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Dissertação
Experiências formativas interdisciplinares com a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: propostas para romper a fragmentação do conhecimento
Esta pesquisa tem como temática as experiências formativas interdisciplinares com a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: propostas para romper a fragmentação do conhecimento. Tem como foco principal compreender como um processo reflexivo pode motivar os professores a pensar...
Autor principal: | Barbosa, Maurício Cordeiro |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7058237383699064, https://orcid.org/0009-0006-4040-6138 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10430 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-104302024-10-18T05:05:43Z Experiências formativas interdisciplinares com a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: propostas para romper a fragmentação do conhecimento Interdisciplinary training experiences with Physical Education in the early years of Elementary School: proposals to break the fragmentation of knowledge Barbosa, Maurício Cordeiro Oliveira, Victor José Machado de http://lattes.cnpq.br/7058237383699064 http://lattes.cnpq.br/7335514115153220 Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de Barros, João Luiz da Costa https://orcid.org/0009-0006-4040-6138 . . . CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA Educação Física Escolar Práticas pedagógicas Interdisciplinaridade Esta pesquisa tem como temática as experiências formativas interdisciplinares com a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: propostas para romper a fragmentação do conhecimento. Tem como foco principal compreender como um processo reflexivo pode motivar os professores a pensarem possibilidades de ensino interdisciplinar na escola envolvendo a Educação Física. De modo particular, objetivou-se mapear as ações e intenções interdisciplinares na escola que podem envolver a Educação Física; refletir sobre a (não) presença da interdisciplinaridade no ato de ensinar/aprender; e construir um caderno pedagógico que possibilite um processo reflexivo sobre o processo do ensino interdisciplinar envolvendo a Educação Física. Optou-se por uma investigação de natureza qualitativa a partir de uma abordagem reflexiva, apoiada na realização de um grupo focal com os professores de Educação Física e mais quatro professores de outros componentes curriculares participantes de ações interdisciplinares na escola lócus da pesquisa: uma escola estadual situada na Coordenadoria Distrital de Educação 4, da rede estadual de ensino do Amazonas. A discussão teórica problematizou a forma como o ensino se constituiu disciplinarmente e fragmentado, assim como, a busca por sua superação nas questões relacionadas ao contexto da Educação Física numa perspectiva lúdica, sociocultural e interdisciplinar. Os teóricos que subsidiam os nossos argumentos são autores, cujos trabalhos tratam das questões relacionadas à educação, à interdisciplinaridade, à pedagogia interdisciplinar e à Educação Física, dentre os quais, destacamos os estudos de: Castellani Filho (2007); Darido e Neira (2005; 2012), Fazenda (2011, 2013; 2014), Freire (1987; 2017), Girardelli Junior (2021), Japiassú (1972; 1976), Libâneo (1994), Lück (2018), Saviani (2018, 2020; 2021), Morin (2005; 2007; 2020). Os resultados evidenciam que a perspectiva interdisciplinar encontra limitações para o seu desenvolvimento no ambiente escolar, porém, ela pode acontecer por meio de ações e projetos educacionais, quando as condições organizacionais e curriculares permitem o encontro e a integração dos professores. Assim, é necessário o planejamento curricular da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por favorecer o desenvolvimento das práticas corporais relacionadas à cultura corporal do movimento em uma perspectiva interdisciplinar, relevante para o contexto do ensino e para a vida diária dos estudantes. Isso nos permite ressaltar a importância da interdisciplinaridade, as limitações nos atos de ensinar e aprender e sobre a atuação do professor de Educação Física. Também, nos provoca reflexões acerca da escola, da Educação Física e da formação do ser humano em sociedade. O produto educacional associado à dissertação constitui-se de um caderno pedagógico, cuja proposta é motivar os professores de Educação Física a refletirem sobre os processos de ensino e aprendizagem na perspectiva interdisciplinar, considerando questões que envolvem propostas para romper com a fragmentação do conhecimento. Concluímos que ainda parecemos estar longe da concretização dos processos interdisciplinares na escola, mas, é o processo da busca que nos permite vislumbrar o paradigma emergente da complexidade da vida, que nos anima a seguir em frente. This research has as its theme interdisciplinary training experiences with Physical Education in the early years of Elementary School: proposals to break the fragmentation of knowledge. Its main focus is to understand how a reflective process can motivate teachers to think about possibilities for interdisciplinary teaching at school involving Physical Education. In particular, the objective was to map interdisciplinary actions and intentions at school that may involve Physical Education; reflect on the (non) presence of interdisciplinarity in the act of teaching/learning and build a pedagogical notebook that enables a reflective process on the process of interdisciplinary teaching involving Physical Education. We opted for a qualitative investigation based on a reflective approach, supported by a focus group with Physical Education teachers and four other teachers from other curricular components participating in interdisciplinary actions at the school where the research was carried out: a