---|
O objetivo do presente artigo é analisar as principais contribuições do Sistema de Informação
da TIC para a educação. A metodologia adotada foi a abordagem teórica qualitativa, centrada
na pesquisa bibliográfica, cuja revisão de um conjunto de autores permitiu definir as categorias
de estudo. Os resultados revelaram que o Sistema de Informação, proporcionado pela TIC, seja
uma ferramenta fundamental para alterar a dinâmica e a qualidade das atividades na educação
e que, depois destas informações armazenadas, são convertidas em dados confiáveis para
atender fins educativos. Concluímos que o Sistema de Informação da TIC contribui para
subsidiar na melhoria de processos nas atividades (pedagógicas e administrativas), como
estratégia para melhorar a dinâmica e a qualidade da educação, ainda que para isso seja
necessária a atualização dos educadores, capacitando-os para o uso dessa tecnologia, visando a
construção de novas possibilidades metodológicas, com foco na maior aprendizagem do aluno.
Constatamos também outros desafios que a educação enfrenta para firmar o uso da TIC na
educação. |