Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Dificuldades para ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios da sala de aula

The study refers to aspects related to the difficulty to teach and learn mathematical content in the classroom, made through a quantitative and qualitative research that seeks to understand the challenges encountered by both teachers and students in a school environment in the municipality of. Cast...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, Fabio Macedo
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4169
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4169
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41692022-07-09T03:05:35Z Dificuldades para ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios da sala de aula RODRIGUES, Fabio Macedo THIJM, Gerlândia de Castro Silva http://lattes.cnpq.br/9934039543357877 Matemática - Estudo e ensino Prática de ensino Aprendizagem Mathematics - Study and teaching Student teaching Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The study refers to aspects related to the difficulty to teach and learn mathematical content in the classroom, made through a quantitative and qualitative research that seeks to understand the challenges encountered by both teachers and students in a school environment in the municipality of. Castanhal-Shovel. In this purpose, a theoretical approach is made regarding the process of applying the methods that involve the teaching of mathematics. Then, a structured interview script was elaborated, obeying the specificities of the subjects of the researched entity, relating them the importance of the teacher, the encouragement of mathematics learning, the applied methodology and the difficulties in the teaching-learning process of the subject in question, as well as in their daily application. The answers given to these questions were analyzed and interpreted from theorists who study the theme as D´Ambrósio (1998), Libaneo (1994), Bessa (2005) and documents from the Ministry of Education as the Curriculum Parameters of High School (2000). O estudo refere-se a aspectos relacionados a dificuldade para ensinar e aprender conteúdos matemáticos em sala de aula, feito por meio de uma pesquisa quantiqualitativa em que se busca entender quais os desafios encontrados tanto por professores como estudantes em ambiente escolar no Município de Castanhal-PA. Neste propósito, faz-se uma abordagem teórica no que tange ao processo de aplicação dos métodos que envolvem o ensino da matemática. Em seguida, elaborou-se um roteiro de entrevista estruturada, obedecendo às especificidades dos sujeitos da entidade pesquisada, relacionando-os a importância do professor, ao incentivo do aprendizado da matemática, à metodologia aplicada e às dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da disciplina em questão, assim como em sua aplicação cotidiana. As respostas dadas a estas questões foram analisadas e interpretadas a partir de teóricos que estudam a temática como D´Ambrósio (1998), Libâneo, (1994), Bessa (2005) e documentos do ministério da educação como os Parâmetros Curriculares do Ensino Médios (2000). 2022-07-08T18:20:58Z 2022-07-08T18:20:58Z 2019-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação THIJM, Gerlândia de Castro Silva. Dificuldades para ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios da sala de aula. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4169. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4169 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Matemática - Estudo e ensino
Prática de ensino
Aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Student teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Prática de ensino
Aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Student teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
RODRIGUES, Fabio Macedo
Dificuldades para ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios da sala de aula
topic_facet Matemática - Estudo e ensino
Prática de ensino
Aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Student teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The study refers to aspects related to the difficulty to teach and learn mathematical content in the classroom, made through a quantitative and qualitative research that seeks to understand the challenges encountered by both teachers and students in a school environment in the municipality of. Castanhal-Shovel. In this purpose, a theoretical approach is made regarding the process of applying the methods that involve the teaching of mathematics. Then, a structured interview script was elaborated, obeying the specificities of the subjects of the researched entity, relating them the importance of the teacher, the encouragement of mathematics learning, the applied methodology and the difficulties in the teaching-learning process of the subject in question, as well as in their daily application. The answers given to these questions were analyzed and interpreted from theorists who study the theme as D´Ambrósio (1998), Libaneo (1994), Bessa (2005) and documents from the Ministry of Education as the Curriculum Parameters of High School (2000).
author_additional THIJM, Gerlândia de Castro Silva
author_additionalStr THIJM, Gerlândia de Castro Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RODRIGUES, Fabio Macedo
title Dificuldades para ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios da sala de aula
title_short Dificuldades para ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios da sala de aula
title_full Dificuldades para ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios da sala de aula
title_fullStr Dificuldades para ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios da sala de aula
title_full_unstemmed Dificuldades para ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios da sala de aula
title_sort dificuldades para ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios da sala de aula
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4169
_version_ 1787155207002521600
score 11.753896