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Dissertação
Dinâmicas e ideologias linguísticas em contextos escolares׃ uma etnografia do Ensino Secundário Geral em duas escolas selecionadas na cidade de Maputo, Moçambique
Com o objetivo central de compreender as dinâmicas e ideologias linguísticas em universos escolares, esta é uma pesquisa etnográfica, feita em duas escolas selecionadas na cidade de Maputo, Moçambique, entre alunos do Ensino Secundário Geral (que equivale ao ensino médio para o caso brasileiro), com...
Autor principal: | Cumaio, Venancio Armando |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2854512861769370, https://orcid.org/0000-0002-9490-0792 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8475 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-84752021-10-01T05:03:26Z Dinâmicas e ideologias linguísticas em contextos escolares׃ uma etnografia do Ensino Secundário Geral em duas escolas selecionadas na cidade de Maputo, Moçambique Cumaio, Venancio Armando Bruno, Ana Carla dos Santos http://lattes.cnpq.br/2854512861769370 http://lattes.cnpq.br/4630421803618286 Ortolan, Maria Helena http://lattes.cnpq.br/8784157450702600 Rubim, Altaci Corrêa http://lattes.cnpq.br/1892144834692700 https://orcid.org/0000-0002-9490-0792 Dinâmicas linguísticas Línguas nacionais Multilinguismo Políticas linguísticas Experiências linguísticas CIÊNCIAS HUMANAS Ideologia Linguística Língua Nacionais Cidade de Maputo Moçambique Com o objetivo central de compreender as dinâmicas e ideologias linguísticas em universos escolares, esta é uma pesquisa etnográfica, feita em duas escolas selecionadas na cidade de Maputo, Moçambique, entre alunos do Ensino Secundário Geral (que equivale ao ensino médio para o caso brasileiro), com idades compreendidas entre 16-17 anos de idade, que falam em média duas línguas; entre professores do ensino médio e ensino superior com idades compreendidas entre 37-52 anos de idade, os quais falam em média três línguas; entre agentes governamentais, Ministério da Educação e Desenvolvo Humano (MINEDH) dentre os quais uns são simultaneamente professores e outros são apenas trabalhadores, esses falam em média três línguas, de idades compreendidas entre 37-52 anos de idade; para além de entidades que financiam o setor de educação em Moçambique como UNICEF e a UNESCO. Para entender a forma como os sujeitos sociais vivenciam as suas experiências linguísticas no cotidiano, mas também compreender de que forma nesses espaços significam as suas línguas. Assim, os resultados do estudo apontam para agentes sociais que apesar de, se encontrarem inseridos em contextos sociais onde são obrigados a usarem uma língua oficial em detrimento das nacionais, e lhes é exigido um perfil que não vai de encontro com aquilo que são seus modus operandi linguístico. Estes encontram estratégias de resistirem dessa imposição. As referidas estratégias consistem em combinação, misturas e ou empréstimos de línguas nacionais na sala de aulas, durante a aula, durante a resolução de exercícios, na explicação de matérias, no seguimento de alguns processos burocráticos. As elites, cientes do multilinguismo que caracteriza Moçambique (escola e locais burocráticos em particular) ignoram esse fato, tentando silenciar os sujeitos e suas línguas. Ressalta-se que algumas vezes esse silenciamento é naturalizado pelos próprios agentes sociais ao defenderem que as suas línguas não têm valor, são inferiores ou menos bonitas, não darão acesso a emprego formal, a privilégios socioeconômicos, todavia a práxis dos sujeitos é contrária a esse discurso. With the main objective of understanding linguistic dynamics and ideologies in school universes, this is an ethnographic research, carried out in two selected schools in the city of Maputo, Mozambique, among students from General Secondary Education (which is equivalent to secondary education in the Brazilian case) , aged 16-17 years old, who speak two languages on average; among secondary and higher education teachers aged between 37-52 years old, who speak an average of three languages; among government agents, the Ministry of Education and Human Development (MINEDH) among which some are simultaneously teachers and others are just workers, they speak an average of three languages, aged between 37-52 years old; in addition to entities that finance the education sector in Mozambique such as UNICEF and UNESCO. To understand how social subjects live their linguistic experiences in everyday life, but also to understand how in these spaces their languages mean. Thus, the results of the study point to social agents who, despite the fact that they are inserted in social contexts where they are forced to use an official language to the detriment of the national ones, and are required to have a profile that does not meet their modus linguistic operandi. These find strategies to resist this imposition. These strategies consist of combining, mixing and/or borrowing national languages in the classroom, during class, during the resolution of exercises, in explaining subjects, following some bureaucratic processes. The elites, aware of the multilingualism that characterizes Mozambique (school and bureaucratic places in particular) ignore this fact, trying to silence the subjects and their languages. It is noteworthy that sometimes this silencing is naturalized by the social agents themselves when they defend that their languages have no value, are inferior or less beautiful, they will not give access to formal employment, to socioeconomic privileges, however the praxis of the subjects is contrary to this speech. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2021-09-30T19:00:39Z 2021-07-07 Dissertação CUMAIO, Venâncio Armando. Dinâmicas e ideologias linguísticas em contextos escolares׃ uma etnografia do Ensino Secundário Geral em duas escolas selecionadas na cidade de Maputo, Moçambique. 2021. 163 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8475 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Antropologia Social |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Com o objetivo central de compreender as dinâmicas e ideologias linguísticas em universos escolares, esta é uma pesquisa etnográfica, feita em duas escolas selecionadas na cidade de Maputo, Moçambique, entre alunos do Ensino Secundário Geral (que equivale ao ensino médio para o caso brasileiro), com idades compreendidas entre 16-17 anos de idade, que falam em média duas línguas; entre professores do ensino médio e ensino superior com idades compreendidas entre 37-52 anos de idade, os quais falam em média três línguas; entre agentes governamentais, Ministério da Educação e Desenvolvo Humano (MINEDH) dentre os quais uns são simultaneamente professores e outros são apenas trabalhadores, esses falam em média três línguas, de idades compreendidas entre 37-52 anos de idade; para além de entidades que financiam o setor de educação em Moçambique como UNICEF e a UNESCO. Para entender a forma como os sujeitos sociais vivenciam as suas experiências linguísticas no cotidiano, mas também compreender de que forma nesses espaços significam as suas línguas. Assim, os resultados do estudo apontam para agentes sociais que apesar de, se encontrarem inseridos em contextos sociais onde são obrigados a usarem uma língua oficial em detrimento das nacionais, e lhes é exigido um perfil que não vai de encontro com aquilo que são seus modus operandi linguístico. Estes encontram estratégias de resistirem dessa imposição. As referidas estratégias consistem em combinação, misturas e ou empréstimos de línguas nacionais na sala de aulas, durante a aula, durante a resolução de exercícios, na explicação de matérias, no seguimento de alguns processos burocráticos. As elites, cientes do multilinguismo que caracteriza Moçambique (escola e locais burocráticos em particular) ignoram esse fato, tentando silenciar os sujeitos e suas línguas. Ressalta-se que algumas vezes esse silenciamento é naturalizado pelos próprios agentes sociais ao defenderem que as suas línguas não têm valor, são inferiores ou menos bonitas, não darão acesso a emprego formal, a privilégios socioeconômicos, todavia a práxis dos sujeitos é contrária a esse discurso. |
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