Dissertação

A História da Arte : Jogo pedagógico como proposta para facilitar a aprendizagem na 1ª Série do Ensino Médio

Esta pesquisa apresenta uma proposta de ferramenta pedagógica para ser aplicada em aulas de Arte na 1ª série do Ensino Médio. Ela tem como objetivo contribuir para a aprendizagem dos estudantes sobre movimentos artísticos e culturais, utilizando, em salas de aula, o jogo produzido durante o processo...

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Autor principal: Conceição, Alysson Sullivan Reina da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9684758164870135
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10567
Resumo:
Esta pesquisa apresenta uma proposta de ferramenta pedagógica para ser aplicada em aulas de Arte na 1ª série do Ensino Médio. Ela tem como objetivo contribuir para a aprendizagem dos estudantes sobre movimentos artísticos e culturais, utilizando, em salas de aula, o jogo produzido durante o processo de pesquisa. Busca-se responder à seguinte pergunta: aplicar jogo pedagógico em aulas de Arte, no Ensino Médio, facilita a aprendizagem sobre História da Arte? A relevância desta pesquisa está na apresentação de uma ferramenta pedagógica que visa compilar a História da Arte, e por sua prática, reforçar, nos estudantes, aprendizagens relacionadas à História da Arte, que colaborem para o Ensino de Artes na educação básica do Estado; contribua para a práxis de arte-educadores e para minha própria práxis docente. Por fim, ainda promover uma estrutura de protótipo que contribua para futuras pesquisas acerca de materiais pedagógicos. A metodologia empregada é a Design-Based Research – DBR (Pesquisa de Desenvolvimento) para a criação do jogo pedagógico visando resultados de âmbito social e comunitário educacional. As abordagens empregadas foram a de Cecília Almeida Salles para o movimento criador e a de Camila da Rosa Medeiros para a ação do jogo dentro da perspectiva de jogos cooperativos. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica para o referencial teórico, a pesquisa descritiva para estudar a variável entre os sujeitos da investigação e a pesquisa ex-post-facto para avaliar o fator correlacional ou causa-efeito decorrente do uso do jogo pedagógico. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da Escola Estadual Deputado Josué Cláudio de Souza, em Manaus-AM, com alunos da etapa final da Educação Básica - o ensino médio. Ao final, apresenta-se, como resultado deste trabalho, o modelo do jogo pedagógico com suas características e funcionalidades.