/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Da imprensa para a sala de aula: o gênero notícia como fator motivador para a prática de produção do texto dissertativo-argumentativo
Esta pesquisa situa-se no campo da Linguística Aplicada (LA) e tem como objetivo geral refletir acerca do gênero notícia como fator motivador para o texto discursivo dissertativo-argumentativo, evidenciando a produção escrita de discentes do Ensino Médio. Para tal fim, os objetivos específicos foram...
Autor principal: | Machado, Auxiliadora Fonseca |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4907285910274969 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8401 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8401 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-84012021-08-19T05:03:30Z Da imprensa para a sala de aula: o gênero notícia como fator motivador para a prática de produção do texto dissertativo-argumentativo Machado, Auxiliadora Fonseca Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios http://lattes.cnpq.br/4907285910274969 http://lattes.cnpq.br/7211102809346198 Souza, Sérgio Augusto Freire de http://lattes.cnpq.br/1010905812755398 Teixeira, Wagner Barros http://lattes.cnpq.br/6227315631560289 Linguística aplicada Língua Portuguesa - Ensino Médio Notícia - Gênero textual Letramento Qualidade do ensino LÍNGUISTICA, LETRAS E ARTES Língua Portuguesa Gêneros discursivos Notícia Texto dissertativo-argumentativo Esta pesquisa situa-se no campo da Linguística Aplicada (LA) e tem como objetivo geral refletir acerca do gênero notícia como fator motivador para o texto discursivo dissertativo-argumentativo, evidenciando a produção escrita de discentes do Ensino Médio. Para tal fim, os objetivos específicos foram (1) investigar como o gênero notícia pode favorecer o domínio argumentativo nas práticas de produção escrita dos alunos; (2) elaborar, testar e apresentar um modelo de sequência didática centralizado no gênero jornalístico notícia que auxilie no aprimoramento da produção escrita de textos dissertativo-argumentativos por alunos da educação básica, (3) analisar as construções escritas dos alunos como uma atitude ativa-responsiva.Como base teórica, este trabalho fundamenta-se em Bakhtin ([1950] 2011), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Geraldi (2013), Lage (2001), Traquina (2005) e Rodrigues (2001). Como esta é uma pesquisa de natureza qualitativa-interpretativista, caracterizada como pesquisa-ação, pautaremos o referencial metodológico em Chizzotti (2000) e Gil (2008). Os dados foram gerados em uma escola do município de Parintins pertencente à Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC-AM). Os participantes desta pesquisa foram alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio, os quais produziram textos escritos para análise desta pesquisa, em uma perspectiva compreensiva-responsiva por meio da notícia. Este trabalho apresenta resultados com o desenvolvimento de práticas de produção escrita em uma abordagem dialógica, que destacam os posicionamentos pautados em informações do gênero notícia que despertaram para uma provocação da construção argumentativa ativa-responsiva e de intervenção cidadã desses jovens autores. This research is located in the field of Applied Linguistics (LA) and its general objective is to reflect on the news genre as a motivating factor for the discursive discourse-argumentative text, evidencing the written production of high school students. To this end, the specific objectives were (1) to investigate how the news genre can favor the argumentative domain in students' written production practices; (2) elaborate, test and present a didactic sequence model centered on the journalistic news genre that helps in the improvement of the written production of essay-argumentative texts by basic education students, (3) analyze the students' written constructions as an active responsive attitude. As a theoretical basis, this work is based on Bakhtin ([1950] 2011), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004); Geraldi (2013); Lage (2001), Traquina (2005), Rodrigues (2001). As this is a qualitative-interpretative research, characterized as action research, we will guide the methodological framework in Chizzotti (2000) and Gil (2008). The data were generated in a school in the municipality of Parintins belonging to the Education and Quality of Education Department of Amazonas/SEDUC-AM. The participants of this research were students of a class of the 2nd year of High School, who produced written texts for analysis of this research, in a comprehensive-responsive perspective through the News. This work presents results with the development of written production practices in a dialogical approach, which highlight the positions based on information of the news genre that awoke to a provocation of the active-responsive argumentative construction and citizen intervention of these young authors. 