Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Revisão da literatura no ensino da eletrostática por meio das TIC’s: como isso vem acontecendo durante os últimos cinco anos

This work aims to conduct a literature review on the inclusion and use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the teaching of electrostatics in high school over the past five years. The objective is to understand how the use of these tools has influenced the teaching of electrostati...

ver descrição completa

Autor principal: ASSUNÇÃO, Rodrigo de sousa
Grau: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7436
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7436
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-74362024-11-19T03:02:35Z Revisão da literatura no ensino da eletrostática por meio das TIC’s: como isso vem acontecendo durante os últimos cinco anos ASSUNÇÃO, Rodrigo de sousa ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz http://lattes.cnpq.br/6114447007933261 0000-0003-2423-797X Ensino da Eletrostática Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) Ensino Médio Aprendizagem Electrostatics Teaching Information and Communication Technologies (ICTs) High School Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA This work aims to conduct a literature review on the inclusion and use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the teaching of electrostatics in high school over the past five years. The objective is to understand how the use of these tools has influenced the teaching of electrostatics and how they can be better integrated to promote more effective learning. The research will include analyses of empirical studies from the literature review, featuring various types of texts available on platforms such as Journals, Google Scholar, and SciELO, in order to provide a comprehensive view of the current state of ICT teaching in electrostatics. The review highlights the extensive use and benefits of Information and Communication Technologies (ICTs) in the teaching of electrostatics, showing significant advances in the past five years. The use of virtual simulations and online platforms has provided a deeper understanding of electrostatic concepts, promoting active and collaborative learning. Although there is progress, challenges such as insufficient technological infrastructure and teacher resistance still need to be overcome. Personalized teaching and the implementation of adaptive systems are promising areas for future research and developments, aiming to maximize the potential of ICTs in electrostatics education. O presente trabalho se trata de um ensaio e realização de revisão da literatura sobre a inclusão e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da eletrostática no Ensino Médio no período de 2019 a 2024. Neste sentido, o trabalho busca compreender o impacto da utilização dessas ferramentas no ensino da eletrostática e de que maneira ela pode ser melhor integrada. Para tanto, a pesquisa buscou analisar estudos empíricos de revisões através de vários tipos de textos oferecidos através das plataformas: Periódicos, Google acadêmico e SciELO a fim de fornecer uma compreensão ampla da relação entre TIC’s e a eletrostática no período pedagógico abordado. A revisão destaca a ampla utilização e os benefícios das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no ensino da eletrostática, mostrando avanços significativos nos últimos cinco anos. O uso de simulações virtuais e plataformas online tem proporcionado uma compreensão mais profunda dos conceitos eletrostáticos, promovendo a aprendizagem ativa e colaborativa. Embora haja progresso, desafios como infraestrutura tecnológica insuficiente e resistência dos professores ainda precisam ser superados. A personalização do ensino e a implementação de sistemas adaptativos são áreas promissoras para futuras pesquisas e desenvolvimentos, visando maximizar o potencial das TIC’s na educação em eletrostática. 2024-11-18T14:40:26Z 2024-11-18T14:40:26Z 2024-08-02 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia ASSUNÇÃO, Rodrigo de Sousa. Revisão da literatura no ensino da eletrostática por meio das TIC’s: como isso vem acontecendo durante os últimos cinco anos. Orientadora: Lília Cristina dos Santos Diniz Alves. 2024. 30 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Física) – Faculdade de Física, Campus Universitário de Salinópolis, Universidade Federal do Pará, Salinópolis, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7436. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7436 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino da Eletrostática
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s)
Ensino Médio
Aprendizagem
Electrostatics Teaching
Information and Communication Technologies (ICTs)
High School
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Ensino da Eletrostática
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s)
Ensino Médio
Aprendizagem
Electrostatics Teaching
Information and Communication Technologies (ICTs)
High School
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
ASSUNÇÃO, Rodrigo de sousa
Revisão da literatura no ensino da eletrostática por meio das TIC’s: como isso vem acontecendo durante os últimos cinco anos
topic_facet Ensino da Eletrostática
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s)
Ensino Médio
Aprendizagem
Electrostatics Teaching
Information and Communication Technologies (ICTs)
High School
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description This work aims to conduct a literature review on the inclusion and use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the teaching of electrostatics in high school over the past five years. The objective is to understand how the use of these tools has influenced the teaching of electrostatics and how they can be better integrated to promote more effective learning. The research will include analyses of empirical studies from the literature review, featuring various types of texts available on platforms such as Journals, Google Scholar, and SciELO, in order to provide a comprehensive view of the current state of ICT teaching in electrostatics. The review highlights the extensive use and benefits of Information and Communication Technologies (ICTs) in the teaching of electrostatics, showing significant advances in the past five years. The use of virtual simulations and online platforms has provided a deeper understanding of electrostatic concepts, promoting active and collaborative learning. Although there is progress, challenges such as insufficient technological infrastructure and teacher resistance still need to be overcome. Personalized teaching and the implementation of adaptive systems are promising areas for future research and developments, aiming to maximize the potential of ICTs in electrostatics education.
author_additional ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz
author_additionalStr ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz
format Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
author ASSUNÇÃO, Rodrigo de sousa
title Revisão da literatura no ensino da eletrostática por meio das TIC’s: como isso vem acontecendo durante os últimos cinco anos
title_short Revisão da literatura no ensino da eletrostática por meio das TIC’s: como isso vem acontecendo durante os últimos cinco anos
title_full Revisão da literatura no ensino da eletrostática por meio das TIC’s: como isso vem acontecendo durante os últimos cinco anos
title_fullStr Revisão da literatura no ensino da eletrostática por meio das TIC’s: como isso vem acontecendo durante os últimos cinco anos
title_full_unstemmed Revisão da literatura no ensino da eletrostática por meio das TIC’s: como isso vem acontecendo durante os últimos cinco anos
title_sort revisão da literatura no ensino da eletrostática por meio das tic’s: como isso vem acontecendo durante os últimos cinco anos
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7436
_version_ 1829093109400600576
score 11.753735