/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente
A proposta da educação inclusiva vem instituindo modificações para atender a diversidade, em busca de novos olhares e paradigmas no que se refere a inclusão social, direcionada para todos sem distinção de gênero, religião, raça, etnia e nem classe social afirmada pela Declaração Mundial de Educação...
Autor principal: | Jaqueline Serique Nascimento |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2243 |
id |
oai:localhost:prefix-2243 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-22432025-03-10T20:03:26Z Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente Jaqueline Serique Nascimento Maria Almerinda de Souza Matos Inclusão educacional Diretrizes curriculares Formaçao docente CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A proposta da educação inclusiva vem instituindo modificações para atender a diversidade, em busca de novos olhares e paradigmas no que se refere a inclusão social, direcionada para todos sem distinção de gênero, religião, raça, etnia e nem classe social afirmada pela Declaração Mundial de Educação para Todos em Jomtien (1990). E ainda, sobretudo a partir da LDB 9.394/96, que em seu V, prescreve que a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais deve ser oferecida, preferencialmente na rede regular de ensino. Com isso, o caminho da inclusão é uma conquista cada vez mais consolidada nos diferentes grupos que constitui a sociedade em que vivemos. No entanto, para a construção dessa inserção desses alunos no ambiente escolar é necessário a capacitação dos profissionais do meio educacional tais como: gestores, pedagogos, professores e outros. Com o intuito de estabelecer um convívio mais humano e sensível entre professor / aluno. O docente precisa estar em plena formação no percurso da caminhada para o alicerçamento de novas atitudes tanto no o escolar como no social. CNPQ 2016-09-23T15:13:07Z 2016-09-23T15:13:07Z 2011-07-01 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2243 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2010 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Inclusão educacional Diretrizes curriculares Formaçao docente CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Inclusão educacional Diretrizes curriculares Formaçao docente CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Jaqueline Serique Nascimento Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente |
topic_facet |
Inclusão educacional Diretrizes curriculares Formaçao docente CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A proposta da educação inclusiva vem instituindo modificações para atender a diversidade, em busca de novos olhares e paradigmas no que se refere a inclusão social, direcionada para todos sem distinção de gênero, religião, raça, etnia e nem classe social afirmada pela Declaração Mundial de Educação para Todos em Jomtien (1990).
E ainda, sobretudo a partir da LDB 9.394/96, que em seu V, prescreve que a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais deve ser oferecida, preferencialmente na rede regular de ensino. Com isso, o caminho da inclusão é uma conquista cada vez mais consolidada nos diferentes grupos que constitui a sociedade em que vivemos.
No entanto, para a construção dessa inserção desses alunos no ambiente escolar é necessário a capacitação dos profissionais do meio educacional tais como: gestores, pedagogos, professores e outros. Com o intuito de estabelecer um convívio mais humano e sensível entre professor / aluno. O docente precisa estar em plena formação no percurso da caminhada para o alicerçamento de novas atitudes tanto no o escolar como no social. |
author_additional |
Maria Almerinda de Souza Matos |
author_additionalStr |
Maria Almerinda de Souza Matos |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Jaqueline Serique Nascimento |
title |
Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente |
title_short |
Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente |
title_full |
Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente |
title_fullStr |
Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente |
title_full_unstemmed |
Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente |
title_sort |
inclusão de alunos com deficiência na educação básica: um olhar para a formação docente |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2243 |
_version_ |
1831969233833033728 |
score |
11.755432 |