Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Profissão professor: limites e desafios que se postam nas salas de aula da educação básica

O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir de minha participação como voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta...

ver descrição completa

Autor principal: REIS, Hada Madalena Silva dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4184
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4184
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41842022-07-12T03:05:52Z Profissão professor: limites e desafios que se postam nas salas de aula da educação básica REIS, Hada Madalena Silva dos LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Professores de ensino fundamental Matemática - Estudo e ensino Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir de minha participação como voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo a Profissão Professor. A pesquisa é de abordagem qualitativa explicativa e foi realizada em 22 escolas da rede pública do município de Castanhal, estado do Pará. Participaram deste estudo, 157 professoras pedagogas, que desenvolvem seu exercício docente em salas de aula com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As informações foram constituídas por meio de um formulário contendo objetos e suas dimensões, que foram respondidas pelas professoras pedagogas. Este recorte do projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os limites e os desafios que se postam na sala de aula, para compreender de que forma os professores ensinam conceitos matemáticos básicos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para fundamentar as questões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fazer as discussões relacionadas aos índices apontados pelas professoras em relação as dimensões acerca da identidade de ser professor. 2022-07-11T16:25:49Z 2022-07-11T16:25:49Z 2019-12-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação REIS, Hada Madalena Silva dos. Profissão professor: limites e desafios que se postam nas salas de aula da educação básica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4184. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4184 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Professores de ensino fundamental
Matemática - Estudo e ensino
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Professores de ensino fundamental
Matemática - Estudo e ensino
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
REIS, Hada Madalena Silva dos
Profissão professor: limites e desafios que se postam nas salas de aula da educação básica
topic_facet Professores de ensino fundamental
Matemática - Estudo e ensino
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir de minha participação como voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo a Profissão Professor. A pesquisa é de abordagem qualitativa explicativa e foi realizada em 22 escolas da rede pública do município de Castanhal, estado do Pará. Participaram deste estudo, 157 professoras pedagogas, que desenvolvem seu exercício docente em salas de aula com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As informações foram constituídas por meio de um formulário contendo objetos e suas dimensões, que foram respondidas pelas professoras pedagogas. Este recorte do projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os limites e os desafios que se postam na sala de aula, para compreender de que forma os professores ensinam conceitos matemáticos básicos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para fundamentar as questões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fazer as discussões relacionadas aos índices apontados pelas professoras em relação as dimensões acerca da identidade de ser professor.
author_additional LEDOUX, Maria Lídia Paula
author_additionalStr LEDOUX, Maria Lídia Paula
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author REIS, Hada Madalena Silva dos
title Profissão professor: limites e desafios que se postam nas salas de aula da educação básica
title_short Profissão professor: limites e desafios que se postam nas salas de aula da educação básica
title_full Profissão professor: limites e desafios que se postam nas salas de aula da educação básica
title_fullStr Profissão professor: limites e desafios que se postam nas salas de aula da educação básica
title_full_unstemmed Profissão professor: limites e desafios que se postam nas salas de aula da educação básica
title_sort profissão professor: limites e desafios que se postam nas salas de aula da educação básica
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4184
_version_ 1787155212216041472
score 11.753896