Dissertação

A História da Arte : Jogo pedagógico como proposta para facilitar a aprendizagem na 1ª Série do Ensino Médio

Esta pesquisa apresenta uma proposta de ferramenta pedagógica para ser aplicada em aulas de Arte na 1ª série do Ensino Médio. Ela tem como objetivo contribuir para a aprendizagem dos estudantes sobre movimentos artísticos e culturais, utilizando, em salas de aula, o jogo produzido durante o processo...

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Autor principal: Conceição, Alysson Sullivan Reina da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9684758164870135
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10567
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-105672024-12-31T05:05:05Z A História da Arte : Jogo pedagógico como proposta para facilitar a aprendizagem na 1ª Série do Ensino Médio Conceição, Alysson Sullivan Reina da Ramos, Evandro de Morais http://lattes.cnpq.br/9684758164870135 http://lattes.cnpq.br/0764449120814936 Silva, Jackson Colares da http://lattes.cnpq.br/2892628810743886 Bernardo, Márcio Jesus Vieira http://lattes.cnpq.br/6470905902597863 Jogos educativos Artes - Estudo e ensino (Ensino médio) LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Jogo História da Arte Ferramenta pedagógica Ensino Médio Ensino de Artes Esta pesquisa apresenta uma proposta de ferramenta pedagógica para ser aplicada em aulas de Arte na 1ª série do Ensino Médio. Ela tem como objetivo contribuir para a aprendizagem dos estudantes sobre movimentos artísticos e culturais, utilizando, em salas de aula, o jogo produzido durante o processo de pesquisa. Busca-se responder à seguinte pergunta: aplicar jogo pedagógico em aulas de Arte, no Ensino Médio, facilita a aprendizagem sobre História da Arte? A relevância desta pesquisa está na apresentação de uma ferramenta pedagógica que visa compilar a História da Arte, e por sua prática, reforçar, nos estudantes, aprendizagens relacionadas à História da Arte, que colaborem para o Ensino de Artes na educação básica do Estado; contribua para a práxis de arte-educadores e para minha própria práxis docente. Por fim, ainda promover uma estrutura de protótipo que contribua para futuras pesquisas acerca de materiais pedagógicos. A metodologia empregada é a Design-Based Research – DBR (Pesquisa de Desenvolvimento) para a criação do jogo pedagógico visando resultados de âmbito social e comunitário educacional. As abordagens empregadas foram a de Cecília Almeida Salles para o movimento criador e a de Camila da Rosa Medeiros para a ação do jogo dentro da perspectiva de jogos cooperativos. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica para o referencial teórico, a pesquisa descritiva para estudar a variável entre os sujeitos da investigação e a pesquisa ex-post-facto para avaliar o fator correlacional ou causa-efeito decorrente do uso do jogo pedagógico. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da Escola Estadual Deputado Josué Cláudio de Souza, em Manaus-AM, com alunos da etapa final da Educação Básica - o ensino médio. Ao final, apresenta-se, como resultado deste trabalho, o modelo do jogo pedagógico com suas características e funcionalidades. Esta investigación presenta una propuesta de herramienta pedagógica para ser aplicada en clases de arte en el primer grado de la escuela secundaria. Tiene como objetivo contribuir al aprendizaje de los estudiantes sobre movimientos artísticos y culturales, utilizando en las aulas el juego producido durante el proceso de investigación. Se busca responder a la siguiente pregunta: aplicar juego pedagógico en clases de Arte, en la enseñanza media, facilita el aprendizaje sobre Historia del Arte? La relevancia de la investigación está en la presentación de una herramienta pedagógica que tiene como objetivo compilar la historia del arte, y por su práctica, reforzar en los estudiantes aprendizajes relacionados con la historia del arte, colaborar para la enseñanza de las artes en la educación básica del estado; contribuir a la praxis de los educadores de arte y mi propia práctica docente, por último, promover una estructura prototipo que contribuya a futuras investigaciones sobre materiales pedagógicos. La metodología empleada es la Design-Based Research - DBR (Investigación de Desarrollo) para la creación del juego pedagógico con el objetivo de resultados de ámbito social y comunitario educativo. Los enfoques empleados fueron el de Cecilia Almeida Salles para el movimiento creador y el de Camila da Rosa Medeiros para la acción del juego dentro de la perspectiva de juegos cooperativos. Se utilizó la investigación bibliográfica para el referencial teórico, la investigación descriptiva para estudiar la variable entre los sujetos de la investigación, y la investigación ex-post-facto para evaluar el factor correlacional o causa-efecto por el uso del juego pedagógico. Este trabajo fue desarrollado en el marco de la Escuela Estatal Dep. Josué Cláudio de Souza, en Manaus-AM, con alumnos de la etapa final de la Educación Básica, el bachillerato. Al final, se presenta como resultado de este trabajo el modelo del juego pedagógico con sus características y funcionalidades. O processo de preenchimento dos dados entendo como coerente ao tamanho da responsabilidade que é o depósito de um trabalho científico. Portanto, não tenho mais considerações a fazer. Sem informações complementares. 2024-12-31T00:08:37Z 2024-09-12 Dissertação CONCEIÇÃO, Alysson Sullivan Reina da. A História da Arte : Jogo pedagógico como proposta para facilitar a aprendizagem na 1ª Série do Ensino Médio. 2024. 81f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10567 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes
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