/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Permanecer na pós-graduação: a trajetória de estudantes indígenas na Universidade Federal do Amazonas
Through claims and affirmative action policies, more and more indigenous peoples have entered higher education. As part of this process, this research intended to investigate and understand the reasons for the permanence of indigenous people in the Graduate Programs of the Federal University of Amaz...
Autor principal: | Sales, Thaís de Negreiros |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6693 |
id |
oai:localhost:prefix-6693 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-66932025-03-10T20:48:51Z Permanecer na pós-graduação: a trajetória de estudantes indígenas na Universidade Federal do Amazonas Sales, Thaís de Negreiros Calegare, Marcelo Gustavo Aguilar http://lattes.cnpq.br/8428251533375167 Luciano, Geana Batista http://lattes.cnpq.br/0753650981579368 Santos, Jeicy Hellen Pereira dos http://lattes.cnpq.br/0569183514732723 Indígena Indigenous Permanência Pós-graduação Ações afirmativas Permanence Affirmative actions Postgraduated training CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Estudantes indígenas - Pós-graduação Indígenas - Estudantes de pós-graduação Through claims and affirmative action policies, more and more indigenous peoples have entered higher education. As part of this process, this research intended to investigate and understand the reasons for the permanence of indigenous people in the Graduate Programs of the Federal University of Amazonas. For this, 7 interviews were carried out with indigenous students and with the secretariats of the postgraduate programs to which they belong, following all ethical procedures, with subsequent transcription and content analysis according to Bardin. The results indicate the complexity and difficulty of being an indigenous university student, the need for changes in academic structures and programs. It is necessary to understand, record and understand each reality in order to carry out timely and effective actions. Através de reivindicações e políticas de ações afirmativas, cada vez mais os povos indígenas têm ingressado no ensino superior. Como recorte desse processo, esta pesquisa pretendeu investigar e compreender os motivos de permanência dos indígenas nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas. Para isso, foram realizadas 7 entrevistas com os estudantes indígenas e com as secretarias dos programas de pós-graduação aos quais pertencem, seguindo todos procedimentos éticos, com posterior transcrição e análise de conteúdos segundo Bardin. Os resultados indicam a complexidade e dificuldade de ser universitário indígena, a necessidade de mudanças nas estruturas acadêmicas e programas. É necessário compreender, registrar e entender cada realidade para realizar ações pontuais e efetivas. 2 Lista das informações que ao aluno precisará para preencher, antes de iniciar as etapas Não 2023-06-12T15:37:35Z 2023-06-12T15:37:35Z 2023-02-16 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6693 por Acesso Aberto Brasil FAPSI - Faculdade de Psicologia Manaus (AM) Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Indígena Indigenous Permanência Pós-graduação Ações afirmativas Permanence Affirmative actions Postgraduated training CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Estudantes indígenas - Pós-graduação Indígenas - Estudantes de pós-graduação |
spellingShingle |
Indígena Indigenous Permanência Pós-graduação Ações afirmativas Permanence Affirmative actions Postgraduated training CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Estudantes indígenas - Pós-graduação Indígenas - Estudantes de pós-graduação Sales, Thaís de Negreiros Permanecer na pós-graduação: a trajetória de estudantes indígenas na Universidade Federal do Amazonas |
topic_facet |
Indígena Indigenous Permanência Pós-graduação Ações afirmativas Permanence Affirmative actions Postgraduated training CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Estudantes indígenas - Pós-graduação Indígenas - Estudantes de pós-graduação |
description |
Through claims and affirmative action policies, more and more indigenous peoples have entered higher education. As part of this process, this research intended to investigate and understand the reasons for the permanence of indigenous people in the Graduate Programs of the Federal University of Amazonas. For this, 7 interviews were carried out with indigenous students and with the secretariats of the postgraduate programs to which they belong, following all ethical procedures, with subsequent transcription and content analysis according to Bardin. The results indicate the complexity and difficulty of being an indigenous university student, the need for changes in academic structures and programs. It is necessary to understand, record and understand each reality in order to carry out timely and effective actions. |
author_additional |
Calegare, Marcelo Gustavo Aguilar |
author_additionalStr |
Calegare, Marcelo Gustavo Aguilar |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Sales, Thaís de Negreiros |
title |
Permanecer na pós-graduação: a trajetória de estudantes indígenas na Universidade Federal do Amazonas |
title_short |
Permanecer na pós-graduação: a trajetória de estudantes indígenas na Universidade Federal do Amazonas |
title_full |
Permanecer na pós-graduação: a trajetória de estudantes indígenas na Universidade Federal do Amazonas |
title_fullStr |
Permanecer na pós-graduação: a trajetória de estudantes indígenas na Universidade Federal do Amazonas |
title_full_unstemmed |
Permanecer na pós-graduação: a trajetória de estudantes indígenas na Universidade Federal do Amazonas |
title_sort |
permanecer na pós-graduação: a trajetória de estudantes indígenas na universidade federal do amazonas |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6693 |
_version_ |
1831969908925136896 |
score |
11.755432 |