2021-08-18T13:48:28Z 2021-06-17 Dissertação MACHADO, Auxiliadora Fonseca. Da imprensa para a sala de aula: o gênero notícia como fator motivador para a prática de produção do texto dissertativo-argumentativo. 2021.166 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8401 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Linguística aplicada Língua Portuguesa - Ensino Médio Notícia - Gênero textual Letramento Qualidade do ensino LÍNGUISTICA, LETRAS E ARTES Língua Portuguesa Gêneros discursivos Notícia Texto dissertativo-argumentativo |
spellingShingle |
Linguística aplicada Língua Portuguesa - Ensino Médio Notícia - Gênero textual Letramento Qualidade do ensino LÍNGUISTICA, LETRAS E ARTES Língua Portuguesa Gêneros discursivos Notícia Texto dissertativo-argumentativo Machado, Auxiliadora Fonseca Da imprensa para a sala de aula: o gênero notícia como fator motivador para a prática de produção do texto dissertativo-argumentativo |
topic_facet |
Linguística aplicada Língua Portuguesa - Ensino Médio Notícia - Gênero textual Letramento Qualidade do ensino LÍNGUISTICA, LETRAS E ARTES Língua Portuguesa Gêneros discursivos Notícia Texto dissertativo-argumentativo |
description |
Esta pesquisa situa-se no campo da Linguística Aplicada (LA) e tem como objetivo geral refletir acerca do gênero notícia como fator motivador para o texto discursivo dissertativo-argumentativo, evidenciando a produção escrita de discentes do Ensino Médio. Para tal fim, os objetivos específicos foram (1) investigar como o gênero notícia pode favorecer o domínio argumentativo nas práticas de produção escrita dos alunos; (2) elaborar, testar e apresentar um modelo de sequência didática centralizado no gênero jornalístico notícia que auxilie no aprimoramento da produção escrita de textos dissertativo-argumentativos por alunos da educação básica, (3) analisar as construções escritas dos alunos como uma atitude ativa-responsiva.Como base teórica, este trabalho fundamenta-se em Bakhtin ([1950] 2011), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Geraldi (2013), Lage (2001), Traquina (2005) e Rodrigues (2001). Como esta é uma pesquisa de natureza qualitativa-interpretativista, caracterizada como pesquisa-ação, pautaremos o referencial metodológico em Chizzotti (2000) e Gil (2008). Os dados foram gerados em uma escola do município de Parintins pertencente à Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC-AM). Os participantes desta pesquisa foram alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio, os quais produziram textos escritos para análise desta pesquisa, em uma perspectiva compreensiva-responsiva por meio da notícia. Este trabalho apresenta resultados com o desenvolvimento de práticas de produção escrita em uma abordagem dialógica, que destacam os posicionamentos pautados em informações do gênero notícia que despertaram para uma provocação da construção argumentativa ativa-responsiva e de intervenção cidadã desses jovens autores. |
author_additional |
Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios |
author_additionalStr |
Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios |
format |
Dissertação |
author |
Machado, Auxiliadora Fonseca |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4907285910274969 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/4907285910274969 |
title |
Da imprensa para a sala de aula: o gênero notícia como fator motivador para a prática de produção do texto dissertativo-argumentativo |
title_short |
Da imprensa para a sala de aula: o gênero notícia como fator motivador para a prática de produção do texto dissertativo-argumentativo |
title_full |
Da imprensa para a sala de aula: o gênero notícia como fator motivador para a prática de produção do texto dissertativo-argumentativo |
title_fullStr |
Da imprensa para a sala de aula: o gênero notícia como fator motivador para a prática de produção do texto dissertativo-argumentativo |
title_full_unstemmed |
Da imprensa para a sala de aula: o gênero notícia como fator motivador para a prática de produção do texto dissertativo-argumentativo |
title_sort |
da imprensa para a sala de aula: o gênero notícia como fator motivador para a prática de produção do texto dissertativo-argumentativo |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2021 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8401 |
_version_ |
1831969978092355584 |
score |
11.753896 |