/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Reflexões sobre o ensino de geografia física no Ensino Fundamental II
A presente dissertação consiste em refletir sobre o ensino de Geografia Física no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) em escolas públicas ( estadual e municipal) e particulares da cidade de Manaus, na zona norte no bairro Monte Sinai e Conjunto Manoa. Esta reflexão visa comparar as práticas peda...
Autor principal: | Santos, Vanda Maria Andrade dos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6192082951414329 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5020 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5020 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-50202018-04-12T18:50:38Z Reflexões sobre o ensino de geografia física no Ensino Fundamental II Santos, Vanda Maria Andrade dos Albuquerque, Adorea Rebello da Cunha http://lattes.cnpq.br/6192082951414329 http://lattes.cnpq.br/3916324527868398 Ensino de Geografia Práticas Pedagógicas Livro Didático Geography teaching Teaching practices Textbook CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA A presente dissertação consiste em refletir sobre o ensino de Geografia Física no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) em escolas públicas ( estadual e municipal) e particulares da cidade de Manaus, na zona norte no bairro Monte Sinai e Conjunto Manoa. Esta reflexão visa comparar as práticas pedagógicas, como ainda os saberes adquiridos pelos docentes A Geografia tem a função de contribuir com a formação do cidadão, justificando assim a presença da disciplina no nível fundamental. A prática de ensino em Geografia é fundamental ao currículo de formação do professor, pois é a oportunidade de viver a experiência e realizar na prática o conhecimento teórico adquirido no decorrer de sua formação acadêmica.. Completando esta dissertação foi realizada uma análise nos livros didáticos em uso pelos docentes destas instituições de ensino acima citado. O livro didático adquire uma importância fundamental no processo de aprendizagem. Ao adquirir o material didático, o professor deve buscar compreender a relação teoria realidade que este apresenta ou não e fazer questionamentos buscando compreender se este oferece condições para uma reflexão sobre a produção do conhecimento da Geografia This dissertation is to reflect on the teaching of Physical Geography in Elementary School II (6 th to 9 th year) in public schools (state and municipal) and individuals of the city of Manaus, in the northern area in the neighborhood Mount Sinai and Manoa set. This reflection aims to compare the pedagogical practices, but also the knowledge acquired by teachers Geography serves to contribute to the training of citizens, thus justifying the presence of the discipline at the fundamental level. The teaching practice in geography is fundamental to the teacher training curriculum, as is the opportunity to live the experience and achieve in practice the theoretical knowledge acquired during their academic training .. Completing this dissertation an analysis was carried out in textbooks in use by teachers of these above mentioned educational institutions. The textbook is of fundamental importance in the learning process. By purchasing educational materials, the teacher must seek to understand the relationship theory reality it presents or not and make inquiries seeking to understand whether this provides conditions for reflection on the production of knowledge of geography FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2016-06-13T13:49:29Z 2015-12-21 Dissertação SANTOS, Vanda Maria Andrade dos. Reflexões sobre o ensino de geografia física no Ensino Fundamental II. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5020 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Geografia |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Ensino de Geografia Práticas Pedagógicas Livro Didático Geography teaching Teaching practices Textbook CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
spellingShingle |
Ensino de Geografia Práticas Pedagógicas Livro Didático Geography teaching Teaching practices Textbook CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Santos, Vanda Maria Andrade dos Reflexões sobre o ensino de geografia física no Ensino Fundamental II |
topic_facet |
Ensino de Geografia Práticas Pedagógicas Livro Didático Geography teaching Teaching practices Textbook CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
description |
A presente dissertação consiste em refletir sobre o ensino de Geografia
Física no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) em escolas públicas ( estadual e
municipal) e particulares da cidade de Manaus, na zona norte no bairro Monte Sinai e
Conjunto Manoa. Esta reflexão visa comparar as práticas pedagógicas, como ainda os
saberes adquiridos pelos docentes A Geografia tem a função de contribuir com a
formação do cidadão, justificando assim a presença da disciplina no nível fundamental.
A prática de ensino em Geografia é fundamental ao currículo de formação do professor,
pois é a oportunidade de viver a experiência e realizar na prática o conhecimento teórico
adquirido no decorrer de sua formação acadêmica.. Completando esta dissertação foi
realizada uma análise nos livros didáticos em uso pelos docentes destas instituições de
ensino acima citado. O livro didático adquire uma importância fundamental no processo
de aprendizagem. Ao adquirir o material didático, o professor deve buscar compreender
a relação teoria realidade que este apresenta ou não e fazer questionamentos buscando
compreender se este oferece condições para uma reflexão sobre a produção do
conhecimento da Geografia |
author_additional |
Albuquerque, Adorea Rebello da Cunha |
author_additionalStr |
Albuquerque, Adorea Rebello da Cunha |
format |
Dissertação |
author |
Santos, Vanda Maria Andrade dos |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6192082951414329 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/6192082951414329 |
title |
Reflexões sobre o ensino de geografia física no Ensino Fundamental II |
title_short |
Reflexões sobre o ensino de geografia física no Ensino Fundamental II |
title_full |
Reflexões sobre o ensino de geografia física no Ensino Fundamental II |
title_fullStr |
Reflexões sobre o ensino de geografia física no Ensino Fundamental II |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o ensino de geografia física no Ensino Fundamental II |
title_sort |
reflexões sobre o ensino de geografia física no ensino fundamental ii |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5020 |
_version_ |
1831969381857361920 |
score |
11.755432 |