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Dissertação
Políticas públicas e educação do campo no contexto amazônico: estudo na RDS do Tupé na Comunidade de São João - Manaus - AM
O debate sobre Educação do Campo surge na década de 1990 com os movimentos sociais que passaram a lutar por uma Educação diferenciada que atendesse os interesses dos discentes que vivem e trabalham no campo. Assim, surge à luta por uma nova concepção de Educação que valorizasse a diversidade do C...
Autor principal: | Muller, Riulma Ventura |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8821402286618282 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7601 |
Resumo: |
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O debate sobre Educação do Campo surge na década de 1990 com os movimentos
sociais que passaram a lutar por uma Educação diferenciada que atendesse os
interesses dos discentes que vivem e trabalham no campo. Assim, surge à luta por
uma nova concepção de Educação que valorizasse a diversidade do Campo. Desse
modo, a presente pesquisa tem o seguinte objetivo geral: Analisar se as políticas
públicas da educação na RDS do Tupé abrigam a concepção da Educação do
Campo, ou seja, verificando se as políticas públicas de educação da reserva
oferecem uma educação diferenciada que atenda as necessidades dos moradores
na Comunidade São João. Por conseguinte, para alcançar a finalidade do objetivo
geral, tracei três objetivos específicos: 1) Estudar as seguintes categorias: Política
Pública, Educação do Campo e Reserva de Desenvolvimento Sustentável; 2)
Examinar os documentos de criação da RDS e suas políticas públicas; 3) Avaliar
como a política da Reserva de Desenvolvimento Sustentável dialoga com a
concepção de Educação do Campo na Comunidade de São João do Tupé e na
escola. O procedimento metodológico da pesquisa deu-se através dos estudos
bibliográficos e documental abordagem qualitativa que possibilitou que se retirasse
da realidade dados que pudessem ser analisados com base estudos documentas.
Assim, podemos conclui que a Educação do Campo é uma concepção que
teoricamente possibilita aos sujeitos, que vivem e trabalham no Campo, uma
perspectiva de formação emancipadora. Porém, na educação informal e não formal
há relação direta da teoria referente à Educação do campo, entretanto, na educação
formal, no caso a escola, faltam subsídios básicos para que isso ocorra. |