Relatório de Pesquisa

Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente

A proposta da educação inclusiva vem instituindo modificações para atender a diversidade, em busca de novos olhares e paradigmas no que se refere a inclusão social, direcionada para todos sem distinção de gênero, religião, raça, etnia e nem classe social afirmada pela Declaração Mundial de Educação...

ver descrição completa

Autor principal: Jaqueline Serique Nascimento
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2243
id oai:localhost:prefix-2243
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-22432025-03-10T20:03:26Z Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente Jaqueline Serique Nascimento Maria Almerinda de Souza Matos Inclusão educacional Diretrizes curriculares Formaçao docente CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A proposta da educação inclusiva vem instituindo modificações para atender a diversidade, em busca de novos olhares e paradigmas no que se refere a inclusão social, direcionada para todos sem distinção de gênero, religião, raça, etnia e nem classe social afirmada pela Declaração Mundial de Educação para Todos em Jomtien (1990). E ainda, sobretudo a partir da LDB 9.394/96, que em seu V, prescreve que a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais deve ser oferecida, preferencialmente na rede regular de ensino. Com isso, o caminho da inclusão é uma conquista cada vez mais consolidada nos diferentes grupos que constitui a sociedade em que vivemos. No entanto, para a construção dessa inserção desses alunos no ambiente escolar é necessário a capacitação dos profissionais do meio educacional tais como: gestores, pedagogos, professores e outros. Com o intuito de estabelecer um convívio mais humano e sensível entre professor / aluno. O docente precisa estar em plena formação no percurso da caminhada para o alicerçamento de novas atitudes tanto no o escolar como no social. CNPQ 2016-09-23T15:13:07Z 2016-09-23T15:13:07Z 2011-07-01 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2243 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2010 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Inclusão educacional
Diretrizes curriculares
Formaçao docente
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Inclusão educacional
Diretrizes curriculares
Formaçao docente
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Jaqueline Serique Nascimento
Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente
topic_facet Inclusão educacional
Diretrizes curriculares
Formaçao docente
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A proposta da educação inclusiva vem instituindo modificações para atender a diversidade, em busca de novos olhares e paradigmas no que se refere a inclusão social, direcionada para todos sem distinção de gênero, religião, raça, etnia e nem classe social afirmada pela Declaração Mundial de Educação para Todos em Jomtien (1990). E ainda, sobretudo a partir da LDB 9.394/96, que em seu V, prescreve que a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais deve ser oferecida, preferencialmente na rede regular de ensino. Com isso, o caminho da inclusão é uma conquista cada vez mais consolidada nos diferentes grupos que constitui a sociedade em que vivemos. No entanto, para a construção dessa inserção desses alunos no ambiente escolar é necessário a capacitação dos profissionais do meio educacional tais como: gestores, pedagogos, professores e outros. Com o intuito de estabelecer um convívio mais humano e sensível entre professor / aluno. O docente precisa estar em plena formação no percurso da caminhada para o alicerçamento de novas atitudes tanto no o escolar como no social.
author_additional Maria Almerinda de Souza Matos
author_additionalStr Maria Almerinda de Souza Matos
format Relatório de Pesquisa
author Jaqueline Serique Nascimento
title Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente
title_short Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente
title_full Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente
title_fullStr Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente
title_full_unstemmed Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente
title_sort inclusão de alunos com deficiência na educação básica: um olhar para a formação docente
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2243
_version_ 1831969233833033728
score 11.755432