Trabalho de Conclusão de Curso

O ensino de Educação Física em tempo de distanciamento social: uma abordagem centrada no processo de aprendizagem através do ensino remoto

The main objective of this work is to investigate the teaching strategies adopted by physical education teachers in public schools in the city of Parintins/AM to carry out their pedagogical practices in remote education. Of a quantitative and qualitative nature, it was configured in a field research...

ver descrição completa

Autor principal: Vasconcelos, Jessica Correa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6019
id oai:localhost:prefix-6019
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-60192025-03-10T20:38:01Z O ensino de Educação Física em tempo de distanciamento social: uma abordagem centrada no processo de aprendizagem através do ensino remoto Vasconcelos, Jessica Correa Trindade, Patrícia dos Santos http://lattes.cnpq.br/6392103990726162 Santos, Sueyla Ferreira da Silva dos Nascimento, Roseane Oliveira Educação Física Physical Education Aprendizagem Ensino Remoto Estratégias Metodológicas Learning Remote Teaching Methodological Strategies CIENCIAS HUMANAS Educação Física - Metodologia The main objective of this work is to investigate the teaching strategies adopted by physical education teachers in public schools in the city of Parintins/AM to carry out their pedagogical practices in remote education. Of a quantitative and qualitative nature, it was configured in a field research and was carried out in public schools in Parintins, whose subjects were 18 (eighteen) teachers who teach Physical Education classes in those schools. For data collection, a questionnaire was used, sent to teachers by email, individually, or to the WhatsApp group. The study was based on theoretical contributions from Andrade (2016), Brazil (2020), Darido (2005), Libâneo (2008, 2017), Tomazinho (2020), among others. Regarding the results, the teachers, as far as possible, with or without training, adopted possible strategies to carry out their theoretical and practical classes in a synchronous and/or asynchronous format, using technological tools such as WhatsApp, Youtube, Google Meet, Instagram , among others, to teach contents of the Corporal Culture of Movement (Gymnastics, Games, Sports, Dances, Fights and Corporal Practices). It is concluded that at this time of challenges that the Coronavirus pandemic brought to the educational field, technological resources have become a great ally of teaching practice. This new teaching perspective has challenged educators to seek new learning to respond to this new scenario. Este trabalho tem como objetivo principal investigar as estratégias de ensino adotadas pelos professores de educação física das escolas públicas do município de Parintins/AM para a realização de suas práticas pedagógicas no ensino remoto. De natureza quanti-qualitativa, configurou-se em uma pesquisa de campo e foi realizada em escolas públicas de Parintins, cujos sujeitos foram 18 (dezoito) professores que ministram aulas de Educação Física nas referidas escolas. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário, encaminhado aos professores por e-mail, individualmente, ou para o grupo do WhatsApp. O estudo embasou-se nos aportes teóricos de Andrade (2016), Brasil (2020), Darido (2005), Libâneo (2008, 2017), Tomazinho (2020), entre outros. No tocante aos resultados, os professores, na medida do possível, com ou sem capacitação, adotaram estratégias possíveis para a realização de suas aulas teóricas e práticas no formato síncrono e/ou assíncrono, utilizando ferramentas tecnológicas como WhatsApp, Youtube, Google Meet, Instagram, entre outros, para ministrar conteúdos da Cultura Corporal de Movimento (Ginástica, Jogos, Esportes, Danças, Lutas e Práticas Corporais). Conclui-se, que neste momento de desafios que a pandemia de Coronavírus trouxe para o campo educacional, os recursos tecnológicos se tornaram um grande aliado do fazer pedagógico. Essa nova perspectiva de ensino tem desafiado os educadores a buscarem novas aprendizagens para responder a esse novo cenário. 2 Não 2021-12-09T02:32:43Z 2021-12-07 2021-12-09T02:32:43Z 2021-12-03 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6019 por Acesso Aberto Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Educação Física - Licenciatura - Parintins
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Educação Física
Physical Education
Aprendizagem
Ensino Remoto
Estratégias Metodológicas
Learning
Remote Teaching
Methodological Strategies
CIENCIAS HUMANAS
Educação Física - Metodologia
spellingShingle Educação Física
Physical Education
Aprendizagem
Ensino Remoto
Estratégias Metodológicas
Learning
Remote Teaching
Methodological Strategies
CIENCIAS HUMANAS
Educação Física - Metodologia
Vasconcelos, Jessica Correa
O ensino de Educação Física em tempo de distanciamento social: uma abordagem centrada no processo de aprendizagem através do ensino remoto
topic_facet Educação Física
Physical Education
Aprendizagem
Ensino Remoto
Estratégias Metodológicas
Learning
Remote Teaching
Methodological Strategies
CIENCIAS HUMANAS
Educação Física - Metodologia
description The main objective of this work is to investigate the teaching strategies adopted by physical education teachers in public schools in the city of Parintins/AM to carry out their pedagogical practices in remote education. Of a quantitative and qualitative nature, it was configured in a field research and was carried out in public schools in Parintins, whose subjects were 18 (eighteen) teachers who teach Physical Education classes in those schools. For data collection, a questionnaire was used, sent to teachers by email, individually, or to the WhatsApp group. The study was based on theoretical contributions from Andrade (2016), Brazil (2020), Darido (2005), Libâneo (2008, 2017), Tomazinho (2020), among others. Regarding the results, the teachers, as far as possible, with or without training, adopted possible strategies to carry out their theoretical and practical classes in a synchronous and/or asynchronous format, using technological tools such as WhatsApp, Youtube, Google Meet, Instagram , among others, to teach contents of the Corporal Culture of Movement (Gymnastics, Games, Sports, Dances, Fights and Corporal Practices). It is concluded that at this time of challenges that the Coronavirus pandemic brought to the educational field, technological resources have become a great ally of teaching practice. This new teaching perspective has challenged educators to seek new learning to respond to this new scenario.
author_additional Trindade, Patrícia dos Santos
author_additionalStr Trindade, Patrícia dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Vasconcelos, Jessica Correa
title O ensino de Educação Física em tempo de distanciamento social: uma abordagem centrada no processo de aprendizagem através do ensino remoto
title_short O ensino de Educação Física em tempo de distanciamento social: uma abordagem centrada no processo de aprendizagem através do ensino remoto
title_full O ensino de Educação Física em tempo de distanciamento social: uma abordagem centrada no processo de aprendizagem através do ensino remoto
title_fullStr O ensino de Educação Física em tempo de distanciamento social: uma abordagem centrada no processo de aprendizagem através do ensino remoto
title_full_unstemmed O ensino de Educação Física em tempo de distanciamento social: uma abordagem centrada no processo de aprendizagem através do ensino remoto
title_sort o ensino de educação física em tempo de distanciamento social: uma abordagem centrada no processo de aprendizagem através do ensino remoto
publisher Brasil
publishDate 2021
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6019
_version_ 1831969791657639936
score 11.755432