Dissertação

Os desafios do ensino de Filosofia em escolas públicas da cidade de Manaus: perspectivas, tendências e práticas no Ensino Médio

A questão central desta dissertação é apresentar uma pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de Filosofia em escolas públicas. O presente estudo esteve ancorado no objetivo geral de conhecer os desafios do ensino de Filosofia em escolas públicas da cidade de Manaus, visando compreender as perspe...

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Autor principal: Souza, Isofran Gonçalves de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0691819113786956
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6633
Resumo:
A questão central desta dissertação é apresentar uma pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de Filosofia em escolas públicas. O presente estudo esteve ancorado no objetivo geral de conhecer os desafios do ensino de Filosofia em escolas públicas da cidade de Manaus, visando compreender as perspectivas, as tendências e as práticas deste componente curricular no Ensino Médio. O estudo se concentra em investigar quais são as principais questões que se apresentam como desafiadoras para o ensino de Filosofia no contexto local, possibilitando desta forma, uma revisão crítica sobre o papel da escola pública no desenvolvimento crítico-reflexivo do estudante, uma reavaliação daquilo que a escola já construiu, dos procedimentos adotados, questionando aquilo que é colocado como essencial e procurando repensar a função social da escola, seu sentido e seu papel na sociedade atual. A pesquisa foi desenvolvida com o auxílio dos seguintes instrumentos de coleta da dados: entrevista dirigida com docentes que atuam como professores de Filosofia em escola pública de Ensino Médio na cidade de Manaus; questionário com perguntas abertas para alunos regularmente matriculados na Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Amazonas, que atuam como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e outro direcionado à alunos da 3ª série do Ensino Médio regularmente matriculados e frequentando as aulas de Filosofia em escola pública da cidade de Manaus. Os dados coletados receberam uma abordagem qualitativa e foram fundamentadas no método fenomenológico. Com os dados coletados podemos constatar que, como reflexo ainda de seu recente retorno ao currículo escolar, o ensino de Filosofia enfrenta inúmeros desafios. São questões como a sobrecarga de horas-aula, fazendo com que o professor trabalhe com muitas turmas em poucas horas de aula semanais. Outra questão, é a notória dificuldade que os estudantes demonstram em dominar a escrita, leitura e interpretação de textos filosóficos.