state school located in the District Education Coordination 4, of the Amazonas state education network. The theoretical discussion problematized the way in which teaching was constituted disciplinary and fragmented, as well as the search for overcoming issues related to the context of Physical Education in a playful, sociocultural and interdisciplinary perspective. The theorists who support our arguments are authors whose works deal with issues related to education, interdisciplinarity, interdisciplinary pedagogy and Physical Education, among which we highlight the studies of: Castellani Filho (2007); Darido and Neira (2005; 2012), Fazenda (2011, 2013; 2014), Freire (1987; 2017), Girardelli Junior (2021), Japiassú (1972; 1976), Libâneo (1994), Lück (2018), Saviani ( 2018, 2020; 2021), Morin (2005; 2007; 2020). The results show that the interdisciplinary perspective has limitations for its development in the school environment, however, it can happen through educational actions and projects, when the organizational and curricular conditions allow the meeting and integration of teachers. Therefore, curricular planning for Physical Education in the initial years of Elementary School is necessary, as it favors the development of bodily practices related to the body culture of movement in an interdisciplinary perspective, relevant to the teaching context and the daily lives of students. This allows us to highlight the importance of interdisciplinarity, the limitations in the acts of teaching and learning and the role of the Physical Education teacher. It also provokes reflections on school, Physical Education and the formation of human beings in society. The educational product associated with the dissertation consists of a pedagogical notebook, whose purpose is to motivate Physical Education teachers to reflect on the teaching and learning process from an interdisciplinary perspective, considering issues that involve proposals to break with the fragmentation of knowledge. We conclude that we still seem to be far from achieving interdisciplinary processes at school, but it is the search process that allows us to glimpse the emerging paradigm of the complexity of life, which encourages us to move forward. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Nada a declarar! 2024-10-17T21:43:54Z 2024-03-18 Dissertação BARBOSA, Mauricio Cordeiro. Experiências formativas interdisciplinares com a Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: proposta para romper a fragmentação do conhecimento. 2024. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10430 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Física e Fisioterapia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação Física |
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Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: propostas para romper a
fragmentação do conhecimento. Tem como foco principal compreender como um
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interdisciplinar na escola envolvendo a Educação Física. De modo particular,
objetivou-se mapear as ações e intenções interdisciplinares na escola que podem
envolver a Educação Física; refletir sobre a (não) presença da interdisciplinaridade no
ato de ensinar/aprender; e construir um caderno pedagógico que possibilite um
processo reflexivo sobre o processo do ensino interdisciplinar envolvendo a Educação
Física. Optou-se por uma investigação de natureza qualitativa a partir de uma
abordagem reflexiva, apoiada na realização de um grupo focal com os professores de
Educação Física e mais quatro professores de outros componentes curriculares
participantes de ações interdisciplinares na escola lócus da pesquisa: uma escola
estadual situada na Coordenadoria Distrital de Educação 4, da rede estadual de
ensino do Amazonas. A discussão teórica problematizou a forma como o ensino se
constituiu disciplinarmente e fragmentado, assim como, a busca por sua superação
nas questões relacionadas ao contexto da Educação Física numa perspectiva lúdica,
sociocultural e interdisciplinar. Os teóricos que subsidiam os nossos argumentos são
autores, cujos trabalhos tratam das questões relacionadas à educação, à
interdisciplinaridade, à pedagogia interdisciplinar e à Educação Física, dentre os
quais, destacamos os estudos de: Castellani Filho (2007); Darido e Neira (2005;
2012), Fazenda (2011, 2013; 2014), Freire (1987; 2017), Girardelli Junior (2021),
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Morin (2005; 2007; 2020). Os resultados evidenciam que a perspectiva interdisciplinar
encontra limitações para o seu desenvolvimento no ambiente escolar, porém, ela pode
acontecer por meio de ações e projetos educacionais, quando as condições
organizacionais e curriculares permitem o encontro e a integração dos professores.
Assim, é necessário o planejamento curricular da Educação Física nos anos iniciais
do Ensino Fundamental, por favorecer o desenvolvimento das práticas corporais
relacionadas à cultura corporal do movimento em uma perspectiva interdisciplinar,
relevante para o contexto do ensino e para a vida diária dos estudantes. Isso nos
permite ressaltar a importância da interdisciplinaridade, as limitações nos atos de
ensinar e aprender e sobre a atuação do professor de Educação Física. Também, nos
provoca reflexões acerca da escola, da Educação Física e da formação do ser humano
em sociedade. O produto educacional associado à dissertação constitui-se de um
caderno pedagógico, cuja proposta é motivar os professores de Educação Física a
refletirem sobre os processos de ensino e aprendizagem na perspectiva
interdisciplinar, considerando questões que envolvem propostas para romper com a
fragmentação do conhecimento. Concluímos que ainda parecemos estar longe da
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