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Dissertação
Contribuições do processo cognitivo da criatividade à formação crítica no contexto do curso de Licenciatura em Pedagogia da FACED-UFAM
O estudo tem como título “Contribuições do processo cognitivo da criatividade à formação crítica no contexto do curso de Licenciatura em Pedagogia da FACED-UFAM”. Neste cenário, a criatividade é abordada em uma perspectiva crítica, como instrumento catalisador de mudanças no processo de formação pro...
Autor principal: | http://lattes.cnpq.br/2508826022074147 |
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Outros Autores: | https://orcid.org/0009-0007-4337-5178 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-105822025-01-28T18:46:10Z Contribuições do processo cognitivo da criatividade à formação crítica no contexto do curso de Licenciatura em Pedagogia da FACED-UFAM Silva, Thaiany Guedes da http://lattes.cnpq.br/2508826022074147 http://lattes.cnpq.br/1605473259537850 Silva, Fabrício Valentin da Costa, Lucélida de Fátima Maia da https://orcid.org/0009-0007-4337-5178 Professores - Formação Planejamento educacional Gestão da qualidade total no ensino superior CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL: POLITICA EDUCACIONAL Processo Cognitivo Criatividade Curso de Pedagogia Formação Docente Cognitive Process Creativity Pedagogy Course Teacher Training O estudo tem como título “Contribuições do processo cognitivo da criatividade à formação crítica no contexto do curso de Licenciatura em Pedagogia da FACED-UFAM”. Neste cenário, a criatividade é abordada em uma perspectiva crítica, como instrumento catalisador de mudanças no processo de formação profissional, tendo em vista as dinâmicas contemporâneas nos domínios social, político e educacional, o que demanda uma reflexão aprofundada sobre a formação de sujeitos críticos criativos. Objetiva-se discutir as contribuições do processo cognitivo da criatividade ao desenvolvimento da formação crítica no contexto específico do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, com vistas a uma compreensão histórica e crítica mais abrangente da realidade, a partir da interpretação e análise de textos (livros, artigos, dissertações, teses e fontes documentais). Assim, o percurso metodológico delineado para esse estudo assume uma abordagem qualitativa, tendo como método a Hermenêutica Crítica. A pesquisa está sustentada em procedimentos bibliográficos e documentais, como análise do PPC da FACED-UFAM e textos legislativos, decretos e resoluções, documentos normativos que desempenham um papel importante na regulamentação e organização do sistema educacional. Também está fundamentada nas abordagens teóricas encontradas nas obras de Libâneo, Pimenta, Freire, Giroux, Alencar, Torre, dentre outros autores que se debruçam em análises sobre o estudo da criatividade em uma perspectiva crítica. Os resultados indicam que há uma correlação significativa entre as fragilidades na formação do pensamento crítico, criativo e reflexivo no curso de Pedagogia e as constantes (re)configurações do ensino superior. As mudanças estruturais, muitas vezes motivadas por políticas educacionais e econômicas, têm afetado diretamente a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. A crescente padronização curricular e a intensificação do uso de metodologias tecnológicas, embora necessárias, nem sempre promovem uma formação integral. Além disso, a falta de incentivo ao debate acadêmico e a sobrecarga de disciplinas tecnicistas limitam o desenvolvimento de competências analíticas, comprometendo a autonomia intelectual dos futuros pedagogos/as. Essas condições reforçam a necessidade de um ensino superior mais alinhado com as demandas contemporâneas. The study is titled "Contributions of the cognitive process of creativity to critical formation in the context of the Pedagogy Degree program at FACED-UFAM." In this scenario, creativity is approached from a critical perspective, as a catalyst for changes in the professional training process, considering the contemporary dynamics in the social, political, and educational domains. This demands a deeper reflection on the formation of creative critical subjects. The aim is to discuss the contributions of the cognitive process of creativity to the development of critical formation in the specific context of the Pedagogy Degree program at the Federal University of Amazonas, aiming for a broader historical and critical understanding of reality, based on the interpretation and analysis of texts (books, articles, dissertations, theses, and documentary sources). Thus, the methodological path outlined for this study assumes a qualitative approach, using Critical Hermeneutics as a method. The research is supported by bibliographic and documentary procedures, such as the analysis of the PPC of FACED-UFAM and legislative texts, decrees, and resolutions, as well as normative documents that play an important role in regulating and organizing the educational system. It is also grounded in theoretical approaches found in the works of Libâneo, Pimenta, Freire, Giroux, Alencar, Torre, among other authors who focus on analyzing the study of creativity from a critical perspective. The results indicate that there is a significant correlation between the weaknesses in the formation of critical, creative, and reflective thinking in the Pedagogy course and the constant (re)configurations of higher education. Structural changes, often driven by educational and economic policies, have directly affected the quality of teaching and learning processes. The increasing curricular standardization and the intensification of technological methodologies, although necessary, do not always promote integral formation. Moreover, the lack of encouragement for academic debate and the overload of technical disciplines limit the development of analytical skills, compromising the intellectual autonomy of future pedagogues. These conditions highlight the need for higher education to be more aligned with contemporary demands. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível Superior FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2025-01-08T03:02:30Z 2024-09-30 Dissertação SILVA, Ednilza Maria Corrêa da. Contribuições do processo cognitivo da criatividade à formação crítica no contexto do curso de Licenciatura em Pedagogia da FACED-UFAM. 2024. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10582 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
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O estudo tem como título “Contribuições do processo cognitivo da criatividade à formação crítica no contexto do curso de Licenciatura em Pedagogia da FACED-UFAM”. Neste cenário, a criatividade é abordada em uma perspectiva crítica, como instrumento catalisador de mudanças no processo de formação profissional, tendo em vista as dinâmicas contemporâneas nos domínios social, político e educacional, o que demanda uma reflexão aprofundada sobre a formação de sujeitos críticos criativos. Objetiva-se discutir as contribuições do processo cognitivo da criatividade ao desenvolvimento da formação crítica no contexto específico do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, com vistas a uma compreensão histórica e crítica mais abrangente da realidade, a partir da interpretação e análise de textos (livros, artigos, dissertações, teses e fontes documentais). Assim, o percurso metodológico delineado para esse estudo assume uma abordagem qualitativa, tendo como método a Hermenêutica Crítica. A pesquisa está sustentada em procedimentos bibliográficos e documentais, como análise do PPC da FACED-UFAM e textos legislativos, decretos e resoluções, documentos normativos que desempenham um papel importante na regulamentação e organização do sistema educacional. Também está fundamentada nas abordagens teóricas encontradas nas obras de Libâneo, Pimenta, Freire, Giroux, Alencar, Torre, dentre outros autores que se debruçam em análises sobre o estudo da criatividade em uma perspectiva crítica. Os resultados indicam que há uma correlação significativa entre as fragilidades na formação do pensamento crítico, criativo e reflexivo no curso de Pedagogia e as constantes (re)configurações do ensino superior. As mudanças estruturais, muitas vezes motivadas por políticas educacionais e econômicas, têm afetado diretamente a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. A crescente padronização curricular e a intensificação do uso de metodologias tecnológicas, embora necessárias, nem sempre promovem uma formação integral. Além disso, a falta de incentivo ao debate acadêmico e a sobrecarga de disciplinas tecnicistas limitam o desenvolvimento de competências analíticas, comprometendo a autonomia intelectual dos futuros pedagogos/as. Essas condições reforçam a necessidade de um ensino superior mais alinhado com as demandas contemporâneas. |
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