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Dissertação
O planejamento como dispositivo de tecnologia assistiva no ensino médio: agenciamentos possíveis entre professor e intérprete educacional de Libras na prática pedagógica com alunos surdos
Pensar na escola como um ambiente plural já não é nenhuma novidade, ainda mais em momentos hodiernos em que muito se tem falado sobre a inclusão, o que faz direcionar o diálogo para a problemática da garantia de uma proposta realmente inclusiva. Portanto, visando o planejamento e agenciamentos entre...
Autor principal: | Morais, Jéssica Amaral |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1868467144526002, https://orcid.org/0009-0002-9962-3429 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10106 |
Resumo: |
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Pensar na escola como um ambiente plural já não é nenhuma novidade, ainda mais em momentos hodiernos em que muito se tem falado sobre a inclusão, o que faz direcionar o diálogo para a problemática da garantia de uma proposta realmente inclusiva. Portanto, visando o planejamento e agenciamentos entre professores e intérpretes educacionais de LIBRAS que esta pesquisa teve como metodologia a cartografia deleuzo-guattariana dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari que apresentam uma outra forma de pesquisar com ênfase no processo e não em objetivos a priori, como uma verdade constante a ser encontrada, isso consiste em deslocar os conceitos dessa filosofia sem tomá-los como verdades absolutas, mas como intercessores que incitam-nos a indagações potentes para além das verdades cristalizadas das representações, nos convocando a criarmos nosso próprio dispositivo singular de pesquisa. É a partir dessa provocação metodológica que perguntamos “Como professores do ensino médio de uma escola estadual de Manaus planejam o atendimento dos alunos surdos de classes inclusivas de modo que possam proporcionar equidade na aprendizagem entre surdos e ouvintes? Nosso objetivo, portanto, foi problematizar sobre o modus operandi com que os professores executam os componentes curriculares do Ensino de Ciências e matemática para a classe inclusiva de alunos surdos do Ensino Médio como um dispositivo de tecnologia assistiva, que, através de diário de campo, questionários on-line, feedbacks de oficinas e minicursos na escola, pudemos desenhar o panorama de como se dava o planejamento inclusivo na escola personagem da pesquisa e quais pistas para pensar um dispositivo que melhor suprisse a demanda dos professores e intérpretes que, consequentemente, ajudaria no processo educativo dos alunos surdos. |